Zap Móveis

Apartamento mobiliado para alugar – veja quais são os cuidados 

Spread the love

Pensar em um apartamento mobiliado para alugar é buscar comodidade. Não tem problema com mudança e dor de cabeça com a compra e entrega de móveis. Porém, não esqueça: nada ali é do inquilino, portanto a responsabilidade é bem maior. Danos precisarão ser ressarcidos ao proprietário. 

Ao ver um apartamento mobiliado para alugar é sempre importante preparar um relatório detalhado de vistoria do imóvel, que inclui as condições do local e seus itens no momento da entrega de chaves. Esse relatório deve incluir fotos e detalhamento dos itens, e deverá ser assinado por locador e locatário como parte integrante do contrato”, explica a designer de interiores Giseli Koraicho

apartamento mobiliado para alugar

Apartamento mobiliado (Foto: Shutterstock)

É baseado no documento que, na devolução das chaves ao final do período de locação, ambas as partes poderão identificar o que foi danificado ou não. “Os detalhes do estado e da quantidade de cada item, tanto móveis quanto eletrodomésticos, precisam estar no contrato. Assim, locador e locatário estarão protegidos de possíveis imprevistos no futuro”, diz o 
designer de interiores Henrique Freneda. 

Se o móvel ou qualquer item apresentar danos após a locação, quem alugou será o responsável. Por isso, é importante saber se aquilo já estava quebrado antes do aluguel, aí o dono do imóvel deve arcar com os custos. 

Modificações 

Para fazer mudanças ou reformas em móveis, o inquilino precisa da autorização do dono, que poderá cobrar a devolução do móvel conforme entregue no início da locação. Ou seja, é preciso acordo entre as duas partes. Uma benfeitoria pode ser usada, por exemplo, para abater uma parte do aluguel, se o locador aceitar.  

apartamento mobiliado para alugar

De qualquer maneira, sempre dá para deixar o ambiente com a sua personalidade, mesmo com os móveis dos outros. “Algumas soluções simples como mantas, novas capas para estofados e almofadas, uma pintura em um móvel ou até mesmo na cor de uma parede, podem trazer personalização de acordo com o perfil do locatário. sem demandar grandes custos”, pontua Giseli Koraicho. 

Para Henrique Freneda, mesmo sem reformar, dá para deixar o apartamento a cara do novo morador. “Para isso, oriento a usar peças como capas de sofá, tapetes, cortinas, toalhas de mesa, entre outras que podem ser facilmente alteradas”.  

+ Encontro o imóvel ideal para você

+ Quer saber se você possui limite de crédito imobiliário aprovado?

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas