Zap Móveis

Mezanino pode ganhar decoração descontraída e toda especial

Spread the love

No dicionário, o mezanino é um andar intermediário pouco elevado entre dois pavimentos altos ou ainda um andar parcial mais baixo, introduzido no pé direito de um andar principal, com acesso apenas pelo interior do recinto. O espaço que se transforma muitas vezes em cômodo da casa pode se tornar ainda mais especial quando tem uma decoração própria e cheia de personalidade.

+ Para recordar: Decoração que foi sucesso nas décadas passadas

+ Dicas incríveis para deixar a casa no clima de Páscoa

mezanino_decorado

Para quem procura otimização de ambientes, o mezanino pode se tornar um mini escritório (Foto: Reprodução/Pinterest)

“Ele é uma área íntima de quem habita a residência. Decore-o com quadros e porta-retratos com fotos especiais da família e amigos.  Uma cor mais escura na parede para criar um clima intimista cai bem, já que geralmente os mezaninos recebem iluminação natural de ambos os andares da casa”, sugere o arquiteto Gabriel Negrão, da Adoiz Arquitetura.

A arquiteta Lisete Ramos lembra que, em muitos casos, o mezanino é usado como uma extensão da sala, ou ainda como um canto mais sossegado para leitura ou trabalho.

“Se utilizado como espaço para televisão, vale apostar em um ambiente descontraído, aproveitado sem desarrumar a sala principal”, diz a profissional. Neste caso, dá para investir em sofás mais coloridos, largos e confortáveis, lotado de almofadas bem fofinhas e estampadas. Pufes bem macios também complementam o visual da sala “extra”.

mezanino_leitura

O mezanino pode se tornar um ambiente perfeito para quem quer relaxar e curtir uma boa leitura (Foto: Reprodução/Pinterest)

Se o cômodo servir como sala de leitura, pode ser mais sóbrio, com poltronas, estantes baixas e iluminação indireta. Plantas naturais ajudam a humanizar o ambiente e o fazem ainda mais aconchegante. Nada de “entulhar” móveis que não servem em outros cômodos no mezanino. Lembre-se de que ele não é depósito, ao contrário, pode se tornar o cantinho mais disputado da casa.

Em apartamentos ou casas com pés direitos altos e área limitada, o mezanino serve como quarto. A pedagoga Milene Nunes resolveu fazer o projeto em seu loft, já que tinha altura de 3,30 metros. “Hoje, quando subo, me desligo do resto da casa. É um lugar reservado para o descanso. Lá em cima tem apenas o colchão, dois criados-mudos bem baixinhos, alguns livros e uma luminária”, conta ela.

Cuidados

Cuidados devem ser tomados com o guarda-corpo,  geralmente uma a grade que protege contra a queda. Tanto em altura quanto sobre os materiais adequados, especialmente para quem tem crianças ou pets em casa. “Deve ser evitado o uso de móveis junto ao guarda corpo, justamente por proporcionar a visualização do andar inferior. O vidro é adequado como acabamento do guarda-corpo do mezanino, desde que laminado”, ensina Lisete.

decoracao_mezanino Para quem preferir, o cômodo pode ser perfeito para receber os amigos (Foto: Reprodução/Pinterest)

+ Veja 34 dicas incríveis de decoração de sala pequena

+ Saiba como é feita a instalação do ventilador de teto

+ Confira 7 ideias de decoração de banheiro inspiradas no Mickey

+ Dicas de decoração de acordo com a profissão

+ Confira truques para escolher o tapete ideal

+ Dicas para usar espelhos na decoração

+ Área de serviço merece atenção na hora de decorar

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas