Zap Móveis

Rio de Janeiro: Conheça o Irajá, bairro com vocação para o comércio desde a colonização

Spread the love

O Irajá é um tradicional bairro da zona norte carioca, localizado entre Vista alegre, Vila da Penha, Vicente de Carvalho, Colégio, Coelho Neto, Parada de Lucas e Vigário Geral. Onde hoje vivem 96.382 moradores, com renda média de R$ 1.498, de acordo com o Instituto Pereira Passos (IPP), já foi uma das maiores sesmarias da cidade. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, Irajá foi um grande produtor de hortaliças e cana de açúcar na época do Brasil Colônia.

Irajá em 1958 (Foto: Divulgação/IBGE)

Irajá em 1958 (Foto: Divulgação/IBGE)

Atualmente, o bairro é de suma importância à cidade. Lá está instalada a central de abastecimento, a Ceasa. Por causa do local, a população flutuante do bairro é vasta. As principais  vias da região são as ruas Haníbal Porto e Itapera, e as estradas Padre Roser e da Água Grande. É grande a quantidade de casas e o preço do metro quadrado é de R$ 4.411, de acordo com estatísticas do ZAP Imóveis.

As tradicionais feiras livres ocorrem às quartas-feiras na rua Tenente Rebelo, às sextas-feiras nas ruas José Somba e Lopes Ferreira, e aos domingos na rua Marques de Queluz. O bairro tem desde 1895 um cemitério, chamado Cemitério Municipal de Irajá.

Entre os muitos centros de ensino da região destacam-se as escolas municipais Tarsila do Amaral e Odilon Braga e o Instituto Jesus Eucarístico. A Universidade Estácio de Sá é o único local de ensino superior do bairro.

Moradores que buscam lazer e diversão têm à disposição os clubes Del Rey e o Irajax Futebol Clube. O mais antigo deles é o Irajá Atlético Clube, fundado em 1912. Há ainda o shopping Via Brasil, localizado no Trevo das Margaridas, onde começa a Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo. Além de lojas de vestuário e praça de alimentação, o centro comercial tem salas de cinema. Ainda em termos de infraestrutura, já na área de saúde, Irajá abriga hospitais como o Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, o Hospital de Irajá Quatro Amigos e a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

O acesso a Irajá pode ser feito por ônibus de linha, que seguem para as zonas central, norte e oeste, e pelo metrô. A Linha 2, que passa pelo bairro e vai em direção à Pavuna,  foi construída em cima de uma antiga estrada de ferro, nomeada “Estrada de Ferro Rio D’Ouro”.

O nome do bairro é oriundo do Rio Irajá, que nasce no Morro do Juramento, ali na região. Ainda em 1613 foi construída a Capela de Nossa Senhora da Apresentação e os primeiros fiéis visitavam o local. A partir daí surgiu um pequeno povoado.Foi o início de Irajá.

Veja imóveis em Irajá

 

Conheça a história do Rio de Janeiro

Gávea é recanto na agitada zona sul

Conheça a história de Copacabana

Conheça a história da Barra da Tijuca

Conheça a história de Laranjeiras

Catete, o bairro que foi o centro do Brasil por 63 anos

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas