Zap Móveis

Descubra quais são os documentos necessários para locação de imóvel

Imagem de documentos necessario para locação de imovel
Spread the love

Se você está procurando uma residência para morar de aluguel, é preciso entender quais são os documentos necessários para locação de imóvel. Afinal, apesar de cada imobiliária ter um processo diferente para alugar, a documentação costuma seguir um padrão.

Pretende alugar um imóvel? Então confira, neste artigo, todos os documentos necessários na hora da locação. A seguir, ainda preparamos informações sobre documentações adicionais para casos específicos, além de modalidades de aluguel.

Documentos para alugar um imóvel para pessoa física

Na hora de fechar o negócio, existe uma lista de documentos necessários para locação de imóvel para dar entrada no pedido de aprovação da ficha para elaboração do contrato de aluguel.

Comprovante de renda 

O comprovante de renda do locatário serve para comprovar que ele terá condições de arcar com as despesas do aluguel. Nesse caso, diversos tipos de documentos podem ser solicitados. Os mais comuns são: holerite ou decore, carteira de trabalho, extrato bancário ou declaração de imposto de renda. 

Comprovante de residência

O comprovante de residência é fundamental na hora de fazer qualquer processo de locação. Lembrando que nem todas as contas são válidas para comprovação, dessa forma, o ideal é pedir para a imobiliária listar as possibilidades. Além disso, é importante atentar-se também à validade do documento, já que é preciso apresentar uma versão dos últimos três meses.

Identificação com foto e CPF

O documento de identificação também é necessário. As opções aceitas são documento de identidade ou carteira de habilitação, sendo que nelas deve constar o CPF colocado no contrato de locação.

Certidão de estado civil

Algumas imobiliárias ainda pedem a certidão de estado civil do locatário. Dessa forma, é preciso apresentar o documento atualizado, sendo que é geralmente exigida uma versão retirada nos últimos 90 dias.

Quais são os documentos para os outros casos?

Imagem de documentos necessario para locação de imovel

O locador ou a imobiliária ainda podem solicitar diferentes documentos necessários para locação de imóvel em casos de profissionais liberais, autônomos, aposentados e pessoas jurídicas. Isso porque o contrato para eles têm cláusulas específicas. Por isso, além dos dados pessoais, é preciso comprovar a renda.

Aposentados e pensionistas

No caso de contratos de aluguel para pensionistas e aposentados, é preciso que eles apresentem comprovantes de recebimento de aposentadoria ou pensão por meio de extrato bancário. Assim, é necessário emitir comprovações das movimentações dos últimos três meses.

Industriais e comerciantes

Já a pessoa jurídica, como indústrias e comerciantes, precisa ter em mãos o contrato social com a última alteração da empresa. Isso inclui mudança de sócio, proprietário ou administrador.

Nesse caso, os documentos necessários para locação de imóvel também incluem o cartão do CNPJ. Isso além do extrato bancário com as movimentações dos últimos três meses ou a declaração de rendimentos (Decore), que precisa estar assinada por um contador.

Profissionais liberais e autônomos

Assim como os dois casos citados acima, os profissionais liberais ou autônomos têm que apresentar o extrato bancário com a movimentação dos últimos três meses ou a declaração do Decore.

Como posso fazer a locação?

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para locação de imóvel, quando você for fazer o pedido de locação, a imobiliária vai te apresentar algumas opções de garantias locatícias para seguir com o processo.

Elas são usadas como forma de garantia caso o locatário não pague o valor mensal do aluguel. Para que você possa entender as principais alternativas, detalhamos cada uma a seguir. 

Fiador

Ter um fiador é uma das formas mais comuns de garantia na hora de fazer a locação. Nesse caso, se o locatário não pagar o aluguel, é o fiador que precisa arcar com a dívida. Para estar apto a essa função, a pessoa precisa ter pelo menos um imóvel quitado, além de uma renda que seja três vezes acima do valor do preço do aluguel.

Caução

Outra forma bastante usada é caução. Nessa situação, o locador pode exigir até três aluguéis antecipados. Além do valor, quem aluga também pode oferecer outros imóveis, como propriedades rurais, salas comerciais e até outra casa ou apartamento.

O locatário pode combinar a forma de pagamento do valor diretamente com o dono do imóvel. Mas, normalmente, é comum que a quantia seja paga à vista. Uma dica é guardar o comprovante até o final do contrato.

Seguro fiança

Caso você não tenha o dinheiro para pagar o calção ou não tenha quem seja seu fiador, pode optar pelo seguro fiança. Com ele, é possível assegurar o pagamento por meio de uma instituição financeira.

O preço do seguro muda de uma seguradora para outra. Dessa forma, o mais indicado é pesquisar em diversos lugares. No entanto, pode ficar tranquilo, pois ele é menor que o valor do calção e ainda pode ser parcelado em até 12 vezes.

Título de capitalização

Já o título de capitalização é uma contribuição que o locatário faz mensalmente. A vantagem dessa modalidade é que ela oferece prêmios em dinheiro e outros tipos de sorteio durante o prazo estabelecido em contrato. Depois desse período, o dinheiro investido pode ser resgatado com correção.

Encontre o imóvel para locação ideal no ZAP Imóveis!

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para locação de imóvel, que tal encontrar o seu próximo lar em poucos cliques? Para isso, conte com a ajuda do ZAP Imóveis e encontre apartamentos, casas, kitnet e flats que combinam com a sua necessidade.

Para facilitar sua procura, você pode usar os filtros de valor, preço e quantidade de cômodos para buscar a opção que ideal para você. Encontre também alternativas de anúncios com possibilidade de vídeo e tour virtual para fazer uma pré-avaliação do imóvel.

Encontre aqui seu futuro lar

As melhores opções

No ZAP tem
As melhores opções

Alugue com rapidez

E facilidade Confira

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas