Zap Móveis

Horário do rodízio em SP: entenda como funciona

Spread the love

O carro é um dos principais meios de transporte das grandes metrópoles. Em São Paulo, não é diferente. Para reduzir o trânsito e a poluição do ar com o grande número de carros, uma das medidas adotadas pela prefeitura é o chamado rodízio de carros. O rodízio em SP já funciona há mais de uma década e é uma forma de controlar o tráfego intenso da cidade. 

O conceito do rodízio de placa em São Paulo é bem simples: ele limita a circulação de carros em horários de pico, definindo que placas podem ou não rodar pela cidade em determinadas regiões, especialmente no centro. 

Se você está pensando em se mudar para São Paulo ou vai passar um temporada na capital, existem alguns detalhes sobre o rodízio de carros que você precisa saber, como: horário do rodízio, limitação de placas por dia no rodízio de SP, qual é a multa de rodízio etc. 

Veja a seguir as principais informações sobre o rodízio de placa em São Paulo e evite multas e dor de cabeça na hora de transitar pela capital! 

O que é o rodízio de placa? 

O rodízio de veículos ou rodízio de placa é uma medida adotada pela prefeitura do município de São Paulo para reduzir a circulação diária de automóveis nas principais regiões da cidade.

O principal objetivo do rodízio de automóveis em São Paulo é tentar reduzir o congestionamento de carros em horários de pico na cidade, além de diminuir o impacto ambiental da circulação de veículos. 

Outro ponto sobre o rodízio é o incentivo ao uso de transporte público e outros meios de locomoção, como a bicicleta e a caminhada, para distâncias menores.

A redução de carros na rua em São Paulo, além de contribuir com a diminuição da população, também pode ajudar na qualidade de vida dos moradores, reduzindo ruídos, tempo de deslocamento entre um ponto e outro da cidade etc.

O rodízio de veículos em SP é regulamentado pela  Lei nº 12.490 de 3.10.1997, que foi complementada pela Lei nº 14.751 de 28.05.2008.

Quem não cumpre as regras estabelecidas pela lei, está sujeito à punição com multa de trânsito. 

Como funciona o rodízio de placa em São Paulo?


O rodízio de placas em SP funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h da manhã, e das 17h às 20h da noite.

A circulação de veículos é organizada por dias da semana e o final da placa dos carros. Veja quais são as combinações: 

  • Placas com final 1 e 2: não circulam às segundas-feiras, das 7h às 10h da manhã, e das 17h às 20h da noite
  • Placas com final 3 e 4: não circulam às terças-feiras, das 7h às 10h da manhã, e das 17h às 20h da noite
  • Placas com final 5 e 6: não circulam às quartas-feiras, das 7h às 10h da manhã, e das 17h às 20h da noite
  • Placas com final 7 e 8: não circulam às quintas-feiras, das 7h às 10h da manhã, e das 17h às 20h da noite
  • Placas com final 9 e 0: não circulam às sextas-feiras, das 7h às 10h da manhã, e das 17h às 20h da noite

Aos finais de semana, o rodízio de placas é liberado. 

Com relação à limitação de área em que o rodízio é válido, é considerada área de rodízio o chamado “centro expandido” da capital. Ou seja, o centro da cidade e seu entorno. 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo tem um mapa interativo que indica as áreas que fazem parte do rodízio, para orientar os munícipes e ajudá-los a evitar multas.

Qual é a multa de rodízio em SP? 

Os condutores que não cumprirem a restrição de rodízio de placas em SP estão sujeitos a uma multa no valor de R$130,50.

Além do valor a ser pago pela multa de rodízio, o condutor é autuado com 4 pontos na CNH. 

Uma curiosidade sobre a multa de rodízio em SP é que um mesmo veículo pode ter mais de uma multa por dia, caso ele circule pelas áreas de rodízios nos dois horários de restrição.

Por exemplo: você saiu para trabalhar após as 7h da manhã, com um veículo de placa final 1, em uma segunda-feira passando pelo centro da cidade. Na volta para casa, às 19h da noite, fez o mesmo trajeto. Com essa atitude, está sujeito a tomar duas multas, uma pela infração do período da manhã, e outra pelo período da noite. 

Para evitar dor de cabeça e o pagamento de multas, a melhor opção é sempre checar o dia do rodízio antes de sair de casa. Assim, você garante que está seguindo as regras da cidade e evita gastos desnecessários!

Encontre imóveis na cidade de São Paulo

Agora que você sabe como funciona o rodízio de placas em SP, está pronto para dar o próximo passo e começar a procurar imóveis na cidade.

No ZAP Imóveis, você encontra apartamentos e casas nas principais regiões do país, incluindo a capital paulista.

Através do site, é possível encontrar imóveis de acordo com as suas preferências e aproveitar as melhores condições para alugar ou comprar. Confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas