Zap Móveis

Calculadora FipeZAP mostra se compensa comprar ou alugar um imóvel

calculadora contas.zapimoveis
Spread the love

 

Na hora de buscar um lugar para morar, muitas pessoas têm dúvida do que é mais vantajoso: alugar ou comprar um imóvel. Para facilitar a decisão, uma nova ferramenta, criada pelo ZAP em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), revela ao usuário o que vale mais a pena. O sistema é capaz de informar até quanto vale a pena pagar por mês no aluguel e quando é hora de entrar em um financiamento.

Como funciona? A Calculadora FipeZAP apresenta o valor máximo que vale a pena pagar pelo aluguel ao mês, de acordo com as informações preenchidas pelo usuário. O sistema faz a análise para imóveis nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A calculadora considera que os preços de venda e de locação dos imóveis variam 6% ao ano e que os imóveis se depreciam a uma taxa de 1% ao ano, o que equivale dizer que o consumidor precisa desembolsar em torno de 1% de todo seu investimento por ano com manutenção do imóvel.

Para fazer as contas, a calculadora computa em cada instante qual é o valor efetivamente gasto tanto na opção de compra quanto na opção do aluguel. Os cálculos são completos e levam em consideração a taxa de juros do financiamento imobiliário, os custos com cartórios e seguro fiança, entre outros fatores.

A  ferramenta também contribui para o trabalho de vendedores e de investidores do mercado imobiliário na hora de orientar seus clientes.

Leia mais:

ZAP lança ferramenta que informa o preço estimado do seu apartamento

Advogada esclarece dúvidas de leitores sobre mercado imobiliário

Veja o que não pode faltar no contrato de compra do imóvel

Saiba quais as opções de financiamento imobiliário

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas