Zap Móveis

Saiba o que é IPCA e como ele influencia no financiamento de imóveis

Imagem de ipca
Spread the love

Uma das maiores questões às quais você deve se atentar na hora de comprar o imóvel é o índice que entrará no cálculo do financiamento imobiliário, ou seja, o índice pelo qual será calculada a taxa de juros das parcelas. Recentemente, o IPCA entrou como uma das opções de financiamento, mas ainda há muitas dúvidas sobre o assunto.

Então, o que é IPCA e como o índice influencia o setor imobiliário? É vantajoso utilizar a opção, principalmente em relação à Taxa Referencial (TR)? Como calcular a taxa de juros? Essas são algumas das questões que vamos responder neste artigo.

Continue lendo o blog do ZAP Imóveis e saiba por que é importante entender o IPCA antes de comprar um imóvel. De qualquer forma, sempre é recomendável colocar tudo na ponta do lápis antes de fechar um negócio. Venha saber mais!

O que é IPCA?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mede a inflação dos preços de produtos na modalidade varejo. Criado em 1979, esse índice está embutido na maioria dos produtos que compramos, como os alimentos de mercado.

Quem calcula esse índice é o IBGE, que primeiro registra o preço de mais de 300 categorias de produtos e serviços. Depois, o instituto atribui pesos para cada produto e região no cálculo e estabelece o valor do IPCA. De modo geral, o índice estabelece a inflação estimada no país.

Dessa forma, entram no cálculo do IPCA desde os produtos mais básicos até os mais específicos, que também vão influenciar em diversos tipos de cobranças de juros. Um dos casos mais conhecidos é o Tesouro Direto. Em 2019, os financiamentos imobiliários também passaram a ser calculados pelo índice.

Qual é a importância do IPCA para o setor imobiliário?

A Caixa Econômica Federal (CEF) ampliou as modalidades de financiamento imobiliário para incluir a taxa do índice de consumo. Assim, os juros dos pagamentos das parcelas do imóvel serão atualizados mensalmente pelo índice.

Antes dessa medida, a principal forma de calcular os financiamentos imobiliários era a Taxa Referencial (TR), outro indicador geral da economia brasileira. Assim, tanto os compradores quanto os vendedores possuem mais formas de negociar imóveis.

Em relação ao reajuste do aluguel do IPCA, o índice de consumo também pode ser utilizado no cálculo. Para que essa modalidade seja implementada, é preciso que tanto proprietário quanto locador estabeleçam consenso para colocar o índice no contrato.

Diferença entre IPCA e TR

Uma das maiores questões quando se fala de IPCA de financiamento de imóvel hoje é em relação à diferença entre PCA e TR. Criada na década de 1990, a Taxa Referencial já foi o principal parâmetro de juros do Brasil. Esse é um dos índices de inflação dos financiamentos imobiliários e outros investimentos que entra no cálculo da poupança.

Até 2019, a Taxa Referencial era o índice mais utilizado para o financiamento imobiliário. Lembrando que a porcentagem do TR não é aplicada diretamente, mas guia a flutuação dos juros do financiamento. Porém, a partir de 2020, o IPCA se tornou um índice atrativo, e muitos contratos foram feitos a partir dessa nova opção.

Teoricamente, o índice de consumo é um índice mais baixo que a TR, mas tudo depende da época em que o contrato é realizado. Aliás, é possível mudar a modalidade do financiamento solicitando a portabilidade de crédito imobiliário, mediante acordo entre as partes envolvidas.

Imagem de ipca

Vantagens do IPCA

Como dissemos, historicamente, o IPCA é um índice mais baixo que o TR. Porém, tudo depende da época analisada. Com a subida dos preços dos produtos básicos, como arroz e feijão, o IPCA também sobe.

Quando a Caixa ampliou os financiamentos imobiliários para receber o índice de consumo, ele variava entre 2,95% e 4,95% ao ano, enquanto a TR alterava entre 8,30% e 9,95%. Outra vantagem é que as parcelas na modalidade consumo podem ser, no máximo, 20% da renda. Já no TR, o limite da parcela é 30%.

Desvantagens do IPCA

A principal desvantagem do índice é ser calculado mensalmente, podendo surpreender na variação mês a mês, enquanto a TR é anual. Por outro lado, na média anual, o índice se mostrou diversas vezes mais vantajoso que o TR.

Outra grande desvantagem é o tempo de financiamento do imóvel: no índice de consumo, o contratante tem no máximo 30 anos para pagar. Já na TR, o período aumenta para 35 anos. Há também a modalidade Prime, em que o valor das prestações é igual em, no máximo, 20 anos.

Qual modalidade escolher?

Agora que você já viu como funciona o índice de consumo no financiamento do imóvel, fica a pergunta: qual modalidade escolher? Novamente, não há respostas exatas. Você precisa estudar o mercado, perguntar aos corretores e procurar informações.

Uma das melhores formas de fazer isso é se informar com os textos do blog do ZAP Imóveis. Aqui, você fica por dentro das tendências do mercado, recebe guias de cidades onde pode morar e muito mais!

Outra dica é sempre checar nossa página ao procurar imóveis. Assim, você vai ficar por dentro das variações de preço no lugar onde deseja comprar ou alugar e até solicitar mais informações sobre o imóvel. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas