Zap Móveis

Aposte no revestimento colorido para inovar

Spread the love

Um ambiente não precisa ser monocromático para ser bonito, elegante ou marcante. Usar cores mais fortes pode garantir uma maior personalidade ao espaço. As tonalidades podem aparecer em móveis ou paredes, como formas mais tradicionais, mas uma nova maneira de inserir cor ao ambiente é utilizando revestimento colorido.

São muitas as possibilidades, que vão desde pisos, azulejos, ladrilhos e pastilhas. E dentro delas há mais uma infinidade de variações, desde cores, tamanhos, formatos, inclusive podendo mesclar as opções em um mesmo espaço. Vale para todo tipo de ambiente e, apesar de não ter regra, é preciso ter cuidado para não carregar na dose, errar na mão e deixar a decoração cansativa. Saiba como apostar em revestimentos coloridos e deixar a casa linda e cheia de personalidade.

revestimento colorido

Revestimento colorido na cozinha (Foto: Shutterstock)

Revestimento colorido nos ambientes

Se antes os revestimentos coloridos eram mais usados na cozinha e no banheiro de forma pontual, é importante ressaltar que hoje em dia não existe impedimento para que qualquer ambiente do imóvel receba as cores. “Todos os ambientes podem ter revestimentos coloridos, basta escolher o local e uma paleta de cores apropriada. Afinal de contas, a casa é a expressão do que o proprietário gosta e, se ele gosta de cores, por que não usá-las?”, questiona a arquiteta Mariana Almeida. Desde o hall de entrada, a sala, o corredor, a cozinha, banheiro, quartos, todos os espaços podem receber o revestimento colorido, seja de forma mais discreta ou mais ampla.

Cores

Com uma infinidade de opções, a escolha das cores dos revestimentos pode ser uma missão difícil, principalmente porque exige uma harmonização com o restante da decoração do ambiente. E o gosto do proprietário deve ser levado em consideração, já que o colorido pode ser usado com mais ou com menos intensidade no ambiente. “As cores transmitem sensações e, atualmente, temos uma infinidade de opções de revestimentos coloridos para atender a todos os gostos. Diante da infinidade de opções, é importante procurar uma paleta de cores que o proprietário se identifique, se não ele pode se perder na escolha”, afirma Mariana Almeida. 

Inclusive, é possível mesclar as cores, sejam de diferentes tonalidades ou até mesmo fazer um jogo com o tom sobre tom. Essa pode até ser uma ferramenta importante na decoração e pode ser usada a favor do espaço. “O branco é bastante usado para ampliar o ambiente, porém essa ideia vem mudando, o uso de determinados tons escuros sobre tons criam profundidade aos ambientes”, acrescenta. 

revestimento antigo Banheiro com tons de vermelho (Foto: Shutterstock)

Formas

Como os revestimentos coloridos podem aparecer de diversas formas, como nos pisos, azulejos, ladrilhos e pastilhas, por exemplo, eles também podem ser utilizados de diversas formas na decoração do ambiente e a escolha vai depender do resultado esperado. “Eles podem aparecer no piso e na parede. Se fizer a escolha certa, pode-se usar nos dois, tanto no piso quanto na parede ao mesmo tempo sem problemas. Só é preciso tomar cuidado para fazer a harmonização ideal”, explica a arquiteta. 

Os revestimentos coloridos podem, então, despontar no piso inteiro ou ocupar uma parede completa, dando bastante personalidade ao espaço, inclusive podendo delimitar a área entre um ambiente e outro. Assim, podem ser de uma única cor ou podem compor com cores variadas, tons mais claros com mais escuros, formas geométricas misturadas com uma tonalidade mais neutra, opções em 3D, o leque de opções é infinito. Mas também podem ser usados de forma mais discreta, para dar um toque charmoso, como apenas em uma única parede da cozinha para destacar ou entre a bancada da pia e o armário superior no mesmo ambiente com um colorido especial, seja também para complementar uma parede neutra com uma faixa vertical ou horizontal no banheiro. “Pode-se usar em faixas ou em uma parede destaque. Além disso, as texturas estão em alta, revestimentos em 3D de gesso, cerâmico ou até cimento trazem movimento ao ambiente”, pontua. 

Material

Além da atenção na cor que será escolhida para manter a harmonia do ambiente, também é fundamental ter cuidado com o material do revestimento a ser escolhido. O ambiente e a forma que ele será usado podem ser fatores determinantes. É preciso levar em consideração em que espaço da casa ele será usado e também de que forma. Ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros, exigem atenção especial, já que o material deve ser mais resistente. Em locais que haverá grande movimento de pessoas, é bom não decidir por um material mais delicado. Já para lugares onde os móveis costumam ser arrastados, como cadeiras e poltronas, é importante escolher um revestimento que se danifique menos. 

Banheiro com tons de verde (Foto: Shutterstock)

+ Encontre o seu imóvel num ZAP

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas