Tapetes de crochê: como fazer e usar na decoração
Tapetes de crochê são itens de decoração que nunca saem de moda. A cara dos lares brasileiros, esse elemento pode ajudar a transformar a decoração da casa e deixar cada cantinho com um toque especial.
A versatilidade dos modelos de tapete de crochê fazem com que o acessório possa ser utilizado em diferentes cômodos.
Há opções de tapetes de crochê para sala, em tamanhos maiores, menores para banheiro e cozinha, e até no home office pode receber um bom tapete de crochê para ganhar cor.
Na hora de fazer e usar na decoração, vale a criatividade e o bom gosto!
Veja a seguir algumas dicas sobre como fazer tapete de crochê e usar na decoração da sua casa.
Como fazer tapete de crochê? Veja as dicas
Para fazer um tapete de crochê, é necessário os seguintes materiais:
- Barbante ou fio de algodão;
- Agulha de crochê;
- Agulha de tapeçaria (para acabamentos);
- Tesoura.
Após separar os materiais, é hora de colocar a mão na massa. Para fazer seu tapete de crochê, você deve seguir o passo-a-passo:
– Escolha o material: definir o fio utilizado no seu tapete de crochê é o primeiro passo. Entre as opções disponíveis, o mais comum é o barbante ou fio de algodão.
– Defina o gancho do crochê: existem diferentes tamanhos de gancho para crochê, que podem ser escolhidos de acordo com o tamanho e o tecido do tapete que você quer fazer.
– Escolha o padrão do desenho: o crochê é uma técnica versátil que permite diferentes opções de desenho. Em uma busca online, você descobre vídeos tutoriais e imagens que ilustram as opções. Escolha a desejada antes de começar a tecer. Lembre-se: o padrão pode variar de acordo com a sua habilidade, portanto, comece com padrões simples para iniciantes.
– Comece a crochetar (tecer): escolhido o padrão e com os materiais em mãos, é hora de começar a tecer. Caso você não domine a técnica, vale a pena assistir a tutoriais detalhados na internet, ou mesmo buscar aulas especializadas.
– Capriche no acabamento: a finalização do tapete de crochê precisa ser caprichada para manter o tecido firme. No acabamento, dar um ponto de arremate e cortar pontas soltas é fundamental.
Como usar tapete de crochê na decoração
Agora que o seu tapete de crochê está pronto, é hora de usá-lo para dar um toque especial na decoração da sua casa.
A versatilidade do tapete de crochê permite que ele seja utilizado em diversos cômodos, com formatos, cores e padrões diferentes.
Veja algumas dicas de como escolher o tapete de crochê correto para sua decoração:
- Estilo de decoração: na hora de escolher o tapete de crochê perfeito para sua casa, lembre-se de checar que estilo de decoração você segue ou quer seguir. A cor, o tamanho e o padrão do tapete devem acompanhar o restante da decoração para não destoar e se tornar “over”.
- Cuidado com o tamanho: preste atenção ao tamanho do ambiente na hora de escolher o tapete de crochê. Se o ambiente for menor, o tamanho do tapete deve acompanhar.
- Cores neutras e vivas: vale a pena apostar em um jogo de contraste ou semelhança na escola do tapete de crochê. Ou seja: use tapetes de cores neutras para criar um ambiente mais sóbrio ou cores vivas para destacá-lo.
- Pense na funcionalidade do espaço: espaços com crianças, idosos, animais e pessoas com limitações de locomoção merecem atenção especial na hora de escolher qualquer tapete, inclusive o de crochê; Tome cuidado para a localização do acessório não impacta negativamente na experiência com o espaço.
Os tapetes de crochê são opções versáteis e artesanais para a decoração, que podem ajudar a tornar o ambiente mais natural, acolhedor e vivo.
Além da tapeçaria no piso, o crochê também pode enfeitar paredes e móveis. Aqui, vale a criatividade!
Encontre o imóvel perfeito para decorar do seu jeito no ZAP!
Procurando pelo imóveis dos sonhos para decorar do seu jeitinho, com ou sem tapetes de crochê? O ZAP te ajuda!
No site, existem milhares de opções de casas e apartamentos para alugar ou comprar. Acione os filtros e encontre o imóvel perfeito para você!