Zap Móveis

Veja quais são os documentos necessários para alugar um imóvel

documentação para aluguel
Spread the love

Para fechar um contrato de aluguel é necessário levar uma série de documentos para comprovar que você pode bancar determinado imóvel. É importante juntar tudo o mais rápido possível para não perder a locação.

+ Vale a pena alugar o imóvel pela imobiliária? Veja dicas

+ Saiba tudo sobre o contrato de aluguel

O inquilino deve agilizar a documentação exigida pelo proprietário ou pela imobiliária, tanto dele quanto a do fiador, se esta for a forma de garantia adotada. Não existe uma lista fixa de documentos necessários, mas identidade, CPF e comprovante de renda são itens básicos que geralmente são exigidos.

documentação para aluguel

O mais importante é comprovar a renda para alugar um imóvel (Foto: Shutterstock)

Para o fiador, são necessários o CPF e a identidade, comprovante de residência, certidão de casamento (e CPF e identidade do cônjuge, em caso de ser casado), comprovante de rendimento (contracheque, carteira profissional ou declaração do imposto de renda), certidão de posse de um imóvel, que não deve conter nenhum ônus, além de cópia do último IPTU.

“O mais importante é a comprovação de renda, seja com imposto de renda, com extrato bancário ou contracheque, para ter conhecimento que o proprietário não vai sair no prejuízo”, reforça a advogada Daniele Akamine, diretora da Akamines Negócios Imobiliários.

Anúncio: Conheça o SulAmérica Garantia de Aluguel

+ Veja as diferenças entre fiador, seguro-fiança e garantia de aluguel

+ Saiba como funciona o título de capitalização

+ Tudo o que você precisa saber sobre locador e locatário

+ Veja quais são as dúvidas mais frequentes de quem vai alugar imóvel

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas