Zap Móveis

Saiba como aproveitar restos de tecidos na decoração

Spread the love

É comum sobrar tecido após a execução de um projeto com cortinas e estofados. Mas o que fazer com os retalhos da estampa escolhida para decorar a casa? Em vez de jogar fora ou guardar o material, você pode usar restos de tecidos para compor uma decoração com um visual alegre e moderno.

tecidos

Retalhos de tecido para roupas de cama podem ser usados em cúpulas de abajur (Foto: Shutterstock)

+ Pufes que imitam pedras criam ilusão de ótica no ambiente

+ Confira 18 dicas de decoração de varandas

A designer de interiores Hellen Giacomitti diz que costuma utilizar este recurso para aproveitar cada material que foi adquirido pelo cliente. Ela dá algumas dicas de onde utilizar os retalhos:

– A sobra do tecido utilizado para revestir o sofá, por exemplo, pode ser usada para fazer uma manta de poltrona ou de pé de cama, uma colcha ou algumas almofadas para o quarto;

almofadas na decoração

A designer de interiores Fernanda Alves usou almofadas com capas feitas de vários tecidos para decorar este ambiente (Foto: Nenad Radovanovic / Ardonié Ambientes)

– Caso o tecido tenha sido comprado para produzir as roupas de cama, os retalhos podem ser usados em cúpulas de abajur, em uma toma (uma dobra tripla na altura do barrado, que pode fazer a divisão entre dois tecidos diferentes) ou em um barrado de tecido diferente na cortina ou ainda;

– Quando a quantidade de tecido é maior, ele pode até ser utilizado para fazer um puff;

– Se a área tiver pilastra, uma maneira de dar vida ao ambiente e aplicar tecido em uma parte. O tecido pode combinar com alguma peça do ambiente, como no caso da foto abaixo.

Tatielly-Zammar----Espaço-f

A arquiteta Tatielly Zammar usou o tecido das almofadas também nas pilastras deste espaço (Foto: Nenad Radovanovic / Ardonié Ambientes)

– Nos quartos de crianças, uma ideia criativa e sustentável é costurar o tecido em formato de capa e revestir dois pneus empilhados um sobre o outro, criando um puff para as mesinhas de pintar, por exemplo.

*Com informações de Adornié Ambientes

 

+ Veja decoração de quarto inspirado na vida da atriz Brigitte Bardot

+ Veja decoração de quarto inspirada no filme O Exterminador do Futuro

+ “O Pequeno Príncipe” inspira decoração de ambientes. Veja

+ Piscina de vidro suspensa vai ligar prédios de luxo em Londres

+ Veja 12 dicas para ter uma cama mais aconchegante

+ Guarda-roupa também faz parte da decoração. Veja modelos

+ Confira 18 dicas de decoração de varandas

+ Quartos femininos com estilo: Veja qual é o seu

+ Decoração pub em casa deixa o ambiente mais intimista

+ Veja três sofás de luxo que custam o preço de um carro

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas