Zap Móveis

Veja 10 dicas para casais que vão comprar a casa nova

dicas para casais
Spread the love

Assim como o casamento é um grande passo para quem deseja viver a vida a dois, escolher o lar do casal também é uma decisão super importante e requer alguns cuidados para que não haja frustrações. Pensando nos pombinhos que estão nessa fase, preparamos dicas para casais que estão se preparando para comprar uma casa nova. 

E não basta se encantar pelo primeiro apartamento ou casa que visitar, ok? É preciso pesquisar, comparar e preparar o bolso para os pagamentos. Entrada, financiamento e taxas com documentação fazem parte deles.

Por isso, consultamos o Secovi-SP (Sindicato da Habitação) para conseguir as 10 principais dicas para você e seu (ou sua) cônjuge não errarem na hora de comprar um imóvel.

Dá uma conferida!

1. Avaliar o que cabe no bolso é uma das maiores dicas para casais

Analisem qual é o seu orçamento e o valor que poderão pagar no imóvel. Inclusive, não se esqueçam de considerar a região onde vão morar e estudar o custo de vida do local. 

2. Imóvel usado X imóvel novo

Decidam qual tipo de imóvel pretendem adquirir: usado ou novo. Tenham em mente qual a metragem apropriada para a família, quantas vagas de garagem precisam, se querem casa ou apartamento. Caso seja necessário pagar condomínio, estabeleça qual o valor que está dentro do orçamento.

3. Qual será a forma de pagamento?

Façam suas contas e analisem se vão pagar à vista, parcelado para a construtora durante as obras ou financiar com o banco. Vocês podem utilizar recursos do FGTS ou, se tiverem um bem que possa ser vendido (como um carro), podem utilizar o dinheiro da venda como entrada.

4. Vocês conhecem a região?

Analisem bem a infraestrutura disponível na região de interesse. É importante visitar o empreendimento durante o dia e à noite. 

Dica bônus: Se vocês não têm muito tempo para sair, nosso guia de cidades pode ajudar a entender um pouco mais sobre algumas regiões do Brasil!

5. Procure o corretor certo para o tipo de imóvel que desejam 

Caso optem por um imóvel usado, sejam firmes com o corretor em relação ao que esperam do imóvel e peçam informações a respeito antes de marcar a visita, para evitar perder tempo. Prefiram um profissional que realmente conheça o tipo de imóvel que vocês procuram e entenda as necessidades dos dois.

6. E a comissão do corretor ou corretora?

Se o empreendimento for novo ou na planta, o valor da comissão é cobrado separadamente. Se for usado, quem paga é o vendedor, mas vocês terão que pagar a comissão proporcional ao valor do imóvel, dado como parte do pagamento. Deixem que o corretor negocie e não se envolvam emocionalmente com o dono.

7. Evitem fazer propostas absurdas

Se o vendedor aceitar descontos elevados, pode ser sinal de que há algo errado. Certifiquem-se do que está e do que não está incluído no valor e conversem abertamente. Levem os documentos do imóvel e do proprietário para um advogado de confiança.

8. Busque o histórico da construtora/incorporadora

Pesquisem sobre a construtora/incorporadora antes de comprar um imóvel na planta. Visitem uma obra já entregue por ela e peçam cópia do registro da incorporação ao corretor antes de assinar o contrato. Acompanhem o andamento das obras.

9. De olho nas parcelas

As prestações podem ter valores diferentes. Até a entrega das chaves, o saldo devedor é corrigido mensalmente pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) ou Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB).

Após a entrega, vocês podem quitar a dívida, usar os recursos do FGTS para amortizar parte do valor (caso seja seu primeiro imóvel) e financiar o restante com o banco. O mercado oferece taxas atrativas e prazos longos. Programem-se para que a parcela caiba no bolso de vocês.

10. Não se esqueçam da reserva!

Façam uma reserva financeira, pois é preciso pagar o Imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI) à Prefeitura e as taxas de registro cartorárias, que somam aproximadamente 4% do valor do imóvel. Mesmo que não tenham contratado financiamento, não deixem de registrar sua escritura no Registro de Imóveis.

No ZAP tem o imóvel perfeito para vocês juntarem as escovas

Gostou das dicas para casais que vão comprar uma casa nova? Após conferir esse conteúdo incrível, que tal acessar nosso site? Por lá, temos os filtros perfeitos para você, como: imóvel na planta, em construção e pronto para morar. Saiba mais!

Confira mais dicas aqui!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas