Zap Móveis

Saiba o que é indispensável para decorar o quarto do bebê

Spread the love

Decorar o quarto infantil e algo que exige mais do que pensar somente na beleza do local. E preciso garantir tambem praticidade e economia de espaco, alem da seguranca do pequeno.

quarto-de-bebe

Quarto de bebe precisa de moveis funcionais e seguros. (Foto: Shutterstock)

 

+ Camas embutidas sao alternativas para espacos pequenos

+ Saiba quais sao as tendencias de cabeceira de cama

O primeiro passo e escolher quais moveis farao parte da decoracao do quarto do bebe. Pecas como berco, comoda, poltrona de amamentacao, armario e mesinha de apoio sao indispensaveis e precisam ser organizadas no ambiente.

“O ideal e comprar bercos que virem caminhas, pois isso valoriza o investimento. E lembre-se sempre de observar se os moveis tem o selo de qualidade do Inmetro”, diz Carol Lovisaro, designer de interiores do escritorio Lovisaro Arquitetura + Design.

A escolha do mobiliario deve contar com pecas funcionais. O recomendado e apostar em caixas organizadoras, prateleiras, nichos e moveis multiuso com gavetas. Mas nada em excesso. A dica e comprar pecas que possam ser reaproveitadas a medida que o bebe cresca.

[smartslider3 slider=72]

Bercos que viram camas e trocadores embutidos nos guarda-roupas sao alguns exemplos. Outro aspecto importante durante o planejamento do quarto infantil e pensar sobre a maneira ideal de arrumar os moveis. Itens relacionados – como o berco e a poltrona – precisam estar proximos, facilitando o trabalho.

O quarto do bebe precisa ainda ter boa circulacao nos corredores. E importante nao usar itens desnecessarios e pensar na proporcao dos moveis (evite pecas gigantes ou camas junto ao berco quando ninguem dormir junto da crianca).

A amplitude no quarto e conseguida tambem por meio de elementos como nichos abertos, gavetas debaixo da cama e prateleiras. A grande vantagem destes recursos e a possibilidade de incluir caixas personalizadas – feitas de tecido, papel de parede ou de junco – dentro deles e ganhar mais espaco. Os brinquedos podem ser guardados em baus ou cestos com rodizio (de plastico ou MDF, mais baratos e faceis de limpar).

A proxima etapa da decoracao e garantir a seguranca do pequeno. Os moveis nao devem ser pontiagudos e, quando necessario, invista em protetores de quinas. Lembre-se tambem de que apenas os brinquedos que puderem ser usados pelo bebe devem estar ao alcance dele, isso impedira possiveis acidentes.

Cuide ainda de retirar objetos ou moveis que sirvam de apoio as criancas, permitindo “escaladas” improprias. O recomendado e afastar o berco da janela e deixar os brinquedos preferidos delas em locais seguros e de facil alcance.

Outro item importante na decoracao do quarto do bebe e o trocador. O movel deve ter 90 cm de comprimento e 60 cm de largura, alem de espaco suficiente para algodao, agua, remedios, lixo e, claro, fraldas. E nao se esqueca de tirar a peca do ambiente logo que o bebe crescer.

“Nao faz sentido manter itens fora do contexto da crianca. A poltrona de amamentacao, por exemplo, deve sair logo apos o pequeno desmamar”, afirma Anna Novaes, arquiteta da Conseil Brasil Arquitetura e Interiores. “Da mesma maneira, e ruim adiantar os processos e ter mesas e cadeiras quando o pequeno mal engatinha.”

E a reforma vai alem. E fundamental usar materiais de facil limpeza nos moveis, sendo o camurca sintetico uma opcao lavavel para os estofados. Abuse ainda em moveis de madeira ou revestidos por laca (fique atento somente para nao riscar a peca).

“Outro truque decorativo e usar papeis de parede vinilicos, pois duram bastante e tem facil manutencao”, afirma Paula Magnani, arquiteta. O cuidado com a limpeza exige tambem preocupar-se com o uso de tapetes. De preferencia aos modelos antialergicos, sinteticos e de pelo baixo (que acumulam menos poeira).

Estudar as cores do ambiente e mais um ponto da decoracao. Procure se esquecer dos itens repletos de estampas e tons chamativos. O recomendado e abusar de cores neutras – bege, branco e cinza – e usar o colorido apenas nos detalhes. “Saiba que o excesso deixa a crianca agitada, mas a falta nao estimula seus sentidos”, afirma Carol.

“O ideal e haver bom senso, ja que o bebe precisa conhecer o quarto de maneira agradavel”, diz. Uma alternativa para fugir do obvio e decorar com as cores lilas e o amarelo, alem de outras tonalidades em pastel.

Mas a decoracao do quarto do bebe so fica completa com a presenca de itens decorativos. E os quadros ajudam nesta tarefa. Ambientes amplos podem receber obras de grande porte ou bonitas composicoes. Escolher a segunda alternativa, no entanto, exige pensar sobre a arrumacao e o tipo de moldura.

Armacoes com detalhes, formatos diferentes e cores vibrantes estimulam o interesse das criancas, alem de trazer alegria a decoracao. “Decorar com fotos preto e branco e molduras coloridas e uma boa alternativa. E vale tudo nas combinacoes! Desde misturar formatos ate fazer montagens divertidas”, diz Marcia Brunello, decoradora.

*site parceiro do ZAP (www.arkpad.com.br/blog)

O blog conta com posts sobre o mundo da arquitetura, do paisagismo e do design. E possivel encontrar novidades, projetos internacionais, entrevistas com arquitetos consagrados e dicas para decorar a casa.

 

+ Especial quarto de bebe – Veja 16 ideias inspiradoras

+ Luz para quarto de bebe deve trazer conforto. Saiba escolher

+ Confira objetos para decorar quarto de crianca com tema da Turma da Monica

+ Veja 5 dicas para fazer a iluminacao correta dos ambientes

+ Guarda-roupa tambem faz parte da decoracao. Veja modelos

+ Pufes que imitam pedras criam ilusao de otica no ambiente

+ Apps de paletas de cores ajudam na escolha da decoracao

+ Casa do futuro tem comodos que mudam de lugar

+ Quartos femininos com estilo: Veja qual e o seu

+ Apartamentos pequenos exigem truques de decoracao

 

+ Quer receber mais dicas de decoracao e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaco para comentarios desta materia. Os dados nao serao publicados nessa pagina

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas