Zap Móveis

Você sabe o que é sociedade de crédito imobiliário?

Imagem de uma mulher olhando a tela de um computador
Spread the love

No Brasil, quem deseja negociar um imóvel, por compra ou venda, pode contar com diversas formas de financiamento. Uma delas é pela Sociedade de Crédito Imobiliário (SCI), que funciona interligada às instituições financeiras, mas possui outro modo de funcionamento.

Para quem vai comprar um imóvel novo e quer correr menos riscos em relação aos índices financeiros, optar por uma SCI pode ser vantajoso. Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o funcionamento de uma sociedade de crédito imobiliário e como ela pode ajudar você a conquistar o próximo passo rumo a um novo apartamento, casa ou espaço comercial.

O que é?

Podemos definir uma sociedade de crédito imobiliário, como uma instituição financeira parte do Sistema Financeiro da Habitação. A sua principal função é gerar financiamento para construções habitacionais, compra de casa própria e recursos de mão de obra para empresas de materiais de construção.

A SCI é regulada pelo Banco Central, ou seja, aplica taxas e cálculos conforme as diretrizes estipuladas pelo órgão estatal. Isso ocorre, pois as verbas repassadas por essas sociedades é pública. Hoje em dia, uma sociedade de crédito imobiliária atua, em maior parte, em programas de financiamento como o Minha Casa Minha Vida.

Diferenças da SCI para as cooperativas de crédito

Uma sociedade de crédito imobiliário deve ser composta por um conjunto de instituições financeiras, não necessariamente bancos. Já uma cooperativa de crédito é formada por pessoas físicas e visa a distribuição do lucro entre seus participantes no final de cada ciclo.

Enquanto uma SCI repassa recursos públicos para o financiamento habitacional, na cooperativa de crédito, o valor é originado da contribuição mensal de seus integrantes. Existe a cobrança de juros e outras taxas, assim como em um banco tradicional, mas que aqui podem ser mais baixas.

Vantagens de financiar um imóvel por meio de uma SCI

Agora que você já sabe como funciona uma SCI, é hora de conferir as vantagens que optar por esse tipo de financiamento pode proporcionar. A existência das SCI movimenta o mercado brasileiro de imóveis, possibilitando que mais empresas lancem empreendimentos e mais pessoas tenham acesso ao mercado.

Programas de habitação

Como falamos brevemente, uma sociedade de crédito imobiliário hoje atua basicamente em programas de financiamento públicos. Programas como o Minha Casa Minha Vida facilitam a compra de imóveis pelas SCIs, pois o comprador pode utilizar diferentes recursos como garantia e conseguir melhores condições de pagamento.

Esse é fruto do início das sociedades de crédito imobiliário, que surgiram em meados dos anos 1960 no Brasil. Na época, diversos bairros puderam ser construídos, já que o financiamento de uma SCI contribui para produtoras, distribuidoras e construtoras.

Imagem de uma mulher olhando a tela do notebook

Parcelas com menor valor

Para financiar um imóvel por uma sociedade de crédito imobiliário, a pessoa pode usar recursos pessoais. Exemplos disso são fundos em poupança, saldos do FGTS, quantias herdadas, entre outros. Esses valores podem ser utilizados como entrada, abatendo o valor das demais parcelas.

Essa é uma vantagem para quem possui quantias guardadas para essa finalidade e quer ficar mais tranquilo no quesito financeiro durante a quitação do imóvel. Uma SCI também pode usar esses recursos apenas como garantia, reduzindo o valor total das parcelas no ato da compra.

Negociação direta com a construtora

Também nascido em meados dos anos 1960, o Sistema Financeiro da Habitação surgiu com a proposta de reduzir o déficit habitacional no país. Sendo assim, a sociedade de crédito imobiliário permite que o comprador negocie as condições diretamente com a construtora, já que ela também usa o financiamento da SCI.

Ou seja, uma pessoa pode optar por alongar o prazo de pagamento das parcelas ou usar recursos pré-existentes e abater no valor total do imóvel. Esse movimento é visto até hoje, possibilitando que pessoas com menor renda tenham acesso a imóveis com prazos de pagamento maiores.

Prazos maiores

Hoje em dia é possível adquirir um imóvel novo usando financiamento habitacional, empréstimos habitacionais e programas de moradia. Com a possibilidade de pagar em prazos maiores, aqueles que antes não tinham oportunidade de financiar uma casa ou apartamento próprio, hoje conseguem realizar o sonho conforme sua realidade financeira.

Segurança de investimento

Ao longo dos anos, o mercado imobiliário brasileiro só cresceu, atraindo investimentos até mesmo de construtoras fora do país. Para quem quer investir no mercado imobiliário, uma SCI pode facilitar a compra de um imóvel que usado como rendimento financeiro.

Com parcelas menores e prazos maiores, é menos provável que o comprador atrase o pagamento. Desta forma, uma sociedade de crédito imobiliário reduz as chances de uma pessoa ter que refinanciar o imóvel e ajustar as condições de compra conforme o montante financeiro já existente.

Acompanhe o blog do ZAP Imóveis para mais assuntos de seu interesse


Confira nosso guia de cidades e descubra quais são as regiões em que mais vale a pena investir nos imóveis. Aproveite as vantagens de financiar um imóvel via sociedade de crédito imobiliário e conte com o ZAP Imóveis para alugar seu apartamento de forma segura, rápida e com suporte especializado.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas