Zap Móveis

Quais são os 7 fatores que influenciam a valorização de imóvel?

valorização de imóvel
Spread the love

Antes de comprar um imóvel, é preciso analisar vários fatores, como o tamanho e as condições da propriedade, além do preço, pois trata-se de um investimento. Por isso, você precisa saber quais fatores influenciam a valorização de imóvel.

A tendência é que as propriedades se valorizem ao longo do tempo. Isso significa que, se você comprar um imóvel hoje por um determinado preço, provavelmente conseguirá vendê-lo por um valor maior depois. Portanto, você precisa saber como calcular a valorização de um imóvel.

7 aspectos que influenciam a valorização do imóvel

valorização de imóvel

Há vários aspectos que levam à valorização de imóvel. Sendo assim, você precisa levar cada um deles em consideração antes de adquirir uma propriedade. Confira a seguir quais são os principais fatores que influenciam o aumento dos preços dos imóveis.

Localização

A localização é o principal aspecto que aumenta a valorização de imóvel. Isso porque, dependendo da região na qual a propriedade foi construída, as chances de o preço daquele imóvel aumentar ao longo do tempo são grandes.

As propriedades que ficam em bairros nobres ou no centro da cidade costumam apresentar uma valorização considerável após alguns anos, já que elas estão em áreas que oferecem uma boa rede de transporte público, hospitais, escolas e uma ampla rede de comércios.

Diante disso, antes de comprar um imóvel, verifique quais são os serviços que a região na qual a propriedade está localizada oferece e se há centros médicos, escolas e supermercados na vizinhança.

Infraestrutura

A infraestrutura do bairro no qual a propriedade está localizada também influencia a valorização de imóvel. Por isso, antes de adquirir qualquer imóvel, verifique as condições das ruas, calçadas e da iluminação pública daquela vizinhança.

Segurança

Outro fator determinante para a valorização de imóvel é a segurança da vizinhança, pois as propriedades localizadas em bairros onde ocorrem muitos assaltos correm o risco de não se valorizarem ao longo do tempo.

Logo, antes de comprar um imóvel, verifique qual é o índice de assaltos na região onde ele está localizado. Além disso, priorize propriedades que fiquem em condomínios ou em ruas que ofereçam uma segurança reforçada, com câmeras estrategicamente posicionadas e com profissionais de vigilância que fazem a segurança do local.

Condição do imóvel

De nada adianta o imóvel ter uma boa localização e estar em uma vizinhança segura se não estiver conservado. Nesse sentido, é importante deixar a manutenção da propriedade em dia, ou seja, garantir que a rede elétrica e a rede hidráulica estejam funcionando corretamente.

Além disso, é importante fazer reparos para acabar com problemas como infiltração e mofo. Caso o imóvel seja antigo, pode valer a pena fazer uma reforma para aumentar o valor de mercado dele.

Se o imóvel estiver localizado em um condomínio, também é importante que a estrutura do condomínio esteja conservada; caso contrário, as unidades imobiliárias localizadas ali podem se desvalorizar.

Áreas de lazer

Se você está pensando em comprar um imóvel residencial, saiba que as áreas de lazer também podem influenciar muito a valorização da propriedade. Nos últimos anos, as construtoras têm entregado empreendimentos com muitas opções de lazer, o que levou as pessoas a valorizarem ainda mais essas áreas.

Dessa forma, antes de adquirir um imóvel, verifique quais áreas de lazer ele disponibiliza para os moradores e prefira comprar uma propriedade que tenha salão de festas, área gourmet, piscina e quadra poliesportiva.

Tamanho

O tamanho, por sua vez, é um outro aspecto que influencia o aumento do preço do imóvel. Na maioria das vezes, as propriedades maiores costumam apresentar uma valorização mais significativa em relação aos imóveis pequenos.

Documentação

Outro fator que pode influenciar a valorização de imóvel é a documentação da propriedade, visto que os imóveis que possuem alguma pendência na prefeitura ou que estejam em processo de inventário podem ficar desvalorizados.

Desse modo, se você quer garantir a valorização da sua propriedade, deve cuidar para que a documentação do imóvel esteja completamente de acordo com a legislação vigente.

O que é índice de valorização de imóveis?

O índice de valorização de imóveis é um indicador que serve para comparar o valor de mercado de uma propriedade hoje com o custo de aquisição dela. Os principais índices de valorização de imóveis atualmente são:

  • Índice FipeZap;
  • Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial (IGMI-C);
  • Índice Geral de Preços Imobiliários.

Se você está pensando em vender a sua propriedade, seja ela residencial ou comercial, vale a pena analisar esses índices para saber qual é a situação atual do mercado imobiliário e, dessa forma, analisar se é o momento certo para vender o seu imóvel.

Encontre o imóvel ideal para você no ZAP

Agora que você já sabe quais são os principais fatores que influenciam a valorização de imóvel, já pode começar a procurar uma propriedade com grandes chances de apresentar uma valorização nos próximos anos.

Para facilitar a sua busca, use o site do ZAP Imóveis. Nosso site possui uma grande variedade de propriedades localizadas em diversas cidades brasileiras. Além disso, no ZAP, você encontrará imóveis para todos os gostos e para todos os bolsos.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas