Zap Móveis

Saiba como funciona a certificação de imóvel rural

casal em casa lendo certificação de imóvel rural
Spread the love

Existe uma tendência global em que pessoas estão optando por morar em locais mais afastados dos grandes centros urbanos. Na compra e na venda de imóveis no interior, exigir a certificação de imóvel rural é uma maneira a mais de garantir que seu bolso não tenha surpresas, e que você possa declarar bens da forma correta.

O uso da certificação de imóvel rural também se aplica na permuta de imóveis, mais comum nesse contexto. Neste artigo, vamos mostrar como funciona essa certificação, a importância de ter os documentos do imóvel sempre em dia e dicas para emitir da forma mais rápida, quando necessário. Confira!

O que é a certidão de imóvel rural?

São inúmeros os direitos de compra e venda de imóveis, tanto em ambientes urbanos quanto rurais. A negociação de propriedades é coisa séria e, se você não se atentar aos mínimos detalhes, pode ser pego de surpresa ao ter que pagar dívidas antigas ou pode ainda ser vítima de fraude.

A certificação de imóvel rural é um documento muito importante, também chamado de certidão de débitos ou certidão de ônus reais. Nela está contido todo o histórico do imóvel, como primeiros registros, nomes de antigos proprietários, históricos de financiamentos, entre outros dados financeiros de extrema relevância.

De forma mais simples, podemos dizer que a certificação de imóvel rural é a pontuação na praça, comprovando que não existem dívidas ativas relacionadas a ele. Sendo assim, esse documento prova que sua titularidade está regularizada junto aos órgãos de fiscalização, que funcionam de maneira um pouco diferente no caso de imóveis rurais.

Quando a certidão de imóvel rural é necessária?

mulher na cozinha lendo certificação de imóvel rural

Possuir um certificado de cadastro de imóvel rural é sempre indicado, especialmente se o lugar já teve outros proprietários antes de você. No documento estão dados importantes, como:

  • histórico de dívidas ativas, quitadas e garantias;
  • histórico de proprietários ao longo dos anos;
  • movimentações de financiamentos e transferências, como acontece em caso de heranças.

Embora não seja obrigatória, a posse da certificação é de muita utilidade na negociação direta entre comprador e vendedor do imóvel rural. Ela garante mais transparência na transação e é uma camada extra de segurança em caso de necessidade judicial.

Essas informações são relevantes para garantir a regularidade do imóvel durante as negociações. Confira a seguir, com mais detalhes, qual é a utilidade da certificação de imóvel rural em cada ocasião.

Compra e venda de imóvel

Adquirir imóveis rurais é um pouco diferente de adquirir um imóvel urbano. Isso porque existem leis específicas para garantir, por exemplo, que um terreno não seja ocupado dentro de áreas de preservação. Nesse caso, a certificação de imóvel rural comprova que aquele bem está apto para ser negociado.

É também com este documento que o futuro proprietário consegue dar entrada em financiamentos e outros processos financeiros. Instituições bancárias costumam exigir o certificado antes mesmo da abertura dos demais papéis, assegurando a legalidade das transações.

Atividades agrícolas

Existe a regularização de imóveis em caso de exploração comercial. A região deve estar autorizada pelos órgãos competentes para fazer uso comercial do terreno, como plantio de alimentos, criação de animais e até mesmo operação de maquinário.

A certificação de imóvel rural consta pagamentos de taxas, autorizações e histórico de regularidade junto aos órgãos de fiscalização necessários para exercícios dessas atividades.

Comprovação de titularidade

Não é incomum que famílias herdem imóveis agrícolas. Seja para manter a exploração comercial, ou fazer a venda, é necessário comprovar a titularidade de fazenda, possível pela certificação de imóvel rural.

Infelizmente existem diversas irregularidades na negociação de imóveis agrícolas, como acontece nos casos de grilagem de terras. Sendo assim, a certificação garante que você está comprando ou vendendo o imóvel de forma regular, evitando situações judiciais que podem resultar até mesmo na perda do lugar.

Normas do Incra para emitir a certidão de imóvel rural

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) prescreve as normas para registro e uso de imóveis rurais em território brasileiro. É ele que autoriza o uso de um imóvel para moradia, exploração agrícola ou comercial, como no caso de hotéis-fazenda, resorts e pousadas.

Em 2012, o Incra simplificou o processo de abertura das solicitações de certificação de imóvel rural, visando diminuir o tempo de análise de cada solicitação. Hoje, o pedido pode ser feito pela internet, preenchendo um formulário e enviando documentos, como a declaração ITR (Imposto de Território Rural).

Uma vez emitida, a certificação deve ser atualizada sempre que houver alteração de proprietários, contrato de financiamentos e outras movimentações legais. Não possuir a certificação pode impedir herdeiros de tomarem posse de uma propriedade, levando o imóvel a leilão.

Acompanhe o blog do ZAP Imóveis

Deu para ficar por dentro da importância dessa certificação? Confira outros artigos aqui em nosso blog, sempre atualizados com tudo o que você precisa saber sobre imóveis urbanos e rurais.

Descubra dicas sobre os melhores bairros da sua cidade, dicas para vender ou comprar imóveis com mais facilidade e segurança e, claro, como lidar com toda a burocracia envolvida nessas negociações.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas