Zap Móveis

Decoração de quarto de menino. Aprenda a fazer

Spread the love

Procure manter o equilibrio na decoracao do quarto de menino (Foto: Arkpad

Procure manter o equilibrio na decoracao do quarto de menino (Foto: Arkpad)

A decoracao do quarto de menino deve ser pratica e funcional. E importante nao exagerar no numero de moveis ou de itens decorativos. Afinal, nada deve atrapalhar o desenvolvimento da crianca e afetar a amplitude do quarto. O primeiro passo da reforma e tirar as medidas do ambiente e selecionar pecas funcionais como bicamas, baus, prateleiras, caixas organizadoras, pufes e bancadas. Aposte ainda em guarda-roupas com portas de correr e cuide para haver um espaco de circulacao de, no minimo, 70 centimetros.

+ Conheca a decoracao do quarto de bebes famosos

+ Veja dicas para decorar um quarto de bebes gemeos

Outra maneira de ganhar praticidade no quarto infantil e apostar em moveis com rodizios (o que permite alterar o layout quando necessario). Mas se nao houver espaco no ambiente, a dica e substituir moveis que estejam afetando a amplitude. A comoda e um exemplo de peca facilmente substituida por uma escrivaninha repleta de gavetas. A cama tambem ajuda no ganho de espaco.

Escolha modelos com tamanho adequado e, caso seja necessario, encoste uma das laterais na parede. O estilo da cama e mais um ponto a ser discutido na reforma. O quarto de menino pode contar com modelos tematicos ou ainda ter cabeceiras decoradas por tecidos ou papeis de parede. Alem disso, invista em modelos com gavetas internas para ganhar espaco no ambiente. “As camas boxes servem para guardar desde brinquedos e materiais esportivos ate os sapatos da crianca”, afirma Leila Dionizios, arquiteta. “O movel pode tambem ser util na divisao do quarto, de modo a criar um lugar para a area de estudo”, completa.

O proximo passo da reforma e definir as cores do mobiliario e das paredes. O espaco de dormir deve ter cores claras na decoracao, por isso, invista em tons de branco, cinza, bege e off-white. E evite usar tonalidades muito vibrantes como azul celeste e roxo nas paredes, pois acabam se tornando cansativas para os olhos da crianca. O ideal e deixar o colorido somente nos itens decorativos. Outra maneira de decorar o ambiente e investir em adesivos e papeis de parede. “Misturar estampas listradas e xadrezas e uma saida para deixar o projeto bem masculino”, afirma Leila.

[huge_it_slider id=”50″]

O charme do quarto de menino pode ainda ser conseguido por meio de bonitas composicoes de quadros. Instale molduras coloridas e de tamanhos diferentes na parede ou deixe as pecas em cima dos moveis. Cuide apenas para haver harmonia entre as pecas – tente combinar ou o estilo das obras ou das molduras. Outro item decorativo importante na decoracao e a cortina. Abuse de modelos praticos – de algodao, poliester e voil – ou recorra as persianas. Neste caso, o melhor e usar os modelos romana e rolo, pois nao acumulam tanta poeira.

O uso de tapete no quarto infantil e mais um recurso que garante charme e aconchego. Aposte em modelos de EVA (material semelhante a borracha) e algodao com base antiderrapante. E no caso de pisos frios, abuse de tapetes felpudos para aumentar a sensacao de conforto. Alem disso, e importante saber que o conforto termico e acustico do ambiente ira depender muito do revestimento escolhido. Uma boa escolha e usar o piso vinilico. Com boa absorcao acustica e conforto termico, ele pode ser limpo apenas com pano umido e receber um tratamento bactericida. Mas lembre-se dos pisos de madeira, pois oferecem conforto e beleza.

A reforma do quarto de menino inclui acertar no projeto luminotecnico. Tente aproveitar ao maximo a entrada de luz natural, deixando o lugar mais iluminado e arejado. Invista em um ponto central de luz e espalhe spots pelo teto, sempre com luzes amareladas para nao perder a sensacao de aconchego no espaco de dormir. Aposte tambem em fitas LED nos nichos e nas prateleiras, alem de decorar o criado mudo e a penteadeira com bonitos abajures. “E nao se esqueca de dimerizar o sistema de luzes. O recurso e a alternativa para controlar a quantidade de luz”, diz Erica Salgueiro, arquiteta.

 

*site parceiro do ZAP (www.arkpad.com.br/blog)

O blog conta com posts sobre o mundo da arquitetura, do paisagismo e do design. E possivel encontrar novidades, projetos internacionais, entrevistas com arquitetos consagrados e dicas para decorar a casa.

 

 

+ Veja cinco dicas para pintar quartos de criancas

+ Saiba quando e preciso trocar a decoracao do quarto de seu filho

+ Confira ideias para preparar um piquenique dentro de casa com as criancas

+ Conheca as 10 casas na arvore que voce poderia ter em seu quintal

+ Casinhas de crianca podem animar os dias dos seus filhos

+ Quer receber mais dicas de decoracao e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaco para comentarios desta materia. Os dados nao serao publicados nessa pagina

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas