Autódromo de Interlagos: corridas, eventos e muita história
O Autódromo de Interlagos é um dos locais da cidade de São Paulo mais adorados por quem ama automobilismo. Ele é considerado uma das principais pistas do país e da América Latina, e serve de palco para grandes eventos nacionais e internacionais.
Além de grandes campeonatos de corrida, como Fórmula 1, Fórmula Truck, Stock Car, motovelocidade, o Autódromo recebe festivais, shows e outras atrações. Pensando nisso, o ZAP Imóveis desenvolveu este conteúdo completo para você saber como aproveitar tudo o que o local oferece!
Como o autódromo surgiu?
A história do autódromo teve início com um projeto na década de 1920 que só saiu do papel 20 anos depois. No dia 12 de maio de 1940, ocorreu a primeira corrida no Autódromo de Interlagos, com uma disputa preliminar entre motocicletas, em uma prova com doze voltas na pista.
Em seguida, aconteceu o Grande Prêmio São Paulo, com carros de corrida em uma prova de 25 voltas na pista, para um público de 15 mil pessoas. Assim, iniciaram-se as corridas no Autódromo de Interlagos, um dos mais famosos do país.
Origem do nome
A origem do nome do Autódromo de Interlagos teve influência do urbanista francês Alfred Agache, que entrou na empreitada junto ao engenheiro britânico Louis Romero Sanson, comprador do terreno. Ele viu semelhança entre essa parte da região sul de São Paulo e a cidade de Interlaken, na Suíça, de onde veio o nome.
O circuito antigo de Interlagos
De acordo com o site da Interlagos, o traçado foi feito com o objetivo de proporcionar duas versões. Uma delas era um anel externo, de alta velocidade, que tinha 3.250 m. O outro era conhecido como circuito completo, com 4.750 m.
Reformas em 1970
No final dos anos 19, mais precisamente em 1967, o Autódromo de Interlagos foi interditado para diversas reformas. No dia 29 de fevereiro de 1970, ele foi reaberto com a disputa de uma corrida do Campeonato Internacional de Fórmula Ford, vencida pelo jovem Emerson Fittipaldi.
Primeira corrida de Fórmula 1
Devido a alguns problemas relacionados ao congestionamento de veículos ao redor do local, o Autódromo de Interlagos precisou passar por mais uma reforma em 1971, para receber a primeira corrida de Fórmula 1 no ano seguinte.
No ano de 1972, o local foi sede de uma corrida da categoria, mas sem contar pontos para o campeonato mundial. Devido ao sucesso na época, o circuito do Brasil passou a fazer parte do calendário oficial da Fórmula 1, com a primeira prova em fevereiro de 1973.
Autódromo José Carlos Pace
A pista recebeu o nome de Autódromo José Carlos Pace em 1985, como homenagem a um dos grandes pilotos brasileiros de automobilismo na época. José Carlos Pace morreu em março de 1977, em um acidente de avião.
O que fazer no autódromo?
Além das corridas, a região oferece uma variedade de atrações para o público, principalmente quem mora no bairro do Autódromo de Interlagos ou nas proximidades. Exemplos disso são o Kartódromo e o parque, que pode ser utilizado para prática de atividades físicas como corrida e caminhada.
GP do Brasil
Um dos eventos automobilísticos mais aclamados do Brasil e do mundo acontece no Autódromo de São Paulo no fim do ano. De acordo com a organização, em 2023 a corrida será realizada nos dias 3, 4 e 5 de novembro.
O circuito, que já recebeu lendas do esporte como Ayrton Senna, Michael Schumacher e Nelson Piquet, promete muita emoção com a nova geração. Inclusive, quem estiver no local, terá a oportunidade e o privilégio de ver um dos grandes campeões mundiais da Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton.
Shows e eventos
Se você gosta de curtir shows e eventos, saiba que o Autódromo de Interlagos recebe diversos eventos corporativos, festivais de músicas, entre outras atividades. Por exemplo, o Lollapalooza anualmente movimenta milhares de entusiastas da música dos mais variados gostos e gêneros.
Outro evento que vai agitar o espaço ainda este ano é o The Town, festival de música idealizado pelos mesmos criadores do Rock in Rio. Ainda tem o Grande Prêmio da Fórmula 1, que costuma acontecer no fim do ano. Se quiser ficar por dentro de toda a programação do Autódromo Interlagos, acesse o site da organização.
Como chegar?
Além de conhecer a história do lugar e todas as atrações que podem ser aproveitadas ao longo do ano, é importante saber onde fica o Autódromo de Interlagos.
Ele está na zona sul de São Paulo, na Avenida Senador Teotônio Vilela, 261. É possível chegar até lá de carro ou transporte público, utilizando as linhas de ônibus ou trem e metrô.
CPTM
Se você pretende utilizar o metrô e o trem, sua parada será a estação Autódromo, na linha 9-Esmeralda da CPTM. É possível chegar até ela utilizando as conexões nas linhas 4-Amarela (estação Pinheiros) ou 5-Lilás (estação Santo Amaro).
Ônibus
Os ônibus também são uma opção de transporte. Porém, como várias linhas passam perto do local, vale consultar o site da SPTrans para obter mais detalhes sobre os trajetos na cidade.
Carro
Já se você deseja chegar de carro para seu passeio no Autódromo de Interlagos, a via mais próxima é a Avenida Interlagos. Ela se liga a outras avenidas como a Av. Atlântica, Av. Miguel Yunes, entre outras.
Vale destacar que alguns trechos próximos ficam interditados em dias de grandes eventos, por exemplo, a Av. Senador Teotônio Vilela, Av. Jangadeiro, Av. Interlagos, etc.
Encontre imóveis de qualidade perto de você!
Agora que você viu que o Autódromo de Interlagos proporciona uma variedade de opções de lazer e entretenimento para o público, que tal procurar um imóvel na região? No ZAP Imóveis, você encontra casas e apartamentos com a qualidade que está buscando.