Zap Móveis

Planejamento financeiro para comprar imóvel: 10 dicas infalíveis!

Spread the love

Chegou aquele momento tão esperado: você decidiu comprar um imóvel! Porém, junto dessa decisão, existem muitas outras que precisam ser tomadas: o pagamento será feito à vista ou com financiamento? Caso opte pela segunda opção, por quantos anos deseja pagar as parcelas? Tudo isso exige um bom planejamento financeiro!

Se você ainda não sabe muito bem como começar essa empreitada da casa própria, não se preocupe. O ZAP Imóveis te mostra os 10 passos necessários para organizar as finanças de forma eficiente e chegar à realização do sonho sem prejuízos nem dores de cabeça!

Reflita sobre o seu orçamento

Acesse seu extrato bancário e avalie quanto você consegue poupar por mês. Esta dica vem do economista Eduardo Reis Araújo, conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon). “O ideal é que essa reflexão seja feita em família, para uma avaliação mais precisa”, conta.

Qual é o saldo da sua disponibilidade financeira atual? Você tem dívidas a vencer ou tributos a pagar? Faz ideia do custo mensal da família? Avalie cada detalhe da forma mais realista possível para garantir um bom planejamento financeiro.

Organize suas contas

O professor Daniel Cavagnari, coordenador do curso de Gestão Financeira do Centro Universitário Internacional Uninter, sugere mudanças de hábitos. “Aquele pouco que você gasta pode representar um grande valor em um período longo. O cálculo deve ser sempre anual”, diz ele.

Como exemplo, o professor cita um passeio no parque aos domingos. “Um gasto de R$ 50 por fim de semana representa praticamente R$ 2,7 mil no ano”. Já pensou nisso? Por isso, é fundamental refletir em cada pequeno dinheiro que vai embora na semana e quanto isso significa de gasto ao longo de 12 meses.

Acompanhe suas metas

planejamento financeiro
Analise muito bem todas as possibilidades de pagamento que lhe forem oferecidas (Foto: Shutterstock)

Depois de fazer um bom planejamento financeiro, a parte mais difícil é cumprir com ele diariamente. Para ajudar nesse desafio, você pode preencher um quadro de metas, com uma coluna sobre a economia mensal proposta e outra sobre a economia realizada.

Deixe esse quadro em local de fácil acesso, como atrás da porta do quarto, por exemplo. Isso te lembra do seu plano de economia para adquirir o tão sonhado imóvel. “É um estímulo visual com resultados comprovados”, diz Araújo.

Aplique seus recursos em uma corretora

Além de saber como guardar dinheiro, é importante pensar em investir o que tem para ganhar mais. Segundo especialistas, corretoras de valores são as opções mais indicadas para quem busca potencializar rendimentos.

“Atualmente, a poupança só remunera com taxa de cerca de 6% ao ano. As opções de produtos de renda fixa em bancos tradicionais também são pouco rentáveis”, avalia o conselheiro do Cofecon.

Peça ajuda de um economista para fazer seus investimentos

Se você não tem tempo disponível e quer buscar uma alternativa mais segura para guardar o dinheiro, pode consultar um economista para obter orientações de onde aplicar. “Uma combinação de produtos financeiros conservadores com outros mais arrojados pode ser ideal para ampliar a rentabilidade”, ressalta Araújo.

Pesquise os preços dos imóveis

Não tem como fazer um bom planejamento financeiro pessoal sem pesquisar bem os valores dos imóveis do seu interesse. A pesquisa de preço é fundamental para te ajudar a ter um melhor conhecimento do custo do metro quadrado na sua região de interesse.

Segundo os especialistas do mercado imobiliário, ter essa noção é útil para o mapeamento de oportunidades, além de ajudar na argumentação e na tentativa de convencer o vendedor a oferecer melhores preços durante a negociação.

Não se iluda com preços milagrosos

Achou uma casa ou um apartamento por preço muito abaixo do que vê por aí, nas mesmas condições e localização? Então, desconfie! Investigue bem a procedência do imóvel e confira se ele possui toda a documentação em dia.

O dinheiro para a entrada de um financiamento de imóvel custou muito planejamento financeiro da sua parte, então você não quer perder o montante para um golpista, não é mesmo?

Não deixe de barganhar

Assim como é grande a importância do planejamento financeiro para a compra de um imóvel, também é fundamental saber negociar valores! Em crise econômica, principalmente, a estabilidade de preços do mercado imobiliário se torna vantajosa ao comprador. Portanto, vá atrás dos descontos para fazer um bom negócio!

Conheça as condições de pagamento

Hoje em dia, há muitas opções de financiamento de imóveis em diversos bancos e até construtoras, mas a maioria dos recursos vem da Caixa Econômica Federal. O que importa é: conheça bem todas as opções de taxas e condições disponíveis antes de escolher a que melhor se encaixa à sua realidade.

Atenção ao custo do financiamento

Ao comprar um imóvel, preste bem atenção ao total gasto ao final de 20 ou 30 anos de financiamento. Os juros podem fazer com que a despesa fique bem maior que o esperado, prejudicando o seu planejamento financeiro. Em alguns casos, pode ser mais vantajoso pagar aluguel em vez dos juros.

“O site do Banco Central oferece opção para comparação do custo de juros de financiamentos imobiliários. É uma boa alternativa para localizar as instituições com melhores preços desse serviço”, ensina Eduardo Reis Araújo.

Compre sua residência no ZAP Imóveis

Depois de entender como fazer planejamento financeiro da melhor forma, é hora de procurar o seu novo lar no ZAP Imóveis! Nossa plataforma oferece milhares de opções em todo o Brasil, para todos os bolsos e gostos. Visite o nosso site.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas