Zap Móveis

Móveis multifuncionais são destaque no Salão do Móvel de Milão

mesa multifuncional
Spread the love

Divisória papelão

Divisória de ambientes em papelão da KartOne (Fotos: Andrya Kohlmann)

O Salão do Móvel de Milão é mundialmente famoso pelo lançamento em primeira mão de tendências em termos de materiais, acabamentos e formas, mas, principalmente, em relação a soluções inovadoras e sustentáveis. Nesta edição, a inovação pode ser vista especialmente através do conceito de multifuncionalidade – diversas foram as empresas e produtos que apostaram na versatilidade. Vamos ver alguns exemplos?

nichos

Projeto de nichos de Orla Reynolds

Com as metragens cada vez menores nos imóveis, soluções que tiram o melhor proveito do espaço existente se tornam essenciais. Por isso, adoramos o projeto “As if from nowhere” da designer Orla Reynolds. Além de armazenar livros e objetos decorativos, a estante única engloba duas mesas e quatro cadeiras metálicas, que podem ser posicionadas no ambiente conforme a necessidade. A peça envolve flexibilidade e funcionalidade, sem deixar design de lado.

painel modulável

Painel modulável, da Foroofficina

Outro exemplo bem interessante de mobiliário multifuncional é o painel modulável proposto pelos italianos do Foroofficina. Através de encaixes, a peça única possibilita uma série de combinações e funções, podendo ser composta de acordo com as necessidades do usuário. Essa idéia não é realmente nova, já vimos várias empresas que trabalham com esse tipo de solução, mas nós adoramos o design e o estilo minimalista das sóbrias peças de madeiras contrastando com o branco do fundo.

mesa multifuncional

Mesa multifuncional apresentada no Salão de Milão

mesa e bancos

Mesa de centro com bancos

poltrona

Poltrona que é a cara do home-office

Registro, ainda, outros móveis que abrigam mais de uma função de forma simples: uma “mesa-baú”; uma mesa de centro com bancos embutidos e uma cadeira que é também estação de trabalho – com mesa e pontos de eletricidade.

cozinha sustentável

Cozinha sustentável da Ikea

Agora, levando a inovação para o quesito sustentabilidade, nosso destaque vai para o módulo de cozinha totalmente funcional e sustentável proposto pela Ikea. Inclui sistema de reciclagem – a água suja é filtrada por uma série de materiais naturais antes de ser completamente reabsorvida pelo sistema. Conta, ainda, com reservatórios independentes para os diferentes tipos de lixo, gerando menos desperdício e garantindo aproveitamento total. O futuro que cabe em praticamente qualquer cozinha!

luminária diferente

Luminária da linha Emotional Light de Arturo Alvarez

Ainda na linha sustentável, aponto o reaproveitamento de materiais. Já há algum tempo essas iniciativas podem ser vistas no mercado, principalmente na forma de reuso do papelão. Entretanto, vimos o conceito intensificado na feira com o uso de outros materiais e de forma bastante sofisticada. Se antes os produtos tinham aspecto rústico e improvisado, hoje vemos cada vez mais design nas peças. Destaco as luminárias “Emotional Light”, em tecido e palha, de Arturo Alvarez e o mobiliário infantil em papelão do Studio delle alpi.

luminária

Luminária da linha Emotional Light de Arturo Alvarez

 

+ Salão do Móvel de Milão – Assista ao vídeo e inspire-se com as tendências

+ Semana de Design de Milão – Saiba quais são as principais tendências em materiais

+ Veja como fazer um jardim na área externa da casa

+ Veja como aproveitar retalhos de tecido na decoração da casa

+ Veja ideias para ter janelas e portas personalizadas

+ Explore o charme das canecas esmaltadas na decoração

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas