Zap Móveis

7 atividades para distrair as crianças nas férias escolares

Crianças em casa: criança pintando
Spread the love

Com as férias escolares chegando por aí, os pais e responsáveis precisam colocar a criatividade em prática para distrair as crianças em casa, né? Com mais tempo livre e, muitas vezes, precisando conciliar com o trabalho fora de casa ou no home office, os pequenos podem ficar entediados.

Por isso, separamos algumas sugestões do que fazer com as crianças em casa. Confira!  

1. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são uma opção de lazer divertida e lúdica. Muitos deles distraem e também ensinam. As crianças podem aprender outros idiomas, ciência, história, geografia. Clássicos como Banco Imobiliário e Jogo da Vida dão uma noção de economia, por exemplo.

Os quebra-cabeças também são interessantes para mostrar paisagens do mundo e, dependendo da quantidade de peças, se tornam um desafio para vários dias. Os jogos de tabuleiro também garantem divertidos momentos em família. 

2. Cozinhar

Crianças na cozinha precisam estar sempre acompanhadas de adultos. Elas podem acabar descobrindo na gastronomia uma atividade interessante e quem sabe até uma profissão para o futuro.

Cozinhar também ensina as crianças a cumprirem regras, já que precisam seguir receitas e medidas. Além disso, também podem soltar a criatividade para sugerir receitas, fazer a cobertura de bolos ou dar formato para os doces, entre várias outras possibilidades.

3. Pintura com crianças em casa

Uma tela ou papel em branco e bastante tinta: a pintura solta a criatividade da criançada. É uma tarefa na qual ela pode expressar o que está imaginando.

Além disso, também existe a opção de livros com figuras para colorir. As opções vão desde animais e plantas até casinhas e personagens famosos de desenhos animados.

A variedade de tintas e lápis de cor também não deixa a desejar. É importante delimitar um espaço para a criança fazer suas pinturas a fim de evitar que ela suje a casa.

4. Leitura para as crianças

Apesar da imensa quantidade de distração que existe hoje em dia, a leitura ainda cumpre um papel fundamental na formação das pessoas. Procure ler junto com seus filhos e desperte neles o interesse pelas palavras. Mesmo com celulares, televisão, tablets, eles vão precisar gostar de ler para estudar, se informar e formar pensamento crítico.

5. Assistir filmes

Com a internet e opções de sites como YouTube e streamings, como Netflix e Disney+, fica fácil distrair as crianças com filmes ou até mesmo desenhos de curta duração. Só não se esqueça de medir o tempo dos pequenos na frente da TV ou computador.

Antes de dar o play, procure ter conhecimento do conteúdo que seu filho está vendo, para qual faixa etária a produção é indicada. Isso evita surpresas na telinha. 

6. Ouvir música com as crianças / ensinar um instrumento

Outra vantagem da internet são os vídeos com músicas ou apenas as músicas para os pequenos escutarem e dançarem. Para participar com eles desse momento de diversão, os pais podem também apresentar aos filhos o próprio gosto musical.

Para ir além, presentear as crianças com algum instrumento musical ajuda a aumentar o interesse delas pelo universo fonográfico. Aprender um instrumento também ensina a ter disciplina.

7. Apresentando seu trabalho para os filhos

Se você está de home office, que tal mostrar ao seu filho o que você faz? As crianças têm uma curiosidade natural sobre a profissão dos pais.

Em um dia que a agenda esteja mais tranquila, combine com seu chefe de que vai aproveitar o momento para mostrar ao seu filho a rotina do trabalho.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas