Zap Móveis

Saiba o que é apartamento tipo flat e como escolher o imóvel perfeito!

decoração de sala
Spread the love

Devido à correria do dia a dia, muitas pessoas buscam um estilo de vida mais prático, inclusive na hora de comprar ou alugar um imóvel. Para isso, existem diversas opções cada vez mais populares. Por exemplo, você sabe o que é apartamento tipo flat?

Neste texto, vamos explicar a definição, as características, as vantagens e as tendências desse tipo de apartamento, incluindo como encontrar seu imóvel dos sonhos de um jeito simples.

O que é apartamento tipo flat?

Esse tipo de imóvel residencial mescla características de um apartamento e um hotel. Ele é projetado para oferecer conforto e praticidade, especialmente para pessoas que desejam um estilo de vida mais independente e flexível.

A principal diferença de flat para apartamento é a oferta de serviços adicionais e comodidades geralmente disponíveis em hotéis. Isso inclui serviços de limpeza, recepção 24 horas, segurança, lavanderia compartilhada, academia e área de lazer.

Além disso, o apartamento flat é conhecido pela configuração compacta e eficiente, com espaços planejados para aproveitar bem a área disponível. Isso normalmente inclui cozinha equipada, banheiro privativo, área de estar confortável e quarto aconchegante.

Características de um flat

Após explicar o que significa flat, é hora de detalhar um pouco mais as características desse tipo de imóvel. A primeira que podemos citar tem relação com a metragem da unidade.

Também conhecidas como apart hotel, por mesclarem o estilo de apartamento e hotelaria, essas residências variam em tamanho. Geralmente, elas possuem entre 25 e 50 m², um pouco menos que outras moradias, o que é indicado para quem mora ou deseja morar sozinho.

Muitas dessas unidades já vêm equipadas com um design personalizado, que valoriza o imóvel e entrega praticidade, principalmente para quem busca conforto e facilidade no dia a dia.

Outro detalhe importante é que essas unidades geralmente se localizam em grandes centros urbanos. Isso porque o cotidiano dessas cidades é mais agitado e faz os moradores procurarem um estilo de vida mais confortável.

Vantagens de morar em um flat

Entender o que é flat e conhecer as principais características é fundamental para ver se esse tipo de imóvel está alinhado com seu estilo de vida e suas necessidades. 

Morar em um flat é vantajoso por muitos motivos que vão além da praticidade e do estilo moderno, como uma localização privilegiada. Estar perto de lojas, restaurantes, hospitais e outros serviços essenciais para o dia a dia é um ponto muito positivo.

Além disso, a manutenção do imóvel é facilitada, já que muitos flats contam com serviços de limpeza e manutenção inclusos. A segurança também é um ponto positivo, uma vez que esses prédios costumam ter controle de acesso e vigilância.

Outra vantagem é a flexibilidade de estadia. Esses apartamentos podem ser alugados ou comprados por períodos curtos ou longos, dependendo das necessidades dos moradores, o que é particularmente útil para profissionais em viagens de negócios ou estudantes, por exemplo.

decoração para flat

Qual é o valor de um flat?

Saber o que é apartamento tipo flat é o primeiro passo para quem deseja investir nesse tipo de imóvel, mas ter uma noção de quanto vale um também é essencial na hora de fazer planos e organizar as metas financeiras.

Os preços podem variar conforme fatores como localização, tamanho, serviços oferecidos e nível de luxo. Em áreas urbanas mais valorizadas, eles tendem a ser mais altos. No entanto, é possível encontrar flats em diferentes faixas de preço, o que permite a mais pessoas desfrutarem desse estilo de vida. 

Em São Paulo, por exemplo, é possível encontrar flats para alugar entre R$ 3 mil a R$ 9 mil. Por isso, é importante avaliar suas necessidades, fazer pesquisas e buscar o melhor custo-benefício.

Tendências desse tipo de imóvel

O apartamento flat é sinônimo de praticidade, conforto e modernidade, por isso é um dos tipos de imóvel mais desejados atualmente. Segundo um levantamento do DataZap+, realizado em 2022, a tendência é que os flats se destaquem ainda mais no mercado imobiliário, pois 27% das respostas da pesquisa afirmaram o interesse nesse tipo de imóvel ou em similares.

Ainda entre as tendências relacionadas a esse tipo de imóvel, há uma crescente preocupação com a sustentabilidade, que leva à adoção de práticas e tecnologias eco-friendly nos edifícios. Além disso, a incorporação de áreas de coworking nos flats tem se tornado cada vez mais comum, para atender a demanda de profissionais que buscam espaços de trabalho flexíveis e compartilhados.

Encontre seu apartamento tipo flat no ZAP!

Agora que você já sabe o que é apartamento tipo flat, chegou a hora de iniciar a busca pelo imóvel perfeito para suas necessidades. O ZAP está aqui para ajudar nisso!

Em nosso site, é possível encontrar o flat ideal por meio de uma busca simples. Há filtros para você selecionar o que considera fundamental, como a localização, os serviços oferecidos, o número de dormitórios, a metragem e, é claro, fotos de todos os imóveis. Não deixe de conferir todas as opções!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas