Zap Móveis

Zona sul de Porto Alegre atrai investimentos e moradores em busca de tranquilidade e natureza

Spread the love

Acima de tudo, o morador da Zona Sul de Porto Alegre é orgulhoso. Também, tendo o Guaíba como cenário do caminho de casa ou como vista da janela, quem não teria orgulho de revelar o local de sua morada? Sendo redescoberta nos últimos anos, principalmente após receber importantes investimentos e opções de serviços, a região é habitada hoje tanto por casais maduros acima de 50 anos, quanto por jovens que desejam levar uma vida mais tranquila.

“Quem compra imóvel na Zona Sul procura tranquilidade no trânsito e no comércio, mais verde e mais praças. Muitos já moram na região desde cedo e já conhecem a zona. Os bairros têm características de interior, em que os vizinhos se relacionam, utilizam o comércio, os bares e os restaurantes locais”, define Cláudio Spalter, diretor da Clave, construtora que atua na região há 20 anos.

Vinicius Batista, diretor comercial da NexGroup, acredita que o perfil dos moradores da Zona Sul tem suas peculiaridades. “Majoritariamente, são pessoas acima dos 50 anos. No entanto, muitos jovens estão migrando para lá, em busca de qualidade de vida e proximidade com o Guaíba. Nesse aspecto, a Zona Sul é imbatível”, garante.

Condomínios horizontais
Segundo Tiago Rotta Ely, diretor da Rotta Ely, o morador da Zona Sul espera empreendimentos que levem mais conveniências para a região, mas que não comprometam sua característica natural e bucólica típica. Aos poucos, passa a existir nesses bairros uma migração dos moradores de casas para condomínios, especialmente por preocupação com segurança.

“Em geral, o comprador de imóvel na Zona Sul procura casas em condomínios horizontais. Ainda predomina o desejo de se morar numa residência com pátio, espaço físico, piscina. Mas há uma tendência das construtoras em investir em edifícios, o que, aos poucos, vai mudar esse perfil”, comenta Michelle Bernardes, diretora da Vera Bernardes Assessoria Imobiliária.

Pedro Rosa Franke, engenheiro civil e morador da Zona Sul há quatro anos, notou mudanças durante o tempo esse tempo. “Percebi a grande quantidade de condomínios que vêm sendo criados, bem como alguma melhoria nas ruas e avenidas, o que atrai moradores de outras zonas da cidade em busca de maior segurança”, acredita Franke.

“Só encontro aqui na Zona Sul o contato direto com o rio e com a natureza como um todo, uma energia inexplicável, com vista de cartão-postal que nos transmite uma paz muito grande. Com um pouco de bairrismo, talvez, dá orgulho ser daqui e falar pra todo mundo que a Zona Sul é tudo de bom”, diz Ligia Klein Ebbesen, arquiteta e moradora de Ipanema há 32 anos.

>> Veja imóveis à venda na zona sul de Porto Alegre

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas