Saiba o que analisar antes de investir em um imóvel comercial

A compra de um imóvel para uso comercial possui peculiaridades em relação a um imóvel residencial. São diversas as variáveis que devem ser avaliadas antes de assinar o contrato, seja para abrigar um empresa ou como investimento. Fazer a melhor escolha pode garantir um maior retorno financeiro e de forma mais rápida. Portanto, saiba o que analisar na hora de comprar um imóvel comercial para que fazer um bom negócio.
Um ponto em comum entre a compra de um imóvel comercial e residencial diz respeito à análise da documentação. “É importante verificar se toda a documentação está registrada no Cartório de Imóveis. É bom tirar as certidões em nome do proprietário, assim como saber se ele mora em outra cidade, porque o proprietário pode estar respondendo a um processo judicial em outra localidade”, explica Manoel da Silveira Maia, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ).
Saiba o que é hipoteca e como funciona no Brasil

O Presidente do Creci-RJ ainda ressalta a preocupação em relação aos cuidados que se devem ter quando a negociação será feita por meio da apresentação de uma procuração.
“Essa é uma cautela importante, porque costumam falsificar muito. Uma forma de se precaver é mandar a procuração no cartório local para verificar a assinatura e consultar se foi assinada mesmo pelo proprietário. Se o documento for falso, por exemplo, podem aparecer outras pessoas que também compraram o imóvel”, acrescenta Manoel da Silveira Maia.
A localização de um imóvel é comercial é importante para o sucesso da empresa que irá ocupá-lo. Isso porque quando o imóvel está localizado em um lugar que já tem um grande fluxo de pessoas e de carros, a chance de o negócio dar certo é maior. Ter vagas de estacionamento por perto também pode atrair mais clientes.
Outros fatores que ajudam a aumentar o movimento no local são acesso a transporte público e uma oferta de serviços como bancos, lotéricas, escolas, por exemplo. É importante que existam fatores que atraiam os consumidores e a facilidade de chegar ao local e conseguir resolver outras coisas por perto são pontos positivos.
Saiba como usar o 13º salário para realizar o sonho da casa própria

Outros quesitos importantes são em relação à segurança e estar uma área específica para finalidade comercial. O tamanho do imóvel influencia no público que buscará o espaço porque existem negócios apropriados para lugares maiores, como por exemplo aqueles que recebem clientes, e outros para menores, como escritórios administrativos.
“É importante ainda verificar o estado de conservação do imóvel até para que isso não gere gastos que não estavam previstos no orçamento no futuro”, conclui Manoel.
Jardins e Moema são os bairros com condomínios mais caros de São Paulo
Veja como funciona a amortização de financiamento imobiliário:
+Conheça a importância de ser atendido por um corretor de imóveis diplomado com o CRECI
+Região Sul concentra o maior número de lançamentos da cidade de São Paulo, revela pesquisa
+Primeiro empreendimento ‘Minha Casa, Minha Vida’ sustentável será lançado em São Paulo