Zap Móveis

5 dicas para montar o quarto do bebê em apartamento

Quarto de bebê
Spread the love

Montar o quarto do bebê é um momento de sonhar com a chegada do filho e o desejo é de deixar tudo perfeito. Alguns itens se tornam essenciais na decoração, mas existem outras questões a serem pensadas para que, além de bonito, o quarto do bebê também seja um ambiente funcional e confortável. Confira cinco dicas da arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva seu nome, para montar um quarto de bebê em apartamento.

Leia também

+ Decoração de sala: 8 modelos para se inspirar

+ Kitnet pequena: dicas de decoração

Conforto e praticidade

Cadeira de amamentação deve ter apoios e ser confortável para a mãe
Cadeira de amamentação deve ter apoios e ser confortável para a mãe

Conforto é essencial no quarto do bebê em apartamento, inclusive para a mãe. “Para facilitar e dar conforto à mãe, temos que pensar na ergonomia. Desde uma boa poltrona de amamentação com apoios para que ela amamente de forma confortável e segura, como também mesa lateral de apoio, já que a mãe sente sede durante a amamentação e, com isso, consegue ter tudo à mão”, explica. A altura do trocador deve ser levada em consideração para que, quem for trocar o bebê, não fique muito inclinado. “Tem que ser uma altura que fique confortável e isso traduz na segurança do bebê”.

Segurança

É preciso pensar também na segurança. “No caso do apartamento, a grade ou rede de proteção precisa ser instalada para evitar acidentes. Depois é preciso pensar a respeito de quinas, circulação e alturas. Tudo isso é importante, não podemos ter peças que o bebê possa segurar e tombar em cima dele”.   

Iluminação 

Quanto à iluminação artificial, a iluminação indireta garante um resultado mais suave

Uma iluminação adequada, desde abajures e lâmpadas, traz conforto para o bebê. “Uma forma de deixar o ambiente saudável para ele é oferecer luz natural no quarto. Para isso, é necessário filtrar os raios ultravioletas, para ele aproveitar essa qualidade da luz com segurança. Quanto à luz artificial, ela também é importante e, nos primeiros meses, sugerimos trabalhar com luz indireta para ter uma iluminação mais suave”.

Higiene

O quarto do bebê precisa de cuidado em relação à higiene e salubridade e questões estruturais devem receber atenção. “Escolher um piso que seja de fácil limpeza e móveis que não acumulem sujeira e poeira. Além disso, o quarto precisa ter boa insolação e ventilação e as tintas não podem ser tóxicas”.  

Silêncio

O sono mais leve do bebê pede um espaço silencioso. “Caso o ambiente não possua conforto acústico, selecione o quarto mais silencioso para o bebê, longe do barulho da rua. Manter aparelhos eletrônicos fora do quarto pode ser bacana para não interferirem no sono da criança”.

Leia mais

+ Aprenda a fazer uma área de churrasco no terraço

+ Dicas para decorar sua cozinha americana

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas