Zap Móveis

Conheça os diferentes tipos de textura para parede

textura para parede
Spread the love

Quer mudar as paredes da sua casa, mas ainda não sabe como? Você pode apostar em algo novo, que deixe seu lar ainda mais parecido com o seu estilo, como é o caso da textura para parede. Esse tipo de aplicação é cada vez mais comum e pode ser encontrada em diversos formatos.

Utilizadas para dar um toque diferenciado no ambiente, de modo a deixá-lo livre das pinturas tradicionais, as texturas para parede destacam os cômodos da sua casa. Você pode usá-las tanto em áreas internas, como salas e quartos, quanto externas, como fachadas e quintais.

Vantagens da textura na parede

Além de valorizar a parte estética da sua casa, outra vantagem da textura para parede é que essa técnica não necessita de muitos investimentos. Você mesmo pode realizar a aplicação de forma simples e rápida, sem precisar da ajuda de um profissional.

Contudo, antes de aplicar efetivamente esse método na sua residência, é fundamental considerar alguns detalhes importantes. Eles fazem toda a diferença para ajudar você a conquistar o resultado que deseja na hora de decorar a sua casa.

Cuidados na hora de escolher a sua textura

Então, vamos lá: antes de mais nada, escolha com cuidado o cômodo onde você vai aplicar a textura. Cozinha e banheiro, por exemplo, não são áreas recomendadas, uma vez que pode dificultar a limpeza desses lugares. Outra dica é pensar em algo que combine com os móveis, pois tudo vai fazer parte de uma composição.

Para ajudar você a escolher a melhor textura para parede, trouxemos algumas informações sobre essa técnica que pode deixar sua casa ainda mais bonita. A seguir conheça a diferença entre textura e grafiato, veja alguns tipos dessa aplicação e muito mais!

Textura ou grafiato

textura para parede

As texturas costumam ser confundidas com grafiatos, mas o que você talvez não saiba é que existem diferenças entre essas duas técnicas. Enquanto o grafiato confere um aspecto mais rústico ao visual da parede, uma vez que esse método usa riscos maiores e irregulares, a textura pode ser encontrada em diversas formas.

Diferenças

Embora você possa aplicar as duas técnicas na sua casa, o mais recomendado é que o grafiato seja feito em lugares como casas de praia ou estabelecimentos comerciais. Uma dica importante para quem deseja utilizá-lo é tentar fazer uma combinação entre parede e piso.

Outra diferença entre esses dois métodos está nas suas composições. O grafiato é considerado um revestimento acrílico que possui uma textura própria, os chamados grãos de malha 10. São eles que proporcionam o efeito de ranhuras ou riscados, tão comuns no grafiato.

Já a textura não possui em sua composição os conhecidos grãos de malha 10. Por esse motivo, essa técnica não produz ranhuras na parede. Apesar disso, existe um tipo de textura com riscos que você mesmo pode produzir na sua casa, usando uma escova.

Similaridades

Apesar de serem duas coisas diferentes, o grafiato e a textura possuem a mesma finalidade, que é decorar um ambiente. Contudo, existe algo comum na essência dessas duas aplicações: ambas têm a substância de antimofo, impedindo as paredes de ficarem emboloradas.

Com isso, você pode usar o grafiato ou a textura na parede da sua casa que tenha infiltração, já que as duas técnicas ajudam a controlar a umidade. Isso ocorre devido a algumas características densas de ambos os métodos, que contribuem para deixar sua parede mais resistente.

Tipos de textura

Como foi dito anteriormente, existem hoje vários tipos de textura para parede. Um dos modelos mais conhecidos é o efeito chapiscado, feito a partir de massas granuladas finas. Para obtê-lo, é preciso utilizar rolos de pintura texturizados, indicados para paredes lisas.

Outra opção é o efeito quadriculado, que necessita de uma espátula e massa específica para textura. Para conseguir realizá-lo, você deve passar a lâmina na direção desejada, obtendo um resultado semelhante a azulejos. Se optar por esse tipo de textura, é importante limpar bem a parede antes de iniciar o procedimento.

Tem ainda a textura do tipo esponja, que pode ser feita com várias cores. Para esse modelo específico, é preciso ter uma esponja destinada para cada cor que se deseja utilizar. Depois, você só precisa ir alternando-as na superfície da parede, deixando cada canto com uma cor diferente. 

Outra textura para a sua casa é o tipo papel de parede. Esse modelo é o que oferece o melhor custo-benefício, uma vez que necessita de cores neutras e rolos com desenhos. Se você procura por uma textura mais inovadora, pode escolher a de gel decorativo, com a qual é possível obter diferentes formatos.

Cores de textura

Agora que já vimos alguns tipos de textura para parede, vamos passar para as cores que você pode utilizar na hora de aplicar essa técnica. Assim como escolher o ambiente correto da sua casa e o tipo de textura que mais combina com ele, a cor é um fator importante, que vai impactar no resultado.

Por isso, o mais indicado na hora de escolher cores de textura para parede é optar por tons suaves. Dessa forma, você não corre o risco de deixar o ambiente da sua casa muito carregado. Afinal de contas, independentemente do tipo de textura que usar, essa aplicação já destaca o local por si só.

Dicas de como fazer

Se quer aprender como fazer textura em parede, essas dicas são para você. Em primeiro lugar, certifique-se de deixar a parede totalmente limpa, sem nenhum tipo de resquício de gordura ou outros resíduos. Para isso, você pode utilizar vassoura, lixa ou produtos de limpeza, em alguns casos água sanitária ou detergente neutro.

Feito isso, o próximo passo é aplicar na parede da sua casa uma camada de selador, produto que serve para preparar a superfície, deixando-a uniformizada. Esse item faz com que o revestimento tenha maior durabilidade, prolongando assim a fixação da textura que você escolher.

Confira mais sobre textura para parede no nosso blog!

Quer deixar sua casa ainda mais bonita? No blog do ZAP Imóveis, você confere mais informações sobre textura para parede, além de outras dicas importantes para decorar e reformar seu lar. Veja conteúdos sobre revestimentos, cores para os cômodos e muito mais!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas