Zap Móveis

Como vender imóvel? Confira 6 dicas

Spread the love

Afinal, como vender imóvel? Essa pode ser considerada a “pergunta do milhão” para muita gente!

Brincadeiras à parte, a verdade é que esse processo demanda muita dedicação, tempo disponível, além de conhecimento sobre o assunto.

Vender um imóvel pode ser um processo complexo e desafiador, mas com o planejamento certo e algumas estratégias eficazes, você pode tornar essa experiência mais simples e lucrativa — e ter sucesso na venda da propriedade.

Se você está procurando dicas sobre como vender imóvel rápido, saiba que isso é possível, sim, mesmo em épocas consideradas ruins para o mercado imobiliário.

E ninguém melhor do que o ZAP para ajudar você com essa, não é mesmo?

Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber antes de negociar seu imóvel, desde dicas de ações e documentações necessárias até, é claro, onde e como vender imóveis.

Acompanhe o conteúdo abaixo até o final e boa leitura!

Não sabe o que é corretagem de imóveis? Temos um artigo no blog sobre esse tema para tirar todas as suas dúvidas: leia aqui na íntegra.

Quais documentos são necessários para vender imóvel?

A documentação é um aspecto crucial na venda de um imóvel, pois garante a segurança jurídica tanto para o vendedor quanto para o comprador. 

Por meio dela, é possível garantir a segurança jurídica necessária e evitar fraudes, ter direitos e obrigações bem definidos, agilidade e eficácia no processo, além de ter toda a transparência necessária para que a transação seja bem sucedida.

Acompanhe abaixo quais os documentos necessários nesse processo:

Documentos do vendedor

Para realizar a venda de um imóvel, o vendedor precisa ter em mãos:

  • RG e CPF;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de estado civil;
  • certidões negativas pessoais;
  • certidão conjunta de débitos relativos a tributos federais e à dívida ativa da União.

Documentos do imóvel

Já da parte do imóvel, é preciso apresentar no processo de venda os seguintes documentos:

  • habite-se;
  • certidão de ônus reais;
  • planta baixa do imóvel;
  • matrícula do imóvel atualizada;
  • certidão negativa de débitos de IPTU;
  • declaração de quitação de foro e laudêmio;
  • declaração de quitação de energia elétrica e água;
  • certidão de quitação de taxas condominiais, quando aplicável.

Como vender imóvel?

Vender imóvel com sucesso exige planejamento, organização, profissionalismo e uma boa dose de paciência.

No entanto, com algumas boas práticas, é possível tornar esse processo mais eficiente e até mais rápido; a gente te dá algumas dicas logo abaixo:

1. Atualize contas e documentos

Seja por meio de financiamento imobiliário, seja por um pagamento à vista, todo imóvel à venda precisa ter toda a papelada em dia. 

Inclusive, esse é um ponto que atrapalha muitos que querem vender um imóvel rapidamente.

Portanto, além de quitar todas as contas atrasadas, verifique se toda a documentação do seu imóvel está em dia, como a escritura, a matrícula, comprovantes de quitação de IPTU e demais documentos que citamos acima.

2. Cuide da limpeza e aparência do seu imóvel

A princípio, a limpeza é um detalhe que passa despercebido para muitos, mas pode ser determinante para a venda de imóveis — afinal, como diz o ditado popular: a primeira impressão é a que fica!

Em outras palavras, a casa ou o apartamento à venda deve estar impecável no fator limpeza. Já imaginou a quantidade de pessoas que se sentiriam incomodadas ao visitar um imóvel sujo e/ou malcheiroso? 

Portanto, invista em uma boa higienização antes de qualquer visita!

3. Invista em melhorias e pequenas reformas

Sabe aquela porta emperrada ou até mesmo aquele vaso sanitário em que a descarga não está funcionando? Problemas como esses devem ser resolvidos antes mesmo de anunciar um imóvel.

Assim como a dica da limpeza logo acima, é fundamental garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente, para que o possível comprador não tenha uma má impressão da sua propriedade.

Ainda, quando o assunto é como vender imóvel, devemos sempre considerar que uma boa reforma pode ser interessante para destacar e valorizar sua propriedade: a ideia dela é mostrar ao comprador que o local está muito bem conservado. 

Uma quantidade mínima de pequenos reparos pode fazer os interessados desistirem do imóvel, pensando principalmente em gastos adicionais para arrumar tudo o que for necessário.

4. Seja flexível e aberto a negociações

Ao ser flexível quanto ao preço e condições de pagamento, você atrai um número maior de potenciais compradores, e isso aumenta as chances de receber ofertas competitivas.

Ainda, a flexibilidade permite que você atenda a diferentes perfis de compradores, desde investidores até famílias em busca de um novo lar.

Esteja aberto a ouvir as propostas e necessidades dos compradores, pois isso melhora a comunicação e cria um ambiente de confiança; aceitar pagamentos parcelados ou condições de financiamento pode ser crucial para muitos compradores.

Inclusive, você sabia que aqui no ZAP o seu anúncio rende contatos onde você fala diretamente com o potencial comprador interessado no seu imóvel? Anuncie no maior portal imobiliário do Brasil para ter mais alcance no seu anúncio!

5. Invista em um anúncio interessante

Investir em um anúncio interessante e bem-elaborado pode ser crucial para a venda rápida e eficaz de um imóvel!

Um anúncio atraente destaca seu imóvel no mercado, atraindo mais potenciais compradores e facilitando o processo de venda.

Atente-se a escrever uma boa descrição que destaque os principais pontos fortes e diferenciais do imóvel (como localização, infraestrutura, comodidades) — isso atrai mais interesse!

Criar anúncios que falem diretamente ao perfil ideal do comprador (famílias, jovens profissionais, investidores) torna a comunicação mais eficaz; ainda, oferecer tours virtuais permite que os compradores explorem o imóvel à distância, aumentando o interesse e a conveniência.

No ZAP você pode anunciar seu imóvel para venda com planos de acordo com a sua necessidade: aqui, você vende sua casa ou apartamento rapidinho! Vem saber mais aqui.

6. Tire boas fotos

Fotos de alta qualidade criam uma impressão positiva imediata, capturando a atenção dos compradores em potencial e incentivando-os a saber mais sobre o imóvel: por isso, invista nelas!

Imagens atraentes destacam o imóvel entre as muitas opções disponíveis online, aumentando o interesse e a probabilidade de cliques no anúncio.

São algumas boas dicas:

  • aproveitar ao máximo a luz natural para garantir fotos nítidas;
  • certifique-se de que os ambientes estão limpos e organizados, removendo objetos pessoais e desordem;
  • utilize uma câmera de boa qualidade ou um smartphone com uma câmera de alta resolução;
  • tente capturar os espaços de ângulos amplos para mostrar a real dimensão dos cômodos.

7. Anunciar seu imóvel online

Para potencializar as chances de vender seu imóvel com mais rapidez, anunciar a propriedade em um portal imobiliário é essencial!

Diferentemente dos métodos tradicionais, os anúncios online estão disponíveis para visualização 24 horas por dia, 7 dias por semana: isso significa que seu imóvel pode ser visto a qualquer momento, aumentando as chances de receber contatos de interessados a qualquer hora do dia.

Aqui, você sabe que pode contar com o ZAP para garantir a visibilidade do seu imóvel para milhares de potenciais compradores diariamente: somos o maior portal imobiliário do país!

A gente oferece planos de acordo com a sua necessidade de anúncio, em um portal de fácil navegação onde você recebe os contatos diretamente dos interessados: são mais de 4 milhões de contatos por mês!

Quer anunciar aqui no ZAP? Vem conferir nossos planos e vender seu imóvel rapidinho!

Como deve ser feito um contrato de compra e venda de imóvel?

Um contrato de compra e venda de imóvel é um documento legal essencial que formaliza o acordo entre o vendedor e o comprador sobre a transação do imóvel. 

Para garantir que o contrato seja juridicamente válido e proteja os interesses de ambas as partes, ele deve conter várias informações e seguir certos procedimentos. 

Separamos aqui os elementos principais que devem estar presentes em um contrato de compra e venda de imóvel:

  1. identificação das partes;
  2. descrição do imóvel, incluindo localização e detalhes específicos;
  3. preço e forma de pagamento;
  4. condições da venda, incluindo entrega do imóvel e estado do mesmo;
  5. obrigações das partes;
  6. cláusulas penais;
  7. disposições gerais.

Para que o contrato seja formalizado, é preciso que ambas as partes assinem, de preferência com a presença de testemunhas; depois disso, as assinaturas devem ser reconhecidas em firma.

Vale lembrar também que a escritura pública do imóvel deve ser lavrada e registrada no Cartório de Registro de Imóveis, efetivando a transferência da propriedade para o comprador.

Dicas para turbinar o seu anúncio de venda de imóvel no ZAP

Se você precisa de rapidez na venda do seu imóvel, agilidade no processo de negociação e menos burocracia, acesse nosso site e faça o seu cadastro!

Antes disso, veja três dicas valiosíssimas sobre como anunciar imóveis da maneira certa:

  • capriche na descrição do seu imóvel (fale bem da região e o que ele tem de melhor);
  • tire fotos incríveis (se for possível, faça isso de dia, com luz natural e câmera na horizontal sempre);
  • mantenha as suas informações atualizadas.

Anuncie com o ZAP para vender o seu imóvel com mais rapidez e segurança! Confira aqui as condições no site.

Anuncie já seu imóvel no ZAP!

Hoje, você viu que vender imóvel exige planejamento, paciência e atenção aos detalhes — mas não precisa ser uma tarefa árdua!

Ao seguir os passos descritos neste guia, você estará bem preparado para enfrentar o mercado imobiliário e alcançar o melhor resultado possível na venda do seu imóvel.

Ainda, investir em um anúncio interessante e de alta qualidade é essencial para maximizar a visibilidade, atratividade e eficácia na venda de um imóvel. 

Um bom anúncio não apenas atrai mais compradores, mas também facilita o processo de venda, diferenciando seu imóvel no mercado competitivo e até tornando a venda mais rápida do que em comparação a anúncios sem investimento.

Não se esqueça de contar com o ZAP nessa: somos o maior portal imobiliário do Brasil e referência no ramo; estar no ZAP é sinônimo de ser visto por milhares de pessoas interessadas todos os dias! Anuncie com a gente aqui!

Anuncie com ZAP

E anuncie

Aproveite o ZAP
E anuncie

Rápido e fácil

Não perca tempo Clique aqui

Quer mais dicas e conteúdos como este? Acesse aqui o blog do ZAP.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas