Zap Móveis

Jardim Botânico Curitiba: descobrindo a beleza natural do icônico ponto turístico paranaense

imagem do jardim botânico curitiba
Spread the love

O Jardim Botânico Curitiba é uma atração que combina esplendor natural com riqueza cultural, por isso é um dos destinos mais procurados na cidade. Localizado no charmoso bairro do mesmo nome, esse destino é uma visita obrigatória para qualquer pessoa que explore a capital do Paraná. 

Neste guia, vamos mergulhar na história, nas atrações e nas principais informações para você saber o que fazer no Jardim Botânico Curitiba e tornar sua visita uma experiência memorável. Então, continue a leitura!

História e fundação do Jardim Botânico

A história do Jardim Botânico de Curitiba remonta a 1886, quando o botânico francês Auguste Glaziou foi convidado para projetar o local. No entanto, ele foi efetivamente fundado em 1991, inspirado pelos jardins franceses do século XVIII, como Versalhes. 

O Jardim Botânico Curitiba é um destino único que combina influências culturais e botânicas, por isso atrai visitantes de todo o mundo que desejam explorar essa rica herança histórica. A estufa principal, por exemplo, é uma réplica de 458 m² do Palácio de Cristal de Londres e se tornou um símbolo da harmonia entre arquitetura e natureza. 

O que fazer no Jardim Botânico de Curitiba?

imagem do jardim botânico de curitiba

O Jardim Botânico Curitiba é um ponto turístico icônico da cidade com belos jardins e trilhas. Uma das atividades mais populares por lá é explorar a estufa, que abriga uma coleção diversificada de plantas nativas. Certifique-se de subir ao mirante para ter uma vista panorâmica deslumbrante.

Outra atração dentro dos 278 m² de extensão é o Museu Botânico, que oferece exposições sobre a flora do Paraná e a biodiversidade da região. Você também pode percorrer o espaço para ver as espécies da flora nativa, fazer piqueniques ou simplesmente relaxar e apreciar a natureza.

Visita noturna ao Jardim Botânico

Uma experiência única é visitar o Jardim Botânico Curitiba à noite. O local é maravilhosamente iluminado após o pôr do sol, então oferece um cenário tranquilo e romântico para casais ou um passeio relaxante para quem procura uma conexão mais profunda com a natureza.

Horário de funcionamento, estacionamento e como chegar

Em relação ao horário do Jardim Botânico Curitiba, a unidade de conservação abre todos os dias da semana, das 6h às 19h30. Os visitantes aproveitam o local gratuitamente, tanto de dia quanto à noite. 

O estacionamento do Jardim Botânico Curitiba também é gratuito, o que torna a visita ainda mais conveniente. Graças à localização central, você pode chegar facilmente até lá, de carro, bicicleta, transporte público ou a pé. 

Para quem usa transporte público, várias linhas de ônibus têm paradas próximas ao local. Se estiver hospedado em um dos hotéis do centro da cidade, você pode, inclusive, caminhar até lá.

Opções de alimentação

Caso você queira fazer uma pausa para comer ou beber, há opções próximas ao Jardim Botânico Curitiba. O bairro conta com uma série de restaurantes e cafés com sabores regionais e do mundo todo. É uma ótima ideia de programação após explorar o Jardim.

O bairro Jardim Botânico

O bairro do Jardim Botânico em Curitiba também oferece outras atrações. Ao explorá-lo, os visitantes podem se encantar com as ruas arborizadas, que convidam a agradáveis caminhadas e permitem absorver a tranquilidade e a serenidade do local. 

Os entusiastas da gastronomia também encontrarão motivos para se deleitar no bairro. Ele abriga diversos restaurantes e cafés que atendem uma variedade de gostos. Desde cafeterias aconchegantes até restaurantes que servem pratos locais e internacionais, há opções para todos os paladares. 

Para quem gosta de atividades ao ar livre, os arredores também têm muito a oferecer. Há parques adicionais, trilhas para caminhadas e oportunidades para atividades esportivas, como ciclismo, corrida e piqueniques em meio à natureza.

No entorno, você ainda pode conferir exposições de arte em galerias locais, participar de eventos culturais que frequentemente ocorrem na região ou simplesmente apreciar a arquitetura e a atmosfera única do bairro.

Explorando mais de Curitiba

Além de explorar o Jardim Botânico e esse bairro encantador, considere expandir sua experiência visitando a cidade de Curitiba. A capital do Paraná é conhecida por rica cultura, arquitetura única e opções variadas de entretenimento.

Você pode descobrir a história da cidade no Museu Paranaense, apreciar a arte contemporânea no Museu Oscar Niemeyer ou passear pelo calçadão da Rua XV de Novembro, conhecido como “Rua das Flores”. Se for uma viagem em família, o Zoológico de Curitiba é outra atração que vale a pena visitar.

O ZAP Imóveis tem dicas ótimas para você planejar sua visita!

Em resumo, o Jardim Botânico Curitiba combina a beleza natural com a história e a cultura. Antes de visitá-lo, para tornar sua experiência mais agradável, vista-se adequadamente para o clima, traga água e lanches, e não se esqueça de carregar sua câmera para capturar os momentos memoráveis.

Viver no bairro que abriga um dos marcos mais importantes de Curitiba é uma experiência encantadora. Já pensou sobre como seria se mudar para esse ponto da capital paranaense? Inclua o Jardim Botânico em seus planos e acesse as oportunidades incríveis de imóveis na cidade, na página do ZAP Imóveis!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas