Zap Móveis

Qual é a diferença entre locação comercial e não residencial ?

Pessoas conversando e apontando para algo em papel
Spread the love

Se você tem uma propriedade e quer colocá-la para alugar ou está procurando um imóvel para locar, precisa saber qual é a diferença entre locação comercial e não residencial.

Apesar desses termos parecerem se referir à mesma coisa em um primeiro momento, existe uma diferença entre locação comercial e não residencial. Quem está procurando um lugar para morar ou sediar um negócio precisa saber o que caracteriza cada um.

Quais são os tipos de locação

Existem diferentes tipos de contrato de locação. Cada um é mais indicado para uma finalidade específica. Quem procura um espaço para abrir uma loja, por exemplo, deve fazer um contrato de aluguel comercial. Aqueles que buscam um imóvel para morar precisam fazer um contrato de aluguel residencial. 

Apesar de ser destinada para a moradia, a locação não residencial possui algumas diferenças em relação ao aluguel tradicional que devem ser levadas em consideração no momento da elaboração do contrato. 

Mesmo que essas modalidades de locação sejam regidas pela lei nº8.245/91, também conhecida como lei do inquilinato, cada uma apresenta algumas particularidades que devem ser observadas tanto pelos inquilinos quanto pelos proprietários. Confira quais são as características desses tipos de locação.

Locação comercial

A locação comercial é destinada a pessoas jurídicas que precisam de um espaço físico para o negócio de pequeno, médio ou grande porte. Há vários tipos de imóveis que podem servir para essa finalidade, como galpões e salas comerciais. 

Quem está em busca de um imóvel para sediar o negócio precisa saber que a legislação não estabelece um período mínimo para o contrato de aluguel. Portanto, esse prazo precisa ser negociado entre as partes.

Pessoas conversando sobre imóvel

Contudo, a lei confere aos inquilinos de imóveis comerciais o direito à renovação compulsória desde que o prazo mínimo do contrato seja de cinco anos. Além disso, caso o locatário desocupe a propriedade, a legislação proíbe que o locador utilize aquele espaço para exercer a mesma atividade comercial do antigo inquilino.

Locação não residencial

Muitas pessoas acreditam que os termos são sinônimos, mas existe uma diferença entre locação comercial e não residencial. Na locação não residencial, um imóvel é alugado por uma empresa para servir de moradia para os sócios ou para os funcionários, como gerentes e diretores. 

Nesse caso, pode ser feito um contrato de locação não residencial no prazo de 30 meses. Após esse tempo, o proprietário pode retomar o imóvel sem oferecer uma justificativa para isso.

Locação residencial

A locação residencial é destinada a pessoas que procuram um imóvel para morar, sem o objetivo de exercer nenhuma atividade comercial no local. A legislação permite que as partes envolvidas na negociação, locador e locatário, decidam o tempo da locação.

É comum encontrar contratos de locação residencial com o prazo de 30 meses. Antes de assinar o documento, é necessário conhecer os principais direitos e deveres do inquilino:

  • pagar o aluguel na data combinada;
  • devolver o imóvel da mesma forma que recebeu;
  • pagar condomínio, conta de água e luz;
  • ser indenizado por reformas e benfeitorias necessárias;
  • ter preferência de compra caso o proprietário decida vender o imóvel;
  • receber a propriedade em um estado adequado para a habitação.

O que levar em consideração antes de escolher um imóvel para alugar?

Além de descobrir qual é a diferença entre locação comercial e não residencial, é fundamental saber quais aspectos devem ser levados em consideração antes de escolher um imóvel para alugar para fins comerciais ou não. 

Um dos principais fatores é a localização do imóvel, especialmente no caso de locação comercial, porque áreas com muito movimento costumam atrair mais clientes. Outros elementos importantes na hora de alugar um imóvel são: tamanho da propriedade, valor do aluguel e nível de segurança da região. 

Também é fundamental fazer uma vistoria no imóvel antes de assinar o contrato de locação para verificar se ele apresenta algum problema que pode impactar a utilização, como infiltração, mofo, rachaduras, condições das redes elétricas e hidráulicas. 

O ZAP tem imóveis para alugar em todo o Brasil

Agora que você já sabe qual é a diferença entre locação comercial e não residencial, assim como quais são as principais características de um contrato de aluguel residencial, já pode começar a procurar um imóvel para o seu negócio.

O ZAP tem imóveis comerciais localizados nas principais cidades do país. No nosso, você encontra diferentes tipos de propriedades, como salas comerciais, em prédios ou ruas, galpões, depósitos, lajes corporativas e até conjuntos comerciais. 


Com o sistema de filtragem disponível no ZAP, é muito mais fácil encontrar um imóvel adequado para a sua atividade comercial, localizado na região que você deseja. Continue na página e comece a procurar a propriedade ideal para o seu negócio hoje mesmo!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas