Zap Móveis

Quinta da Boa Vista: o que fazer nesse ponto turístico do Rio

Spread the love

Se você busca um roteiro que une beleza com pontos históricos e variedade de passeios, a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, é o destino certo. 

Localizada no bairro de São Cristóvão, na zona central da capital fluminense, a Quinta da Boa Vista é um parque urbano, histórico e cultural que reúne uma série de atrações que não podem ficar de fora da lista de quem visita o Rio de Janeiro. 

Veja a seguir como chegar e o que fazer na Quinta da Boa Vista. 

História da Quinta da Boa Vista

A história da Quinta da Boa Vista, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, remonta ao Império. Quando a Família Real chega ao Brasil em 1808, passa a ocupar um casarão no topo de uma colina que permitia uma boa vista à Baía de Guanabara. 

A residência real ganhou então o nome de Quinta da Boa Vista, graças à visão privilegiada que oferecia. 

O casarão, agora residência real, passou por uma reforma projetada pelo arquiteto inglês John Johnston. O projeto incluía, entre outras adaptações, a instalação de um portão monumental inspirado nas moradias de nobres ingleses. 

O portão ganhou tanto destaque que acabou tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e hoje se destaca na entrada do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, conhecido como Bio Parque do Rio, também localizado na Quinta da Boa Vista.

O que encontrar na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro?

A Quinta da Boa Vista é uma excelente opção para quem quer aproveitar atrações históricas e culturais, sem deixar de ter contato com a natureza. 

Neste parque urbano e histórico, você vai encontrar:

Museu Nacional

O Museu Nacional do Rio de Janeiro é um dos principais patrimônios históricos do país, localizado na Quinta da Boa Vista.

O museu foi fundado por Dom João VI e abriga grande acervo de artes, história natural e arqueologia. 

Uma verdadeira aula de história e prato cheio para quem opta por um roteiro cultural, o Museu Nacional conta com peças históricas importantes, como o crânio de um dos fósseis mais antigos encontrado nas Américas.

BioParque do Rio

Tradicionalmente conhecido como Zoológico do Rio de Janeiro, o BioParque do Rio é uma ótima pedida para quem gosta de observar animais. 

O zoológico é casa para uma série de mais de 250 espécies que podem ser observadas de perto, sendo um excelente passeio educativo para toda a família.

Passeio ao ar livre

Os jardins da Quinta da Boa Vista são um convite para a diversão ao ar livre. De um passeio de bicicleta pela extensão do parque até uma parada para um piquenique na grama, vale a pena apostar no roteiro se a ideia é curtir ao ar livre.

Templo de Apolo

O Templo de Apolo é outro monumento histórico que faz parte do complexo cultural da Quinta da Boavista e merece uma visita.

Inaugurado em 1920, o chamado Templo de Apolo fica localizado em uma ilha artificial criada no parque e pode ser acessado através de uma pequena ponte. O espaço é cercado de natureza e perfeito para piqueniques e belas fotos.

Pagode Chinês

O curioso nome é uma referência aos templos chineses, projetado em 1910 pelo arquiteto Paulo Villon para homenagear a população chinesa na Quinta da Boa Vista. 

Tombado como patrimônio histórico, o monumento, além da sua beleza arquitetônica que remonta às criações orientais, também permite uma bela vista do complexo da Quinta da Boa Vista. 

Prática de esportes

A Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, também é uma boa pedida para a prática de esportes ao ar livre. 

O espaço rodeado de verde e monumentos históricos também abriga pista de corrida, pedalinho e quadras poliesportivas para quem quer se exercitar e se divertir ao ar livre na região central e histórica do Rio de Janeiro.

Paga para entrar na Quinta da Boa Vista?

Por ser um parque municipal, sob responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, a entrada para a Quinta da Boa Vista é gratuita para todos os públicos.

Como chegar na Quinta da Boa Vista (RJ)?

A Quinta da Boa Vista fica localizada no bairro imperial de São Cristóvão, na região central do Rio de Janeiro. 

Próxima do centro da cidade e da zona norte, a Quinta da Boa Vista tem fácil acesso pelas estações de trem e metrô São Cristóvão.

Horário de funcionamento

A Quinta da Boa Vista funciona diariamente, das 6h às 17h.

O ZAP Imóveis tem as melhores dicas culturais para você curtir o Rio!

Se você está procurando um destino belo com muita referência histórica e cultural, a Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro pode ser uma excelente pedida!

Não deixe de visitar esse ponto turístico da Cidade Maravilhosa! Para mais dicas culturais e turísticas no Rio e em outros estados, continue acompanhando o Guia de Cidades do blog do ZAP Imóveis.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas