Zap Móveis

Veja 7 dicas para vender ou alugar seu imóvel com segurança

Spread the love

Sabemos que o futuro da economia é incerto por conta da crise causada pelo novo coronavírus. Mas, se você possui um imóvel e está pensando em colocá-lo à venda ou locação, não desanime. As imobiliárias e os corretores estão fazendo inúmeras modificações para que as transações de venda e locação continuem funcionando perfeitamente, seguindo todas as recomendações e cuidados do Ministério da Saúde. Pensando nisso, a Revista ZAP em Casa listou 7 dicas para vender ou alugar seu imóvel com segurança. Confira:

1 – Contrate um corretor 

Como mencionamos acima, os corretores e imobiliárias estão se preparando para enfrentarem esse momento. Diversas medidas estão sendo adotadas para garantir a segurança entre todos os envolvidos.

Com certeza, um profissional habilitado e experiente conseguirá agilizar sua venda. Ele sabe como oferecer o imóvel, faz uma análise do valor e já tem uma carteira de clientes para consultar. “Além disso, junto com a imobiliária, o corretor se responsabiliza pela venda. Ele verificará a efetividade de toda a documentação”, diz André Silva, especialista em Mercado Imobiliário.

dicas para vender ou alugar um imóvel

Atente-se aos pontos para vender ou alugar um imóvel (Foto: Shutterstock)

 2 – Se possível, invista em bons anúncios

Tanto os corretores como os proprietários de imóveis possuem a chance de anunciar seus imóveis em portais segmentados do mercado. Com as medidas de distanciamento social impostas pelo Governo, a internet se tornou uma grande companhia para as pessoas. Dessa forma, quem está de olho em comprar ou alugar um imóvel tende a começar a sua jornada pesquisando na internet.

Um bom anúncio é fundamental para uma venda ou locação mais eficiente. Ele deve ter boas imagens, descrição mais completa possível, algumas informações sobre o bairro e comércios das proximidades e também o endereço completo. No caso de apartamentos, é fundamental colocar o tamanho (metragem) e os valores de condomínio e IPTU, que devem sempre estar atualizados. 

Ainda sobre anúncios, nos últimos dias cresceram ainda mais a busca por vídeos e tours virtuais, sendo assim, faça vídeos do seu imóvel, principalmente mostrando detalhes do imóvel que possam chamar atenção do usuário.

3 – Escolha canais com credibilidade 

Não adianta ter um anúncio completo que ninguém vê. Escolha portais especializados, com grande visitação e que tenham espaço para detalhar seu imóvel. Não esqueça de valorizar os que possuem aplicativos. Hoje, as pessoas usam o smartphone para praticamente tudo. “Os canais de divulgação são muito importantes. Os sites mais atualizados e os melhores portais são fundamentais para captação de clientes”, afirma o corretor de imóveis André Luiz Fernandes da Silva, da Gêmeas Imóveis, em Praia Grande (SP). 

4 – Amplie as possibilidades de contato 

Você é daqueles que só disponibiliza o e-mail e não responde por WhatsApp? Desculpe, mas seu imóvel vai ficar parado. Deixe aberto todos os canais de comunicação possíveis. Telefone, e-mail, mensagens. Cada vez mais as pessoas se comunicam por mensagens. Quer mesmo vender? Seja educado e responda sempre (e rápido), inclusive por redes sociais, como Facebook e Instagram. 

Falamos isso, pois acreditamos que o relacionamento é a base para bons negócios. Principalmente se tratando de compra ou locação de um imóvel.

5 – Mantenha o imóvel limpo 

Um espaço limpo e com boa manutenção deixa o comprador mais seguros e promove venda mais rápida. O proprietário que cuida bem do seu patrimônio encontrará maior facilidade em se desfazer dele. Condições ruins, fazem o comprador pedir descontos. Um imóvel bem cuidado promove vendas mais rápidas. “Não é necessária grande reforma, mas uma boa pintura sempre compensa”, opina o corretor de imóveis Rafael Sobrado Martinez. 

7 – Se possível use os novos modelos de negócio disponíveis no mercado

Já ouviu falar de ibuyer? Pois esse método pode fazer seu imóvel ser vendido na mesma hora. São empresas (sites) que avaliam moradias de forma automatizada e fazem suas ofertas. Basta fazer o cadastro do seu imóvel. Essas empresas compram, reformam e revendem.  O  valor oferecido costuma ser um pouco abaixo e há uma taxa que o vendedor paga para o site. Se você está com pressa, vale a pena conferir.

Outro modelo novo de negócio é o Home Staging, se você está vendendo ou alugando o seu imóvel, esse é mais um serviço disponível para você. É uma eficiente ferramenta que auxilia proprietários e corretores de imóveis à vender mais rápido, e vem conquistando seguidores que sabem que valorizar a imagem da sua casa para vender, pode valer muito mais dinheiro no bolso, e que vender um imóvel, não é simplesmente colocá-­lo à venda e deixá-­lo à espera do cliente encantado!

6 – Preço deve ser justo 

Das 7 dicas para vender seu imóvel, o preço é a mais importante. Esqueça o valor sentimental, ele não pode ser transferido para dinheiro. Fugir da realidade é um tiro no pé. E cuidado com corretores que jogam o preço lá em cima, só para conseguir exclusividade. “Devemos comparar com o metro quadrado do imóvel novo e pesquisar sobre imóveis à venda na região. E, acima de tudo, trabalhar com honestidade”, afirma Silva.  

  

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas