Zap Móveis

Segundo Índice FipeZAP, valor do aluguel manteve queda em setembro

Spread the love

Segundo o relatório deste mês divulgado pelo Índice FipeZAP, os preços de locação registraram queda nominal de 0,14% na passagem de agosto para setembro. Com isso, o Índice FipeZAP de Locação acumula variação de -2,94% em 2016 e de -4,28% nos últimos 12 meses. Em setembro, o preço médio do m² de locação nas cidades pesquisadas foi de R$ 30,08. Esse valor foi registrado nominalmente pela última vez no começo de 2013.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

De acordo com a pesquisa, se levar em consideração a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses (+8,48%), o Índice FipeZAP de Locação teve uma queda real de 11,76% neste período. Todas as cidades monitoradas pelo índice mostraram resultados inferiores à inflação, sendo que apenas em Curitiba não tivemos queda nominal no preço médio de locação.

curitiba

Curitiba não apresentou queda nominal (Foto: Shutterstock)

O relatório mostra que se compararmos o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Em setembro de 2016, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,4%.

Os preços anunciados para locação considerados para o cálculo do índice são para novos contratos. Normalmente reajustados automaticamente pelo IGP-M/FGV (Índice Geral de Preços do Mercado/ Faculdade Getúlio Vargas) ou por outros índices de correção. Assim, mostra de forma mais dinâmica como a demanda e a oferta por moradia estão se relacionando. Além disso, ao comparar o preço de locação com o preço de venda dos imóveis, é possível ter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Essa medida é importante para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atrativo em relação a outras opções de investimento.

+ Preço médio do m² teve aumento em setembro

+ Preço dos imóveis comerciais mostram queda em agosto

+ Valor do aluguel está no nível de 3 anos atrás

+ Segundo pesquisa, Goiânia é uma das cidades com o m² mais baixo

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas