Zap Móveis

Dicas de decoração de acordo com a profissão

Spread the love

O lar é um reflexo de seus moradores – e, por isso, cada detalhe da arquitetura ou da decoração tem um pouco da personalidade de quem mora ali. Baseados em cinco profissões – Medicina, Psicologia, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Artes Cênicas e Engenharia –, pedimos a alguns especialistas para nos ajudarem a pensar no refúgio perfeito com esses perfis com dicas de decoração. Confira:

+ Saiba como ter um espelho de camarim em casa sem gastar muito

+ Confira truques para escolher o tapete ideal

Médicos

Conforto, praticidade e estilo clássico são as palavras-chave para esta decoração. “São pessoas que colocam bom gosto e requinte na obra”, afirma Camila Scarpelli, da Camila Scarpelli Arquitetura. Outro ponto importante é valorizar as áreas íntimas para possibilitar bons momentos de descanso, já que médicos geralmente têm um dia a dia estressante. Aposte na combinação de cores claras com materiais nobres (como madeira maciça), mármore e vidro para criar um ambiente clássico. “Fica ainda melhor se pontuado por elementos contemporâneos, como obras de arte de cores vivas”, completa Rafael Fontenelle, do Estúdio Reconvexo.

decor_medico

Conforto, praticidade e estilo clássico são as palavras-chave para esta decoração. (Foto: Reprodução/Pinterest)

 

Relações Internacionais

Para Rafael, um profissional que está sempre em contato com novas culturas deve ter um lar com diferentes abordagens em cada ambiente. A sugestão é manter as paredes neutras, permitindo que o morador incorpore objetos de todas as culturas que admire ou dos lugares que tenha visitado. “Móveis e peças de design, bem como elementos étnicos, reforçam o ambiente multicultural”, explica Rafael.

decor_relacoes_internaciona

Paredes neutras permitem que o morador incorpore objetos de todas as culturas que admire ou dos lugares que tenha visitado. (Foto: Reprodução/Pinterest)

 

Psicólogo

Com espaços amplos, cores elegantes e prateleiras para muitos livros: é assim que a casa do psicólogo pode ser idealizada. “Tanto o estilo clássico como o contemporâneo agregam muito para esse perfil”, afirma o arquiteto. Ele recomenda investir em quartos amplos e aconchegantes, dando privacidade a quem lida com tantas pessoas todos os dias, e materiais nobres, como metais e madeira. “Uma chaise longue ou uma boa poltrona para leituras, no escritório ou na sala, são itens indispensáveis neste caso”, diz.

decor_pisicologo

Com espaços amplos, cores elegantes e prateleiras para muitos livros. (Foto: Reprodução/Pinterest)

 

Engenheiro

Racional e prático, engenheiros também buscam uma decoração que tenha uma boa relação custo-benefício. Tecnologia é o que atrai esse público e pode estar presente, por exemplo, em um projetor na sala; ou em tecnologias novas para iluminar os ambientes. A cozinha deve vir com muito inox e cores neutras, como o preto e o branco. “Apostaria em uma decoração descomplicada, funcional e que não exija muita manutenção”, afirma Rafael.

decor_engenheiro

Tecnologia é o que atrai esse público e pode estar presente, por exemplo, em um projetor na sala; ou em tecnologias novas para iluminar os ambientes. (Foto: reprodução/Pinterest)

 

Artista cênico

Sem medo de ousar, esta casa passa longe do convencional. “É um ambiente divertido repleto de objetos contemporâneos e obras de arte de artistas de vanguarda”, acredita Camila Scarpelli. A decoração é livre de regras – e de paredes, com espaços amplos e boa iluminação. Aqui, é preciso – e possível! – soltar a criatividade: vale combinar concreto aparente com parede azul turquesa, madeira de demolição e objetos vintage de decoração. Para criar espaços privados, os biombos são uma ótima opção para este estilo.

decor_arte cenicas

Vale combinar concreto aparente com parede azul turquesa, madeira de demolição e objetos vintage de decoração. Para criar espaços privados, os biombos são uma ótima opção para este estilo. (Foto: Reprodução/Pinterest)

 

Publicitário

Contemporaneidade é o tema que deve guiar esta ambientação, pautada pelas cores nos ambientes, banheiros com muito espelho e revestimentos que podem ir do concreto aparente aos coloridos e modernos cobogós. “É um perfil muito atento ao que acontece no mundo. Dessa forma, móveis de design, como cadeiras e luminárias, valorizam o estilo”, acredita Rafael.

swcor_publicitario

Contemporaneidade é o tema que deve guiar esta ambientação, pautada pelas cores nos ambientes, banheiros com muito espelho e revestimentos que podem ir do concreto aparente aos coloridos e modernos cobogós. (Foto: Reprodução/Pinterest)

 

+ Construção na Zona Leste de São Paulo recebe o prêmio internacional de melhor casa

+ Dicas para usar espelhos na decoração

+ Área de serviço merece atenção na hora de decorar

+ Papel de parede ou pintura?

+ Aprenda a usar móveis espelhados na sua decoração

+ Escadas reutilizadas têm inúmeras funções

+ Aprenda a montar um jardim para espaços pequenos

+ Aprenda a usar pedras preciosas e cristais na decoração

+ Otimize o espaço com cama beliche

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas