Zap Móveis

Tipos de granito e suas vantagens

Spread the love

O granito é uma escolha popular para revestimentos e bancadas devido à sua beleza, resistência e versatilidade.

Este material natural confere um toque de sofisticação a qualquer ambiente, sendo uma opção clássica para cozinhas e banheiros. 

Ao longo deste conteúdo, vamos falar sobre os principais tipos de granito e mostrar como eles podem transformar o seu lar. 

Se está em busca de inspiração, é só seguir a leitura para conferir nossas dicas!

Por que o granito é ideal para cozinha?

As características do granito são responsáveis por torná-lo um material tão utilizado na cozinha, seja como bancada, backsplash ou revestimento para parede. Entre essas características estão:

  • resistência a riscos, manchas e altas temperaturas;
  • variedade de cores, texturas e padrões;
  • visual único da pedra natural;
  • facilidade na limpeza.

O granito é um material produzido a partir da mistura de alguns minerais, como o quartzo, o feldspato e a mica. 

5 tipos de granito para cozinha

Para te ajudar a decidir entre a enorme variedade de cores e padrões dos diferentes modelos de granito, separamos as principais opções para compartilhar com você.

Conheça a seguir os principais tipos do material. 

Branco Siena

Se você gosta de uma decoração mais clean, o Branco Siena é a opção de granito perfeita para complementar a sua cozinha.

Apesar de ter alguns pequenos detalhes em tons mais escuros, o branco é a cor predominante neste modelo, ideal para criar uma atmosfera mais leve e aconchegante.

Para uma decoração mais rústica, vale combinar esse tipo de granito com móveis de madeira em tons mais claros.

Preto Absoluto

Na decoração, o preto é uma cor clássica e atemporal, por isso sempre é uma boa opção para quem deseja trazer um toque de elegância aos ambientes.

A cozinha preta, inclusive, é uma tendência de design e pode ganhar um brilho especial com uma bela bancada feita com o granito Preto Absoluto.

Como o nome sugere, esse tipo de granito tem uma cor mais homogênea e o tom escuro é ideal para contrastar com detalhes metalizados, móveis mais claros e eletrodomésticos em aço inoxidável para criar uma decoração mais moderna.  

Preto Indiano

Ao contrário do modelo anterior, o Preto Indiano apresenta veios bem marcados em tons mais acinzentados, que criam um visual de ondas na superfície.

É uma ótima opção para quem busca uma decoração mais ousada e personalizada, com tons mesclados, mas sem deixar a elegância de lado.

Verde Uberaba

Se você pretende fazer uma reforma na cozinha, mas quer economizar, o granito Verde Uberaba é uma ótima alternativa. 

O modelo mescla um fundo esverdeado com tons pretos, brancos e até mesmo dourados em algumas peças, criando um visual único. 

Além da beleza, essa é uma opção mais econômica entre os granitos de tom mais escuro, que garante custo-benefício sem abrir mão da sofisticação da cor preta. 

Branco Itaúnas

Outra opção entre os tipos de granito branco é o Itaúnas. Assim como o Siena, ele também tem o branco como cor predominante, mas a diferença entre eles está na quantidade de veios.

O Itaúnas tem pequenas pintas em tons acinzentados, rosados e esverdeados, além de um fundo mais creme. 

Também é uma ótima opção para ambientes mais cleans ou para equilibrar cozinhas com móveis e detalhes decorativos mais coloridos, por exemplo.

Quais são as vantagens de usar granito?

Depois de conhecer os principais modelos de granito, a versatilidade é uma vantagem clara do material, mas esse não é o único benefício apresentado por ele.

Confira outros pontos positivos de usar o granito a seguir.

Resistência

O granito é um material menos poroso, especialmente quando comparado ao mármore, por isso absorve menos líquidos e se torna mais resistente a manchas.

Essa baixa porosidade contribui para que o produto seja ideal para ambientes úmidos, como é o caso do banheiro e da cozinha (principalmente na área da pia).

A resistência também se estende para os riscos, rachaduras e até mesmo para altas temperaturas. Isso tudo contribui para aumentar a vida útil do revestimento.

Durabilidade

A alta resistência do granito está diretamente relacionada com a durabilidade do produto. Como vimos, o material é capaz de resistir a impactos e diferentes agentes externos, tudo sem perder sua integridade estrutural.

Isso significa que as superfícies de granito são altamente resistentes a danos e desgaste, mantendo sua beleza e funcionalidade ao longo do tempo.

Custo-benefício

O longo ciclo de vida e a baixa manutenção tornam os diferentes tipos de granito uma opção altamente econômica a longo prazo.

Investir em granito pode resultar em economia de dinheiro ao longo do tempo, pois sua durabilidade significa que você não precisará substituí-lo com tanta frequência quanto outros materiais menos resistentes.

Além disso, o produto é mais barato do que outras opções de revestimento, como o mármore, por exemplo. 

Limpeza

O granito é uma superfície naturalmente resistente a manchas e ainda é fácil de limpar. Basta água e sabão neutro para manter o material limpo e brilhante. 

Além disso, sua superfície lisa e não porosa impede a absorção de líquidos e sujeira, tornando-o uma opção higiênica para áreas como cozinhas e banheiros.

Dicas para cuidar do granito

Apesar de ser um material muito resistente, os diferentes tipos de granito também precisam de cuidados para garantir sua durabilidade e limpeza. Olha só essas dicas para manter o seu granito como novo:

  • evite o uso de produtos abrasivos na hora da limpeza;
  • utilize panos macios para fazer a limpeza da superfície;
  • faça a higienização do material com sabão neutro e água;
  • para granitos mais claros, tome cuidado com produtos ácidos que possam manchar a superfície, como vinagres. 

Conclusão

Como vimos, o granito oferece muitos benefícios e ainda conta com uma variedade de modelos para combinar com os mais variados tipos de decoração, desde as mais modernas até os designs mais rústicos.

Na cozinha, o material se destaca pela durabilidade, resistência e facilidade na limpeza, além de ter um ótimo custo-benefício.

Para te ajudar a transformar os ambientes, o blog do ZAP Imóveis reúne diversas dicas de decoração. 

Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre marmorato para entender a diferença em relação ao granito e escolher a opção que mais combina com você!

Perguntas frequentes sobre granito

Quais são os tipos de granito?

Branco Siena, Preto Absoluto, Preto Indiano, Verde Uberaba e Branco Itaúna são alguns dos principais modelos de granito do mercado, mas existem inúmeras opções de cores e texturas do material disponível para escolher.

Quanto custa colocar granito na cozinha?

Atualmente, a média de preço do granito fica entre R$500 e R$800 o metro quadrado. No entanto, vale destacar que os valores variam de acordo com fatores como mão de obra escolhida, fornecedor e modelo do material. 

Qual é o tipo de granito mais usado?

Granitos em tons cinza, preto, branco e no modelo Verde Uberaba estão entre os mais escolhidos pelos consumidores. 

É melhor usar granito ou mármore?

Tanto o mármore quanto o granito apresentam vantagens, mas o granito se destaca quando o assunto é durabilidade, resistência e versatilidade, além de ser uma opção mais econômica que o mármore. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas