Zap Móveis

Conheça a história do bairro Tucuruvi, em São Paulo

horto florestal
Spread the love

Você sabia que o nome do bairro Tucuruvi, localizado na zona norte de São Paulo, vem do tupi-guarani e significa gafanhoto? No passado, este inseto era encontrado facilmente em fazendas da região e hoje se tornou símbolo da Escola de Samba que representa o distrito.

Horto Florestal tem entrada gratuíta (Fotos: Divulgação)

O Tucuruvi SP permaneceu como uma região rural por muito tempo, vindo a se tornar distrito apenas a partir do século XX. Até a década de 60, o trem da Cantareira era um dos únicos meios de transporte para acessar o bairro. Mas hoje a situação é bem diferente. Atualmente o local oferece aos moradores duas estações de metrô da linha azul: Tucuruvi e Parada Inglesa. Ela faz paradas em pontos importantes da cidade, como Santana, Sé, Paraíso e Ana Rosa e vai até o Jabaquara.

Com área de 9,00 km², o local registrou população de 98.438 pessoas em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As principais vias do bairro são as avenidas Tucuruvi, Mazzei, Luis Dumont Villares, General Ataliba Leonel, Guapira, Nova Cantareira, Água Fria e Coronel Sezefredo Fagundes.

Imagem ilustrativa do Shopping Metrô Tucuruvi, que deve inaugurar em outubro

O bairro Tucuruvi SP deve receber o Shopping Metrô Tucuruvi em outubro deste ano, que poderá absorver um pouco do público de outros centros de compras como Center Norte e D, que ficam nos arredores. O estabelecimento terá seis salas de cinema, 1.700 vagas de estacionamento e ligação direta da estação de metrô e do terminal de ônibus.

A Serra da Cantareira fica próxima ao bairro e é uma área que oferece ar puro em meio a riachos e represas presentes na mata atlântica. O Horto Florestal também é destino de muitos moradores, principalmente de famílias com filhos. Além de trilhas, o Parque tem área para piquenique, quadras, campo de futebol, palco para eventos e playground. A entrada é gratuita.

São Paulo: Conheça a história de Santana

São Paulo: Conheça a história do Jardins

São Paulo: Conheça a história do Brooklin

São Paulo: Conheça a história do Paraíso

São Paulo: Conheça a história do Ipiranga

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas