Zap Móveis

O que fazer em São Vicente? Confira 7 atrações imperdíveis

Spread the love

São Vicente, uma cidade rica em história e beleza natural, oferece uma variedade de atrações imperdíveis para visitantes de todas as idades. 

Com suas praias deslumbrantes, monumentos históricos e uma atmosfera acolhedora, a cidade é um verdadeiro refúgio no Estado de São Paulo. 

Neste conteúdo, você vai encontrar dicas sobre o que fazer em São Vicente para aproveitar ao máximo as paisagens e a história local. Continue a leitura para conferir!

A história de São Vicente

Fundada em 1532, São Vicente foi a primeira vila estabelecida pelos portugueses na América, onde hoje fica a região da Baixada Santista. 

O local ganhou o nome de São Vicente alguns anos antes, quando Gaspar Lemos, navegador português, batizou a região em homenagem a São Vicente Mártir. 

Contudo, o nome só foi oficializado com a chegada de Martim Afonso à área, que instalou bases administrativas portuguesas e assim, em 1532, instituiu a Vila São Vicente. 

Outro marco importante – não apenas para São Vicente, mas para o cenário nacional – aconteceu no mesmo ano: a primeira eleição popular das Américas. Com ela, nasceu a primeira Câmara de Vereadores no continente. 

Hoje, essa é a região litorânea mais próxima de São Paulo, localizada a cerca de 70km da capital – aproximadamente 1h20 de viagem de carro. 

O que fazer em São Vicente?

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Seja para relaxar à beira-mar, apreciar a cultura e a gastronomia local ou simplesmente admirar a beleza natural, São Vicente oferece opções de passeios para todos os gostos e idades.

Vem escolher o seu passeio favorito!

1. Praia do Itararé

A Praia do Itararé é uma das mais famosas e movimentadas de São Vicente. Com sua extensa faixa de areia, é ideal para caminhadas relaxantes à beira-mar ou para desfrutar de um dia ensolarado com a família.

O local tem mais de 2 mil metros de extensão e fica entre as ilhas Porchat e Urubuqueçaba, margeado por um belo calçadão e com ótima infraestrutura.

A praia oferece uma variedade de quiosques e bares que servem petiscos e bebidas refrescantes para acompanhar os momentos de lazer com os pés na areia. 

2. Praia dos Milionários

Conhecida por sua tranquilidade e beleza natural, a Praia dos Milionários é um refúgio para quem busca sossego e contato com a natureza.

Além de um mar de águas calmas, você também encontra uma excelente estrutura de quiosques e restaurantes ao longo da orla. 

O local oferece vista para a Ilha Porchat e para a Ponte Pênsil. São 200 metros de extensão, acompanhados de uma faixa de areia menor, mas com um visual incrível. 

3. Casa do Barão

Se você quer saber o que fazer em São Vicente além das praias, a dica é aproveitar um passeio histórico pela Casa do Barão.

Localizada no centro da cidade, a construção ocupa um terreno de 6.500 m² e hoje abriga três importantes atrativos:

  • Museu Histórico de São Vicente;
  • IGH (Instituto Histórico-Geográfico);
  • biblioteca Historiador Francisco Martins dos Santos.

Ao passear pela casa, construída em 1925, você encontra mobílias e itens que pertenceram a família do barão Kurt Gustav Von Pritzelwitz, além de exemplares embalsamados da fauna local e esculturas históricas.

Na biblioteca, são 36 mil volumes guardados ao longo dos anos, incluindo a publicação original da Lei Áurea. 

4. Morro da Asa Delta

Para quem gosta de aventura, ou simplesmente ama uma vista privilegiada, o Morro da Asa Delta, também conhecido como Morro do Voturuá ou Morro do Itararé, é parada obrigatória em São Vicente.

Com pico a 180 metros de altura, o local proporciona uma visão incrível da Baixada, incluindo as cidades de São Vicente, Santos, Cubatão e Guarujá. 

Além da paisagem, é possível praticar voo livre de asa delta e parapente no local se as condições de voo estiverem propícias. 

É possível chegar até lá pelo Morro do José Menino ou pelo teleférico. 

5. Teleférico de São Vicente

Com base na praia Itararé, o teleférico de São Vicente leva até o pico do Morro da Asa Delta em um passeio de aproximadamente 11 minutos.

São 560 metros de percurso sob a mata atlântica, o que proporciona uma visão inesquecível das belezas naturais de São Vicente para quem está no teleférico. 

Durante o percurso, é possível contemplar as belas praias, o centro histórico e até avistar parte da cidade de Santos, uma ótima opção para quem deseja registrar momentos especiais.

6. Quintal Food Park São Vicente

Na hora de apreciar uma bela gastronomia, o Quintal Food Park São Vicente é uma ótima opção, localizada na Av. Presidente Wilson, em Itararé. 

Essa é a primeira praça gastronômica da cidade, e reúne diversos sabores em um só lugar, desde o clássico pastel até yakisoba, bons drinks e sobremesas deliciosas. 

Com uma atmosfera descontraída, o ambiente é ideal para curtir com família e amigos, inclusive com opção de espaço kids. 

7. Memorial dos 500 anos

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Para fechar a lista de dicas sobre o que fazer em São Vicente, temos o Memorial dos 500 anos, localizado no topo da Ilha Porchat.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o monumento é uma homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil. Em forma de arco, a estrutura parece quase um portal que emoldura a incrível vista do mirante ali instalado.

No mirante, é possível ter uma vista panorâmica das praias de São Vicente e também de Santos. 

Confira também: 6 melhores praias de Santos para você conhecer

Como chegar a São Vicente?

Como vimos, São Vicente fica a aproximadamente 70km da cidade de São Paulo. As principais rodovias para chegar são a Imigrantes – SP 160 e a Anchieta – SP 150.

Já o aeroporto mais próximo de São Vicente é o de Congonhas, em São Paulo, localizado a 60km da cidade litorânea. 

Existem também linhas de ônibus das viações Cometa e Ultra/Rápido Brasil que atendem o trajeto de São Paulo a São Vicente, todas com saída do Terminal Jabaquara

Dúvidas Frequentes

O que fazer em São Vicente?

Você pode aproveitar as praias em São Vicente, subir de teleférico até o Morro da Asa Delta ou ainda visitar pontos históricos, como a Casa do Barão e o Memorial dos 500 anos. 

Além disso, é possível encontrar diversos restaurantes, bares e atrações culturais na cidade.

Qual é a praia mais limpa de São Vicente?

A Praia da Ilha Porchat é considerada uma das mais limpas de São Vicente. No local, é possível encontrar o Memorial dos 500 anos. 

Onde comer em São Vicente?

Além do Quintal Food Park São Vicente, outras opções para comer na cidade litorânea são restaurante Gaudio, Yank Burgers and Beers e Alcide’s Restaurante, segundo avaliações no TripAdvisor. 

Conclusão

São Vicente, com suas praias deslumbrantes, atrações turísticas e ambiente acolhedor, oferece uma experiência incrível para visitantes e residentes. 

Além das belezas naturais, a cidade proporciona uma qualidade de vida excepcional, com infraestrutura completa e diversas opções de lazer. 

Considerar São Vicente como um lugar para morar não apenas garante acesso a esses benefícios, mas também possibilita viver em um ambiente tranquilo e agradável, próximo a tudo o que a cidade tem a oferecer.

Se você está em busca de um novo lar na cidade, aproveite para conferir a seleção de imóveis em São Vicente para alugar ou comprar do ZAP Imóveis!

More em São Vicente

Você acha os melhores imóveis

Com o ZAP
Você acha os melhores imóveis

Compre ou alugue

Não perca tempo Ver imóveis

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas