Zap Móveis

Confira o passo a passo para comprar imóvel

comprar imóvel
Spread the love

comprar imóvel

Veja dicas e sugestões para comprar imóvel em segurança (Foto: Shutterstock)

Você está pensando em se mudar e quer comprar imóvel em segurança? Saiba que existem muitas coisas para se fazer durante o processo de aquisição de um novo lar e nós vamos te ajudar com dicas e sugestões do que fazer, com o auxílio de especialistas do mercado imobiliário.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: conte o que você quer ver por aqui

A primeira coisa a se pesar é: alugar ou comprar imóvel? Antes de tudo você precisa avaliar seu poder aquisitivo, se tem condições de dar entrada em um apartamento e se pode fazer um financiamento. Outra dúvida que as pessoas têm é se é melhor comprar na planta ou usado. Se você está em dúvida do que fazer, assista ao vídeo abaixo:

Novo ou usado?

Se você já está decidido em comprar um imóvel, agora é hora de pensar se ele será novo ou usado. Cada opção tem sua particularidade, mas também muitas características diferentes. É preciso avaliar a melhor opção. Geralmente apartamentos mais antigos exigem reformas para que fique com a sua cara.

No vídeo abaixo, o arquiteto Gláucio Gonçalves e o arquiteto Wagner Bonato explicam quais são essas características e a que você deve estar atento no momento da compra.

Financiamento imobiliário

Depois de decidir se vai comprar um imóvel novo ou usado, chega a hora mais pesada que é a parte de pagamento. E, aí, como pagar aquele valor que nos parece um absurdo? A opção mais utilizada pelos consumidores é o financiamento imobiliário, mas ainda assim existem outras formas.

Você sabe como fazer e quem pode financiar um imóvel? O crédito imobiliário pode levar até 35 anos e a negociação é burocrática e depende de muitos detalhes. Assista ao vídeo abaixo e veja as dicas do consultor em crédito imobiliário Marcelo Prata.

Documentos para financiamento

Se você optar pelo financiamento vai precisar separar uma lista de documentos para poder prosseguir com a negociação junto ao banco. Primeiro é necessário apresentar os documentos de crédito para aprovação da instituição financeira. Com o crédito aprovado é preciso apresentar os documentos do imóvel para saber se pode ou não ser financiado. Por fim, deve-se apresentar os documentos dos vendedores para saber se tudo está em ordem com o imóvel.

No vídeo abaixo, o consultor em crédito imobiliário explica ainda melhor quais são esses documentos para fazer o financiamento.

Uso do FGTS para comprar imóvel

O FGTS é muito utilizado pelas pessoas que estão comprando um imóvel, mas existem algumas regras para isso. Você sabe quais são elas? A pessoa que quer usar o recurso precisa ter contribuído com o fundo de garantia por três anos, não pode ter nenhum financiamento ativo e não pode ser proprietário de outro imóvel. Essas são as três principais regras para utilizar o saldo do FGTS.

Outra forma de comprar imóvel é o consórcio imobiliário. No vídeo abaixo, Marcelo Prata explica sobre o uso do FGTS e também sobre a modalidade de consórcio.

Você sabe quando pode sacar seu saldo do FGTS de contas inativas? Nós contamos pra você.

Contrato de compra e venda

Chegou a hora de assinar o contrato de compra e venda do imóvel. A lista de documentos a ser apresentada é grande, mas é importante saber dessa parte mais burocrática para ter uma negociação segura.

A advogada Carolina di Lullo mostra pra você quais são os documentos que você dev e pedir ao vendor – pessoa física ou jurídica – e também do imóve. Mas, fique atento, o comprador também deve apresentar toda sua papelada.

Para saber mais sobre a extensa lista de documentos, clique no link em laranja.

ITBI e registro de imóveis

Feita a aquisição da nova casa, é preciso ainda pagar o ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) e registro de imóvel. Mas você sabe para que eles servem e quanto é o valor de cada documento?

O registrador de imóveis Sergio Busso explica tudo sobre ITBI e registro no vídeo abaixo. Tire suas dúvidas.

 

LEIA MAIS:

+ Mudanças no mercado imobiliário devem melhorar cenário

+ Preço do aluguel residencial tem nova alta em fevereiro

+ Confira dicas para vender mais rápido o seu imóvel

+ Busca por qualidade de vida influencia o mercado imobiliário

+ Saiba como declarar imóvel no imposto de renda 2017

+ Veja as dúvidas mais comuns sobre distrato imobiliário

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas