Zap Móveis

O piso de caquinhos está de volta: saiba tudo sobre essa tendência!

Spread the love

O charme retrô do piso de caquinho está reconquistando seu lugar nos espaços modernos. Essa tendência, que viveu seu auge nas décadas passadas, é sinônimo de personalidade e aconchego.

A técnica traz uma estética única com seu mosaico de cerâmicas fragmentadas, visual clássico nas casas dos anos 40 e 50.

Neste conteúdo, vamos falar sobre a história desse estilo de piso, além de explicar como ele pode adicionar singularidade e charme ao seu lar, e compartilhar dicas de como incluí-lo no seu lar. Vem conferir!

Qual é a origem do piso de caquinhos?

O revestimento de caquinhos foi um clássico entre os anos de 1940 e 1950, especialmente na capital paulista, onde as fábricas de cerâmica eram predominantes.

Neste período, os “caquinhos” eram fragmentos que sobravam após os cortes padronizados das placas de cerâmica vendidas pelas indústrias.

Assim surgiu a tradição de utilizar restos de cerâmica, que seriam descartados, como revestimentos em pisos e até mesmo nas paredes e fachadas, especialmente nas casas dos funcionários das fábricas. 

Não demorou muito para o estilo chamar a atenção, e logo as indústrias começaram a comercializar os cacos a partir de peças que apresentavam algum defeito após a fabricação. 

Como é feito o piso de caquinhos?

Originalmente, o revestimento de caquinho é feito a partir de pedaços de cerâmica reaproveitados, que são organizados de maneira artesanal para formar um mosaico no piso ou na parede.

Quando as indústrias perceberam a demanda para os cacos, passaram a quebrar peças propositalmente. Nesse período, existiam apenas três cores de caquinhos: o vermelho, o amarelo e o preto. 

Hoje, as opções já são mais variadas. É possível, por exemplo, encontrar padrões prontos nas lojas de construção, ou ainda escolher papéis de parede e azulejos que imitam essa técnica de mosaico. 

Principais vantagens de investir em um piso de caquinhos para o seu imóvel

Com o ressurgimento das tendências sustentáveis, do gosto pelo “DIY” (Faça Você Mesmo) e do impulsionamento pela decoração afetiva, que resgata boas memórias, o revestimento caquinho volta a ser uma escolha atraente para transformar o seu espaço.

Esse tipo de material pode trazer alguns benefícios para a sua decoração, como:

  • versatilidade: essa técnica se adapta muito bem a diferentes ambientes, tanto externos quanto internos;
  • custo-benefício: essa é uma opção econômica, com ótima relação custo-benefício para quem deseja transformar ambientes;
  • estética única: o mosaico dos caquinhos é feito de forma artesanal, o que confere um visual com combinações únicas a cada aplicação;
  • sustentabilidade: a reutilização de materiais é a base dessa técnica, o que contribui diretamente para uma construção com menor impacto ambiental;
  • durabilidade: o revestimento estilo caquinho é conhecido pela alta resistência, garantida pelo material de que são produzidos (cerâmica, por exemplo).

Quais são os cuidados necessários com o piso de caquinho?

A cerâmica é um material de fácil higienização, mas que exige alguns cuidados para garantir a durabilidade do revestimento.

Na prática, é importante evitar a limpeza com produtos que possam danificar o material. O ideal é seguir as orientações do fabricante ou optar sempre por uma mistura de água e sabão neutro.

Outra dica é sempre utilizar panos macios e vassouras também de cerdas macias para evitar riscos no revestimento. 

Exemplos incríveis de piso de caquinho para você se inspirar

Para ativar a inspiração, separamos algumas ideias de como você pode utilizar o revestimento de caquinhos na sua casa.

Anote essas dicas!

Caquinhos como revestimento de parede

Na parede, os caquinhos são uma ótima opção para transformar a bancada da cozinha ou como revestimento para banheiro, criando um ponto de destaque no cômodo.

Hoje, também é possível usar os chamados maxicacos para compor a decoração. Esse estilo conta com cacos de tamanho maior e utiliza menor quantidade de rejunte, por isso cria um visual mais uniforme. 

Caquinhos na cozinha

O piso feito com caquinhos também fica um charme na cozinha. Por ser resistente, é uma ótima opção para esse cômodo e ainda traz aquele toque de aconchego para o ambiente.

Revestimento de caquinhos na varanda

O uso mais comum dos caquinhos é na varanda, mas isso não significa que seja uma forma ultrapassada de utilizar a técnica.

Muito pelo contrário: essa é uma maneira de trazer aquele charme do retrô e criar um ambiente mais aconchegante. 

Além disso, a resistência da cerâmica combina muito bem com ambientes externos e pode ser utilizada tanto no piso como em revestimento de paredes de áreas gourmet, por exemplo.

Conclusão

Adotar o revestimento de caquinhos é trazer para casa um pedaço do passado, aquecendo a decoração com significado, história e muita personalidade. 

Com a volta dessa tendência, é possível transformar ambientes enquanto cria o equilíbrio perfeito entre funcionalidade e afeto. 

Além do visual único, os caquinhos são resistentes, versáteis e apresentam um ótimo custo-benefício, por isso permitem uma renovação da casa sem a necessidade de altos investimentos.

Se você gostou dessas dicas, não deixe de acompanhar o blog do ZAP Imóveis para ficar por dentro de outras inspirações de decoração. Aproveite para conferir agora mesmo nosso conteúdo sobre ladrilho hidráulico

Perguntas frequentes sobre piso de caquinho

Como limpar piso de caquinhos?

Para limpar o revestimento de caquinhos, limpe a sujeira com uma vassoura de cerdas macias e depois passe um pano úmido com sabão neutro ou lave a superfície para uma higienização mais profunda dos rejuntes.

Por que investir em piso de caquinhos?

Além de ser um revestimento versátil, o estilo caquinho é altamente resistente e apresenta um ótimo custo-benefício. Outros pontos positivos são a sustentabilidade da técnica e o visual único criado por ela.

Onde colocar piso de caquinhos?

O revestimento caquinho pode ser utilizado em áreas internas e externas. É possível usar essa técnica no piso da varanda, na parede da cozinha ou do banheiro, ou em caminhos no jardim, por exemplo.

Como fazer piso de caquinhos?

O piso no estilo caquinho é feito a partir de pedaços de cerâmica reaproveitados, organizados em forma de mosaico para criar um visual único. 

O ideal é contar com um profissional especializado para garantir um design equilibrado e a instalação correta das peças, assegurando a durabilidade do revestimento.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas