Zap Móveis

5 Dicas na hora de comprar um imóvel: saiba como se planejar

Casal segurando chave de imóvel
Spread the love

Está pensando em adquirir uma casa ou um apartamento, mas não faz ideia por onde começar? Então, provavelmente, você vai gostar das dicas na hora de comprar um imóvel deste texto.

Como é preciso tomar uma série de cuidados ao comprar um imóvel, é muito comum se questionar: vale mais a pena comprar novo ou usado? Qual é o melhor tipo de financiamento? Quais documentos são necessários? É tanta informação que o medo de errar ou se frustrar é muito grande.

Para ajudar nessa escolha tão importante, o ZAP produziu este artigo com as principais dicas na hora de comprar um imóvel, para esclarecer dúvidas sobre todas as etapas envolvidas. Acompanhe e descubra o que saber antes de comprar um imóvel!

1 – Entenda o perfil do imóvel ideal para você

O primeiro passo é compreender que tipo de imóvel atende suas necessidades: perto do metrô ou não; com piscina, varanda ou portaria 24h; em um bairro mais calmo ou no agito do centro da cidade; com quanto espaço e quantos quartos.

Todas essas questões devem ser respondidas na hora de comprar um imóvel. Em seguida, a dica é usar os filtros do ZAP Imóveis, como quantidade de quartos, banheiros e muito mais, para refinar sua pesquisa e aumentar as chances de encontrar o imóvel perfeito, de acordo com sua demanda.

2 – Prepare-se financeiramente

É importante avaliar que valor você tem disponível e se ele é suficiente para comprar a propriedade à vista ou se é necessário optar pelo financiamento. Por isso, investir em educação financeira é uma das principais dicas na hora de comprar um imóvel.

Entre os cuidados na busca pelo imóvel ideal, o comprador também deve se atentar, por exemplo, na hora de fechar o valor da entrada e das prestações, para que elas caibam no orçamento dele.

Pensando nisso, qual é a entrada ideal para comprar um imóvel? Não é possível determinar uma resposta objetiva, pois ela depende de sua renda e do valor do imóvel. O ideal é ter, ao menos, 10% do valor para oferecer como entrada, no caso de imóveis na planta, e 20% para imóveis já prontos para morar.

Outra questão importante no financiamento de um imóvel diz respeito ao valor das parcelas, que não devem pesar demais em seu bolso, a ponto de você não conseguir arcar com elas. Os especialistas costumam recomendar que esse valor não ultrapasse 30% da renda familiar.

casal recebendo chave de imóvel

É possível usar o FGTS

Se você pretende destinar parte do seu saldo no FGTS para dar entrada, é preciso saber como usar o FGTS para comprar um imóvel. Caso o imóvel cumpra os requisitos do fundo de garantia, você deve solicitar ao banco responsável pelo financiamento para incluir o uso do saldo na transação.

Então, para usar o FGTS nessa situação, é necessário que o valor do imóvel seja inferior a R$ 1,5 milhão. Também é preciso ter, pelo menos, três anos de carteira de trabalho assinada e não pode ter outro financiamento no Sistema Financeiro de Habitação. 

Além disso, você pode utilizar a calculadora de poder de compra do ZAP Imóveis para auxiliar em todo esse processo de planejamento financeiro. Dessa maneira, é possível simular valores e ver qual a melhor solução para a sua necessidade.

3 – Planeje a questão burocrática

Além do valor das parcelas do financiamento, é necessário ter um dinheiro reservado para gastos com cartório e ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis), uma taxa cobrada pela prefeitura da cidade. No caso de São Paulo, ele pode chegar a 2% do valor do imóvel.

4 – Cuide da documentação necessária

Vale se atentar aos documentos necessários para comprar um imóvel. Entre eles, estão documentos pessoais, como CPF, RG, certidão de nascimento, comprovante de residência, entre outros.

Também é necessário providenciar as certidões negativas de débitos municipais, estaduais, federais e trabalhistas, tanto do imóvel quanto do proprietário, uma vez que, se houver algum processo em curso, a Justiça pode até cancelar a negociação.

No caso do imóvel adquirido, é importante solicitar a certidão de propriedade com negativa de ônus, a Certidão Negativa de Débitos Tributários para garantir que o IPTU esteja em dia, e a Certidão de Débitos Condominiais, caso o imóvel fique num condomínio residencial.

5 – Procure no local certo: o ZAP Imóveis!

Por último, não poderia faltar a dica decisiva: procure seu imóvel dos sonhos no lugar certo. Não adianta visitar mil apartamentos ou casas que não têm nada a ver com seu estilo e não atendem suas necessidades. Vá direto ao ponto e procure no ZAP!

No ZAP Imóveis, você pode aplicar dezenas de filtros na sua busca, o que facilita muito a pesquisa e otimiza seu tempo. Assim, dá para encontrar a opção perfeita mais rapidamente.

No ZAP, tem os melhores imóveis para venda

Com essas dicas, na hora de comprar um imóvel, você terá muito mais tranquilidade. Agora, com as informações essenciais sobre o assunto, mãos à obra: visite o site do ZAP e pesquise os melhores imóveis à venda!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas