Zap Móveis

Taxa de financiamento imobiliário: saiba tudo sobre a burocracia

quais as taxas de financiamento imobiliário
Spread the love

Está buscando o apartamento ou a casa dos seus sonhos e não sabe por onde começar? Entre tantas novas informações, tantos documentos e procedimentos, um ponto importante é a taxa de financiamento imobiliário que você vai pagar.

Quais são as principais taxas administrativas?

Quando a aquisição do imóvel ocorre por meio de financiamento imobiliário, há alguns encargos envolvidos na transação. Basicamente, essas taxas correspondem aos gastos e aos juros cobrados pela instituição financeira para a concessão do crédito imobiliário. 

Os juros aplicados em cada prestação paga garantem o lucro da financiadora. Além disso, outros encargos administrativos fazem parte do financiamento, como as taxas de avaliação do imóvel e avaliação jurídica. Elas devem ser pagas no momento em que a linha de crédito é aberta.

O que diz o superintendente-geral da Abecip?

Segundo Carlos Eduardo Fleury, superintendente-geral da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), as taxas pagam os custos operacionais das instituições bancárias em atividades como verificar se o valor de compra do imóvel é compatível com o de mercado e checar se a documentação está em dia.

“É necessário saber se o comprador tem capacidade de pagamento e verificar se o imóvel tem algum impedimento jurídico para a negociação”, afirma. Ele ressalta que essas medidas tornam a transação mais segura para o comprador.

A Caixa Econômica Federal cobra o valor do financiamento na abertura da linha, mas não as taxas de avaliação do imóvel e análise jurídica. O Banco do Brasil é um dos que têm as tarifas mais baixas, seguido do Itaú.

Também há a taxa de administração, que não precisa ser paga no ato da abertura do crédito. Ela vem embutida nas parcelas do financiamento e é cobrada por grande parte dos bancos. Todos esses valores e essas taxas são variáveis e podem sofrer mudanças conforme o financiamento selecionado.

Conheça as taxas de financiamento imobiliário administrativas

  • abertura de crédito: não é cobrada por todos os bancos, mas costuma corresponder a cerca de 1,5% do valor do financiamento, sendo paga à vista;
  • avaliação do imóvel: é cobrada à vista, antes da liberação do crédito. Ela é o custo que o banco atribui por checar se o valor da compra está compatível com o de mercado;
  • análise jurídica: cobrada à vista na abertura do crédito, essa tarifa banca custos operacionais de verificação dos documentos do comprador, do vendedor e do imóvel;
  • administrativa: essa taxa paga custos de manutenção do crédito, e a cobrança já vem inclusa no valor das parcelas.

Taxas de juros: veja o que incide na sua prestação

quais as taxas de financiamento imobiliário

Sempre que não podemos realizar o pagamento à vista, é necessário calcular o valor da taxa de juros imobiliário demandada na solicitação do crédito imobiliário. Essa informação é muito importante para você fazer uma previsão sólida sobre os gastos com seu financiamento, considerando que ele dura cerca de 35 anos.

Selic

Outra taxa importante para colocar na sua lista de quais são as taxas de financiamento imobiliário que influenciam o financiamento do seu imóvel é a Selic. Ela é a taxa básica de juros da economia brasileira e é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

A poupança é o principal recurso utilizado pelas instituições para o financiamento de imóveis com o custo de 70% da Selic para os bancos. Dessa maneira, quanto mais alta é a taxa Selic, mais as instituições de crédito imobiliário vão pagar pelos recursos usados para o financiamento.

Quais são os tipos de financiamento?

Você encontra principalmente quatro modalidades de financiamento: usando a Taxa Referencial (TR); crédito imobiliário segundo índice de poupança; financiamento da Caixa usando o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo); e juros prefixados sem correção (taxa fixa).

Em cada uma dessas modalidades, os cálculos consideram fatores como a inflação, a taxa Selic e os índices mencionados para chegar a um plano de prestação e cobrança de juros mais adequado ao seu perfil.

O financiamento por meio da TR é uma das modalidades conservadoras. Nele, você paga as taxas de juros prefixadas junto à Taxa Referencial (TR). Já por meio da taxa fixa, não há correção do saldo devedor e da prestação pela TR: paga-se somente uma taxa de juros fixa por todo o prazo do financiamento, já conhecida na contratação.

Desse modo, cada pessoa pode fazer uma avaliação das condições e dos tipos de empréstimos, a fim de tomar uma decisão completamente informada. Para isso, é imprescindível fazer uma comparação dos valores aplicados por cada instituição financeira e se preparar para a compra.

Blog do ZAP: confira mais informações sobre o financiamento imobiliário

Agora que você já sabe as principais informações sobre a taxa de financiamento imobiliário, que tal  conhecer mais sobre outras burocracias? O blog do ZAP Imóveis ajuda você a se atualizar sobre todas as etapas do financiamento. Confira os conteúdos!

Além disso, queremos que você encontre o lar dos seus sonhos! Visitando nosso site, você pode navegar pelos nossos filtros e buscar imóveis para alugar ou vender de acordo com suas necessidades. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas