Zap Móveis

Saiba tudo sobre a estrada de ferro Vitória a Minas

estrada de ferro vitória a minas - imagem de pessoa andando de trem
Spread the love

Você sabia que existe uma linha ferroviária que liga dois estados da região sudeste do Brasil? A estrada de ferro Vitória a Minas (EFVM) conecta os estados e facilita o transporte entre os dois lugares, além de proporcionar um passeio incrível para todas as idades.

Quer conhecer mais sobre esse percurso? Então, confira o conteúdo especial que o ZAP Imóveis preparou sobre a estrada de ferro Vitória a Minas, contando a sua história e dando detalhes sobre a viagem, como horários, valores e muito mais.

Qual é a história dessa estrada de ferro?

A estrada de ferro Vitória a Minas começou a se tornar realidade no final do século XIX. Isso porque havia a necessidade de interligar o interior de Minas Gerais com o Porto de Vitória, principal ponto para comércio da produção mineira, na época, de café e madeira. Pedro Nolasco Pereira da Cunha e João Teixeira Soares foram os engenheiros que fizeram o projeto da ferrovia. 

A história da estrada de ferro Vitória a Minas começa em 1902, quando o Governo Federal autorizou o início do projeto por meio de um decreto-lei. Inicialmente, o percurso ligaria Vitória a Diamantina, inaugurado em 1904. 

Porém, alguns anos depois disso, o foco foi alterado graças à descoberta das minas de minério de ferro na cidade de Itabira. A obra continuou por conta da compra por empresários ingleses, mas sofreu alguns atrasos por causa da Primeira Guerra Mundial e da pandemia da gripe espanhola.

No começo da década de 20, a obra recomeçou, e a região só cresceu, mas a Segunda Guerra Mundial atrasou um pouco mais a expansão. Em 1942, foi criada a Vale S.A. Ficou acordado que o Brasil faria a administração da EFVM. Depois disso, várias mudanças foram feitas no trajeto para que se tornasse o que é atualmente.

Como o percurso da estrada de ferro Vitória a Minas funciona?

estrada de ferro vitória a minas - imagem de linha de trem

A primeira coisa que você precisa saber sobre a EFVM é que o percurso tem dois lados, ou seja, é possível ir de Belo Horizonte a Vitória ou de Vitória a Belo Horizonte. Todos os dias, os trens partem dos destinos às 7h, chegando à parada final às 20h30, caso não haja nenhum atraso.

Otrem de passageiros da estrada de ferro Vitória a Minas que vem do Espírito Santo parte de Cariacica, um pequeno município na região metropolitana de Vitória. Existe um trem que faz um percurso extra entre as cidades mineiras de Itabira e Nova Era. Há três modalidades de passagem para esse passeio: PCD, econômica e executiva.

É importante ter em mente que os valores podem ser diferentes entre essas modalidades. Há a opção de comprar passagens da estrada de ferro Vitória a Minas com preços especiais para idosos, PDD, crianças de até cinco anos (desde que estejam no colo) e jovens de baixa renda. Elas são vendidas online, nas bilheterias e em pontos de venda ao longo da ferrovia. 

Como a viagem é longa, o trem conta com vagões especiais com lanchonete e restaurante. Também há a opção de contar com serviço de bordo. Além disso, existe um vagão exclusivo para PCD e ar-condicionado com temperatura de 22°C ao longo do trem.

Dicas para aproveitar o passeio

Durante todo o trajeto, tenha sempre em mãos a sua passagem. Isso é fundamental para o passeio ser feito de maneira tranquila. Além disso, leve um documento oficial com foto, que pode ser original ou uma cópia autenticada. Para viagens com menores de idade, a Vale traz algumas regras, baseadas na legislação brasileira:

  • menores de 16 anos acompanhados: documento oficial, assim como o documento do acompanhante, que comprove parentesco;
  • menores de 16 anos desacompanhados, com pessoas sem grau de parentesco ou acompanhados por parentes de mais 3º grau: embarque com autorização dos pais ou dos responsáveis, registrada em cartório ou no Juizado da Infância e Juventude;
  • menores entre 17 e 18 anos: documento oficial ou certidão de nascimento.

O cancelamento da passagem deve ser feito até 6 horas antes da partida do trem, estando sujeito à cobrança de multa de 5%. Caso queira alterar a data do passeio, você tem até 1 ano da data da compra da passagem, com multa de 20% do valor se for requisitada após 6 horas de antecedência da partida. 

É permitido alterar os dados do passageiro até um dia antes da viagem. Além disso, é possível trocar a titularidade da passagem, respeitando o mesmo tempo de alteração dos dados. Se o ticket já tiver sido emitido, só é possível fazer essa troca nos guichês presenciais. 

Conheça o trem

O trem da estrada de ferro Vitória a Minas possui três tipos de vagões. O econômico conta com poltronas reclináveis, tomadas elétricas e monitores de vídeo. Já o executivo tem poltronas mais largas, som e iluminação para cada pessoa, monitores de vídeo, tomadas elétricas e descasos para os pés.

O vagão para PCD tem pontos de fixação para a cadeira de rodas, elevador para embarque, 4 assentos para acompanhantes e monitores de vídeo. No vagão lanchonete-restaurante, existem 18 mesas. O tempo de permanência é de 20 minutos após o pedido.

Encontre seu imóvel em Minas Gerais e Espírito Santo no ZAP Imóveis!

Agora que você já conhece tudo sobre a estrada de ferro Vitória Minas. Aproveite que está por aqui e confira o site do ZAP Imóveis. Nele, é possível encontrar imóveis para alugar ou comprar e ainda contar com filtros exclusivos para achar o espaço ideal para você. Acesse e conheça!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas