Zap Móveis

Conheça os principais tipos de garantia de aluguel

Imagem de uma pessoa mostrando uma miniatura de casa e uma chave
Spread the love

Antes de se mudar para um imóvel alugado, o futuro inquilino precisa garantir que poderá pagar para morar ali ao dono do local. Para isso, existem alguns tipos de garantia de aluguel que podem ser apresentados ao proprietário visando comprovar que o possível morador tem condições de arcar com as despesas exigidas.

O blog do ZAP Imóveis reuniu as principais formas de garantia de aluguel, caso tenha a intenção de morar em um imóvel alugado ou alugar uma propriedade sua para outra pessoa. Entenda, nas próximas linhas, as características de cada uma delas e veja qual é a melhor opção para você!

Fiador

Na maioria dos casos, o contrato de aluguel tem duração de um ano, com previsão de multa caso seja quebrado por qualquer uma das partes envolvidas antes do tempo. Um dos tipos de garantia de aluguel mais conhecidos é o fiador

Na prática, isso significa colocar, no contrato, uma pessoa que comprove ter condição financeira suficiente para assumir as obrigações do inquilino, caso o aluguel não seja pago em dia. 

Comumente, o fiador coloca um imóvel próprio quitado e sem irregularidades, localizado em qualquer cidade do Brasil, como garantia. Além disso, sua renda mensal deve ser, pelo menos, três vezes maior que o valor mensal do aluguel em questão. 

É possível escolher qualquer pessoa para ser o fiador. No entanto, dificilmente alguém que não seja integrante da família do inquilino aceita essa responsabilidade. Isso porque, se nenhum dos dois fizer os pagamentos de forma correta, o imóvel do fiador é penhorado.

Caução

Entre os tipos de garantia de aluguel, está o cheque caução, pagamento antecipado de um valor — comumente, o equivalente a três meses de aluguel, depositado em uma caderneta de poupança. Assim, ele pode ser restituído ao proprietário quando acabar a locação do imóvel, junto aos juros e à correção monetária do período. 

Se houver débitos pendentes, o locador consegue descontar desse valor que será restituído. Outra possibilidade é registrar bens do inquilino, como um carro ou outro imóvel, no Cartório de Títulos e Documentos ou de Imóveis, para atestar que o bem está comprometido naquele período.

A caução hipotecária é a garantia dada por meio da hipoteca. Funciona assim: um imóvel fica ligado ao contrato de aluguel e pode ser penhorado caso haja inadimplência do inquilino. A fim de escolher essa garantia, o futuro morador precisa exibir a escritura pública do imóvel quitado.

Dessa forma, a hipoteca consegue ser realizada no cartório e registrada na matrícula do imóvel dado como garantia. Na rescisão do contrato, é necessário emitir uma carta no Cartório de Registro de Imóveis para dar baixa na hipoteca e liberar o imóvel da restrição — isso se não ocorrer nenhum débito com a locação.

Imagem de uma pessoa mostrando um documento para outra

Seguro-fiança

Menos popular que os outros tipos de garantia de aluguel, o seguro-fiança é a compra de uma apólice de seguro, como a de um veículo. O inquilino deve procurar uma instituição financeira que tenha esse serviço e pagar para garantir que o locador vai receber em dia o aluguel, mesmo que o pagamento esteja atrasado.

Ou seja, em casos de inadimplência, a quantia que não foi paga pelo locatário será coberta pelo seguro. Os proprietários ainda podem pedir pela inclusão de outros gastos, além do aluguel, como IPTU, taxa de condomínio e despesas com ação de despejo.

O custo do seguro-fiança varia segundo o tipo de cobertura, o valor e a quantidade dos aluguéis, por exemplo. Essa garantia, geralmente, é o último recurso do locatário, afinal ele terá um custo extra todos os meses devido às parcelas do seguro, além do próprio aluguel. Porém, pode ser uma boa alternativa quando não há fiador ou dinheiro para caução. 

Título de capitalização

O título de capitalização é mais uma forma de garantia de aluguel. Ele é um produto vendido por uma seguradora e pode ser utilizado como pagamento se houver inadimplência por parte do locatário.

O valor gasto pelo inquilino para comprar o título de capitalização ficará parado durante um prazo predeterminado em uma conta da seguradora. Ele depende do custo do aluguel e de outros encargos, como condomínio e IPTU. 

Se a pessoa que alugou o imóvel cumpriu todas as obrigações e não cometeu nenhuma infração ao longo do tempo, poderá resgatar todo o valor do título de capitalização com o fim do contrato; pode, ainda, participar de sorteios, como em todo título de capitalização.

Saiba tudo sobre aluguel no blog do ZAP Imóveis!

Agora que você já sabe o que é garantia de locação, o que acha de conferir ainda mais conteúdos sobre aluguel? No blog do ZAP Imóveis, você encontra uma série de informações relevantes para quem está buscando uma casa para alugar ou deseja ser o locador de uma propriedade.

Explore nossos conteúdos e atualizações e fique por dentro dos temas mais importantes sobre o mercado imobiliário e o setor de construção civil. Leia nossos artigos sobre compra, venda e aluguel de imóveis e tire suas dúvidas a respeito desses assuntos. Acompanhe as novidades e se mantenha informado!

Conheça também o Zapway+! Uma plataforma que terá o aluguel de imóveis sem fiador e nem seguro-fiança. É uma solução prática e rápida para encontrar o lugar dos seus sonhos. Para conhecer mais, basta acessar o site e aproveitar. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas