Zap Móveis

Saiba como juntar dinheiro para comprar um imóvel

como juntar dinheiro para comprar um imovel - imagem de casa
Spread the love

Saber como juntar dinheiro para comprar um imóvel é essencial para quem quer concretizar o sonho de ter a própria moradia. Afinal, esta é uma das maiores conquistas da vida da maioria das pessoas.

Embora cuidar da parte financeira pareça uma tarefa complicada, com um pouco de organização, você vai ver que é possível. Então, venha conferir algumas dicas simples e práticas!

Dicas para economizar e comprar um imóvel

Pensando sobre como juntar dinheiro para comprar um imóvel, o ponto de partida é entender que valor mensal você pode destinar a uma reserva financeira, de forma a não prejudicar suas despesas básicas do dia a dia.

Assim, você consegue poupar dinheiro e, futuramente, pensar em comprar ou, pelo menos, dar uma entrada mais alta ao adquirir seu imóvel. O recomendado por profissionais é reservar pelo menos 30% da renda mensal. Porém, guarde o que for possível, independentemente do valor. Veja mais dicas a seguir.

Avalie seus gastos

Faça uma avaliação dos seus hábitos financeiros, separando os gastos essenciais, como as contas de casa, e os que podem ser cortados ou reduzidos, como comer fora e outras atividades de lazer.

Após determinar o valor que poderá guardar mensalmente, reserve-o tão logo o pagamento caia na sua conta, não espere pagar as despesas do mês para ver o que sobra.

Tenha outra conta

Tenha uma conta separada para guardar o dinheiro para comprar imóvel, preferencialmente uma poupança ou outros investimentos de renda fixa, onde o valor pode render.

Faça pesquisas

Paralelamente, comece a pesquisar em sites como o ZAP Imóveis as opções disponíveis nos bairros de sua preferência. Assim, você saberá uma média de valores.

Crie uma planilha

Faça uma planilha ou até tenha um caderno para anotar todos os seus gastos diários, dos pequenos aos grandes. Isso ajuda muito a manter um controle financeiro pessoal.

Reveja o planejamento

Periodicamente, ajuste esse controle financeiro de acordo com as necessidades reais do momento. Se for possível, aumente o valor mensal guardado. Se não for, diminua por um tempo determinado até que tudo volte a se ajeitar.

Imóvel à vista ou financiado?

Uma dúvida comum de muita gente que pensa sobre como juntar dinheiro para comprar um imóvel é: vale mais a pena continuar juntando até ter o valor final ou é melhor dar uma entrada e pagar o restante aos poucos?

A escolha vai depender de cada pessoa: das condições financeiras, do tempo que cada uma está disposta a esperar e da possibilidade de comprar um imóvel à vista.

Caso contrário, vale se informar melhor sobre mitos e verdades do financiamento imobiliário, pois é uma das formas mais viáveis para ter um imóvel próprio. Também avalie a possibilidade de usar o saldo do seu FGTS para dar entrada na compra do imóvel.

Para tirar as dúvidas e entender melhor como usar o FGTS na hora de comprar um imóvel, assista ao vídeo abaixo e veja mais informações:

Saber os valores das parcelas e dos juros, e calcular quanto isso vai ou não comprometer seu orçamento ao longo dos anos também é importante ao organizar as finanças. Em geral, os principais financiamentos do Brasil exigem o pagamento de 20% do valor total do imóvel e parcelam os outros 80%. 

Quais são os principais gastos ao comprar um imóvel?

Ao pensar como juntar dinheiro para comprar um imóvel, é essencial pensar em outros gastos envolvidos na compra que podem aumentar o custo final. Os principais são relativos à documentação e à escritura, aos papéis do banco, às despesas cartorárias, à análise jurídica da documentação e outras taxas.

Mesmo não sendo tão altos, somados, esses valores podem fazer a diferença. Por isso, é necessário se atentar e incluí-los nos seus cálculos, para evitar surpresas. Ainda é importante analisar os gastos posteriores à compra, como contas e móveis. Para muitas pessoas, pode valer mais a pena comprar um imóvel já mobiliado.

Como escolher o imóvel ideal?

Tão importante como juntar dinheiro para comprar um imóvel é saber escolher a melhor opção para você. Afinal, é um investimento alto e ninguém quer correr o risco de se arrepender.

Primeiro, pense no tamanho mínimo e em quantos quartos serão necessários para as pessoas que vão residir no imóvel, além das especificidades deles. Por exemplo, quem trabalha em casa precisa de um escritório, quem tem crianças precisa de espaços de lazer, etc.

Os animais de estimação também devem ser incluídos na busca por uma casa ou um apartamento. Isso vale tanto para imóveis com ambientes internos onde eles possam ficar quanto para prédios ou condomínios com áreas voltadas para os pets.

como juntar dinheiro para comprar um imovel - imagem de prédio

No ZAP Imóveis, você encontra as melhores opções

Para pesquisar, a melhor dica é o site do ZAP Imóveis, onde você pode ver uma grande variedade de propriedades disponíveis e usar nossos filtros para encontrar o que deseja em relação ao tamanho, à localização ou ao valor pago. Acesse e confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas