Zap Móveis

Saiba como cultivar as plantas carnívoras em casa

Spread the love
Cultivo de plantas carnívoras é muito simples. Basta sol e ambiente úmido (Fotos: Shutterstock)
Cultivo de plantas carnívoras é muito simples. Basta sol e ambiente úmido (Fotos: Shutterstock)

As plantas carnívoras são espécies que também podem ser cultivadas em casa. Existem aproximadante 600 tipos, mas apenas um décimo delas está disponível no mercado de plantas ornamentais.

+ Manual lista dicas essenciais para cultivar flores e plantas em casa

+ Conheça as plantas que podem melhorar o ar da casa

A maioria das plantas carnívoras necessita de muita luz. Segundo Pablo Garcia Carrasco, professor e coordenador de estágios de bacharelado do curso de Ciências Biológicas da Universidade São Judas Tadeu, o melhor local para elas é em pleno sol, mas com muita umidade, já que elas geralmente crescem em terrenos úmidos.

“Plantas carnívoras são plantas que não toleram a competição por luz ou por nutrientes com outras plantas, pois por serem pequenas, acabariam perdendo. Elas se especializaram, no curso da evolução, em crescer em terrenos pobres em nitrogênio (adubo), onde outras plantas não conseguem crescer”, comenta o professor.

A alimentação dessas plantas se dá naturalmente. Elas se aproveitam de pequenos animais como insetos, pequenos caramujos e lesmas. Para espécies que crescem ao sol, uma maneira fácil de mantê-las é num vaso com substrato comercial para plantas, que é mantido num prato de xaxim com água e ao sol.

planta carnívora
Planta carnívora se alimenta de pequenos insetos

Para as espécies que crescem à sombra pode-se optar por estufas ou até mesmo o prato de xaxim com água e sol. “É importante que o ambiente tenha uma umidade relativa do ar alta. Pode-se ajudar com regas ao substrato, mas evitando jogar muita água sobre as armadilhas para não remover seus compostos químicos e não aumentar seus pesos”, complementa Carrasco.

Muitas lojas vendem a planta carnívora pela internet e você pode escolher entre mudas ou sementes. Os preços podem variar entre R$ 6 e R$ 100. Mas, antes de comprar a sua espécie, é bom conversar com um especialista para saber qual a melhor para o seu ambiente.

Cuidados com as plantas carnívoras

planta carnívora nepente
Planta carnívora da espécie Nepente

É importante frisar que plantas fazem fotossíntese e sintetizam o alimento que necessitam. Não se deve alimentar uma planta carnívora. O fato delas capturarem alguma presa é somente para a obtenção de nitrogênio para suas atividades celulares.

“Não pode-se cometer o erro de fornecer-lhes pedacinhos de carne ou matar umas moscas e colocá-las sobre a planta. Aí sim teremos um problema de higiene, não só humana, mas também para a planta, já que estaremos propiciando o desenvolvimento de uma série de bactérias e fungos que podem trazer algum prejuízo à saúde”, ressalta o professor.

Algumas plantas carnívoras tem armadilhas bastante grandes, como as das Nepentes, que podem acumular uma grande quantidade de pequenas presas que, pelo volume, ao se decompor, podem exalar um odor que é desagradável quando estamos muito próximos da planta.

Veja também:

+ Saiba o que fazer para manter um arranjo de flores por mais tempo

+ Saiba quais são as melhores plantas para a casa de um homem

+ Plantas que ficam em ambientes internos merecem cuidados

+ Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais

+ Veja lista de plantas tóxicas proibidas em casas com crianças e pets

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas