Zap Móveis

Dicas para encontrar o melhor sofá-cama

Imagem de um sofá-cama em uma sala
Spread the love

A principal razão pela qual tantas pessoas compram um sofá-cama é a funcionalidade que ele oferece. Como o nome já diz, a peça pode ser usada tanto como sofá quanto cama. A parte de baixo ainda pode abrigar uma gaveta ou uma cama extra. Porém, encontrar o melhor sofá-cama não é uma tarefa simples.

Às vezes, o sofá-cama funciona como um preenchimento de espaço em determinado cômodo de sua casa. O móvel é encontrado em uma variedade de estilos, configurações, materiais e preços. Neste guia, o ZAP Imóveis ajuda você a encontrar o melhor sofá-cama, apresentando diferentes recursos e características.

Como usar?

O uso mais comum para um sofá-cama é em um quarto vago ou em um escritório em casa. Embora possa ser usado como sofá ou espreguiçadeira, é geralmente utilizado para acomodar hóspedes. Ele pode transformar o escritório ou uma sala de costura em dormitório quando não temos quarto de hóspedes.

O sofá-cama também é frequentemente utilizado nos quartos das crianças. Sendo assim, além de servir como cama para seu filho, é o móvel perfeito para festas do pijama. Muitas vezes a cama extra, que fica embaixo, é utilizada tanto para dormir quanto para brincar com conforto no dia a dia.

Conheça os tipos de sofá-cama

Existem variados tipos de sofá-cama. Por isso, se você está em busca do melhor, primeiro é preciso decidir qual modelo se adéqua ao espaço que você tem em casa. Esse móvel pode ser de canto, com baú, cama-poltrona, cama-futon, cama-tradicional ou do tipo cama-divã.

Quem deseja ousar pode ir além dos modelos tradicionais. Atualmente, você consegue pesquisar por sofás-cama com designs arrojados e diferenciados. Nesse sentido, destaca-se o multifuncional, com design supermoderno e prático, além de cama do tipo revolve.

Escolha os materiais

Sofás-cama podem ser encontrados em madeira, metal ou uma combinação dos dois materiais. Você também pode encontrar peças em vime ou estofados em couro, embora não sejam tão comuns quanto os primeiros. Sendo assim, o material escolhido precisa ter relação com suas próprias necessidades e preferências.

O sofá-cama pequeno, de metal, tende a ser mais usado para dormir. Os de madeira podem ser usados também para sentar e descansar. Os de metal são geralmente encontrados em um estilo mais tradicional que os de madeira, que muitas vezes são considerados mais contemporâneos.

O melhor sofá-cama é aquele que contempla as suas necessidades. Seja um móvel pequeno ou um sofá-cama para casal de 3 lugares, é possível encontrá-los em metal de aparência contemporânea ou com visual de madeira tradicional. O importante é considerar sua própria preferência por um material ou estilo.

Imagem de uma pessoa deitada num sofá-cama

Qual é o seu estilo?

O estilo do melhor sofá-cama é aquele que complementa o resto da decoração do cômodo. As peças disponíveis no mercado podem ser encontradas no estilo mission, trenó, vitoriano, entre outros. Do mais contemporâneo ao mais tradicional, qual combina melhor com seu lar?

As opções disponíveis nas lojas incluem sofás com perfis pequenos e simples; maiores e mais elaborados ou com entalhes intrincados, que complementam um visual formal e tradicional, ideais para quem procura um sofá-cama de canto.

Junto do estilo, você tem muitas opções quando se trata de escolher uma cor. Madeira clara, escura ou pintada, além de opções em metal. Estofados em ocre, laranja, off-white, cinza e azul. Escolha entre cromo, prata ou latão, além de cores não tradicionais.

Atenção à qualidade

Independentemente do tamanho do móvel, como o de solteiro ou o sofá-cama para casal de 2 lugares, você encontra peças em uma variedade de diferentes níveis de qualidade e preços. Quando possível, ao procurar pelo melhor sofá-cama, você deve buscar sempre móveis com qualidade superior.

Em alguns casos, você pode ter que montar os móveis sozinho. Sendo assim, considere a qualidade do material e observe o acabamento, pois isso dá algumas pistas. Um sofá de ferro, por exemplo, é superior em qualidade a muitos outros sofás de metal.

Encontre o colchão perfeito

Os sofás-cama geralmente vêm com espaços duplos para colchões. Sendo assim, você deve encontrar os dois itens com o mesmo tamanho. Usualmente, os colchões dos sofá-cama são apoiados em ripas de madeira ou em molas.

Desse modo, o melhor sofá-cama é aquele com o colchão adequado. Por isso, selecione um que seja firme e confortável. Se você comprar um móvel usado, experimente comprar um colchão novo de boa qualidade. Essa atitude pode transformar sua experiência.

E a roupa de cama?

Embora você possa usar lençóis e travesseiros de tamanho duplo com um sofá-cama, é possível utilizar capas e adicionar travesseiros extras. Se o móvel tiver um caráter mais decorativo, abuse das almofadas. Assim o espaço fica excelente para sentar e relaxar durante o dia.

Você também pode optar por apenas uma capa ajustada para o colchão se a cama for usada principalmente para sentar. Uma capa com visual sob medida é uma boa opção. Desse modo, confira as medidas do colchão antes de comprar uma capa.

Mais dicas no ZAP Imóveis

No blog do ZAP Imóveis, você confere mais dicas de móveis e ornamentos. Um lar só é completo quando deixamos ele com a nossa cara. Por isso, além de buscar imóveis para comprar ou vender, não deixe de conferir nossos posts especiais para decorar sua casa.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas