Zap Móveis

Feira livre em condomínio: como funciona e quais são as vantagens

feira livre em condomínio
Spread the love

Fazer compras em feiras livres significa adquirir legumes, verduras e frutas de boa qualidade e boa procedência. Porém, nem sempre é possível frequentar estes espaços, seja por conta do horário, seja devido à distância. Uma opção vem se tornando mais popular e prática: a feira livre em condomínio.

Ela traz várias vantagens, como o acesso a alimentos frescos na porta de casa. Outra tendência é a instalação de minimercados em condomínios, pelo mesmo motivo. Neste post do ZAP Imóveis, veja como funciona e como organizar uma.

É permitido pela lei?

A feira livre em condomínio não aparece, de forma literal, no Código Civil. Afinal, esse tipo de local é considerado estritamente residencial, portanto sem atividades comerciais. Porém, ela não se encaixa nessas exigências, porque tem duração limitada, acontecendo uma vez por semana e em um espaço específico.

Assim, instalar a feira em condomínio não é ilegal, desde que se atenda à legislação atual e ao regulamento do conjunto de casas ou apartamentos. Aliás, antes de mais nada, é fundamental que o funcionamento da feira seja aprovado em uma assembleia do condomínio.

Nessa reunião, os condôminos devem ter todas as informações sobre o funcionamento da feira dentro do condomínio, como dia, horário, espaço, organização e limpeza. É prudente, embora não obrigatório, fazer um período de teste para saber se a iniciativa vale ou não a pena.

Como planejar a feira?

feira livre em condomínio

A escolha do local é fundamental para o sucesso da feira livre em condomínio. Ela não pode atrapalhar o deslocamento de moradores e veículos nem ficar perto do espaço reservado à lixeira, por exemplo. Outro detalhe é estabelecer o tamanho das bancas dos feirantes no local.

Com o local acertado, veja a melhor data e horário para a instalação da feira para condôminos. Depois, vale fazer uma seleção de tipos de alimentos que serão vendidos, aprovada em assembleia e presente em um contrato.

Com isso em mente, procure associações de feirantes para ver qual é a disponibilidade deles em montar as barracas. Um contrato de feira livre em condomínio é essencial, para resguardar os direitos e deveres tanto dos feirantes quanto dos moradores.

Preço dos alimentos

O preço dos alimentos vendidos na feira em condomínio devem ser justos, e isso conta pontos na hora de fechar o contrato com os feirantes. Assim, antes de bater o martelo, faça uma pesquisa em feiras livres pela região, para ter uma média dos preços cobrados.

A feira no dia a dia

Então, como funciona a feira em condomínio? Com os alimentos que foram aprovados pela assembleia, os feirantes entram no espaço e montam as barracas dentro do horário estipulado. Os produtos devem estar dentro da validade e os feirantes devem ser responsáveis por manter o local limpo.

Outra questão muito comentada é a permissão de pessoas de fora usufruírem das feiras em condomínio fechado. Não há certo ou errado, mas, caso seja permitido, a vigilância na portaria deve ser redobrada, para evitar problemas com moradores, veículos e instalações do local.

Como a legislação não permite atividade comercial dentro do condomínio, não podem ser cobradas taxas dos feirantes que participam da feira. Por outro lado, eles devem estar com as licenças para funcionamento em dia, bem como o pagamento de impostos e demais taxas.

Limpeza e barulho

As feiras são conhecidas pela grande movimentação de pessoas e pelo barulho que ela provoca. Já a feira livre em condomínio precisa respeitar o nível de ruído, já que é um ambiente fechado. Outro detalhe fundamental é a limpeza depois que a feira acaba, que deve ser realizada pelos feirantes.

O local onde a feira acontece deve ser limpo com facilidade, então ter uma mangueira de grande vazão é fundamental. Sobras de alimentos atraem insetos e animais, como ratos, por exemplo, e podem trazer risco de transmissão de doenças. Afinal, este é um espaço em comum, utilizado pelos condôminos.

De tempos em tempos, é interessante consultar a opinião dos condôminos sobre a feira, para saber se o horário e a frequência estão adequados, qual é a qualidade dos alimentos, se aconteceu algum incidente, se é necessário aumentar ou diminuir o número de barracas e até se o preço está de acordo.

Empresas de feira em condomínios

Para se ter uma ideia da popularidade da feira livre em condomínio, já há empresas especializadas no assunto. Elas têm um banco de dados com feirantes registrados, podem fazer feiras sob medida para seu condomínio e cobram uma taxa para fazer parte da organização.

Assim, você pode escolher os alimentos vendidos, o horário e a frequência, e ter até uma consultoria sobre quais produtos podem ser oferecidos. Vale entrar em contato com elas para saber mais informações sobre estes serviços.

Encontre seu apartamento ou sua casa em condomínio fechado, no ZAP Imóveis!

Ter uma feira livre em condomínio é uma praticidade na vida corrida das grandes cidades. Com o ZAP Imóveis, a casa ou o apartamento dos seus sonhos está a um clique de distância. Acesse e confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas