Zap Móveis

Tour virtual: saiba o que é e como funciona

tour virtual - imagem de pessoa olhando em notebook
Spread the love

A internet é uma ferramenta indispensável na hora de procurar um imóvel para comprar ou alugar, porque possibilita uma busca mais precisa. Por outro lado, fica faltando a parte da visita presencial, principalmente se o imóvel está longe da pessoa interessada. Então, aqui entra o tour virtual.

Ele funciona como se você se teletransportasse para o local que quer conhecer, para vê-lo sem sair de casa. É uma ferramenta bastante útil, que ajuda muito na hora de bater o martelo e escolher o imóvel ideal. Por isso, veja o conteúdo que o ZAP Imóveis preparou para você conhecer um pouco mais sobre o tour virtual.

Ver a parte externa e interna do imóvel

A ideia de tour virtual não é nova e não se aplica somente ao setor imobiliário. A visita virtual já existe há tempos no setor de turismo. É possível conhecer museus por dentro, por exemplo, e ver as obras expostas. Embora não substitua a vista presencial, isso é uma boa ajuda para instalações que estão muito distantes.

Aplicativos de mapas também possuem um recurso similar ao do passeio virtual: com ele, basta clicar em um ponto para ver fotografias em alta resolução de um bairro, um ponto turístico ou uma cidade. Sabe quando você precisa ir a algum lugar que não conhece? O tour mostra como é o caminho para chegar lá.

No ramo imobiliário, o tour virtual é uma ferramenta e tanto: com ele, você pode verificar se aquele imóvel mobiliado vale a pena, se o tamanho dos cômodos é ideal para seu caso, se a iluminação é adequada, se a localização é boa para sair para trabalhar, e se a casa precisa de alguma reforma, só para ficar em alguns exemplos.

Vantagens do tour virtual

Há vantagens do tour virtual para quem quer vender, comprar ou alugar um imóvel. Do lado do proprietário, é uma forma de deixar a casa, o apartamento, a sala comercial, o galpão ou o prédio disponível durante 24h por dia, sete dias por semana.

Outro benefício é que, com o tour virtual do imóvel, há maior procura e interesse pelo imóvel, porque essa ferramenta é um belo diferencial entre os outros em exposição. Assim, você marca visitas presenciais somente com quem realmente tem interesse no negócio.

Caso o proprietário ainda more no imóvel, o tour virtual traz uma segurança adicional, porque reduz o número de visitas de pessoas interessadas ao local o tempo todo, o que pode causar uma sensação de insegurança e falta de privacidade para quem mora no local.

Benefícios para quem quer comprar ou alugar

Os dias de hoje são bastante corridos e, para quem mora em grandes cidades, o deslocamento entre dois pontos pode ser um problema. Assim, se você procura uma casa ou um apartamento (ou construções comerciais e industriais) para comprar ou alugar, a visita virtual no imóvel ajuda muito na escolha.

Dá para fazer o tour a qualquer hora do dia, tanto do celular quanto do computador. Os imóveis com essa visualização se tornam muito mais acessíveis virtualmente, o que pode pesar bastante na hora de decidir entre um ou outro.

O tour virtual é particularmente importante caso você precise se mudar de cidade ou estado. Antes de fechar contrato ou, pelo menos, ter as negociações mais adiantadas, você já consegue ter uma ideia bem melhor sobre como é o imóvel escolhido e o que você vai encontrar.

 imagem de pessoas olhando imóvel em tour virtual

Como funciona o tour virtual?

Para tornar a visita ao imóvel virtual realmente imersiva, é necessária uma preparação. Se ela tiver formato de fotos, os cômodos precisam ser fotografados no modo panorâmico (ou 360º) das câmeras. Os aparelhos devem ser colocados em um tripé, para ter estabilidade, com uma iluminação adequada.

Também há o formato em vídeo, que aumenta a experiência imersiva do futuro comprador ou inquilino. Para isso, o ideal é contratar empresas especializadas em tours virtuais, que já possuem os equipamentos ideais e o formato certo para fazer a gravação.

Com as fotos ou vídeos prontos, basta publicá-los – o ZAP Imóveis possui suporte para arquivos de tour virtual. Faça uma boa descrição do imóvel, incluindo tamanho, localização e itens adicionais como instalações externas (salão de jogos, playground, piscina), entre outros.

Além disso, é importante contar com um corretor, existem profissionais que são especialistas em criação de tour virtual. Ele conseguirá auxiliar na criação de anúncios mais assertivos para o seu imóvel, tirar dúvidas, entre muitas outras instruções.

Informações importantes para colocar no anúncio

Vale lembrar que o tour virtual não resolve sozinho a venda ou o aluguel do imóvel. É fundamental que, na descrição do anúncio, você coloque a maior quantidade de informações possíveis. Isso facilita muito a busca que, no caso do ZAP Imóveis, tem um catálogo de critérios completo no site.

Assim, procure colocar todas as facilidades do imóvel: se é novo, usado ou na planta, se fica em condomínio, se tem banheira, piscina, spa, um ou dois andares, varanda ou quintal, guarita de segurança, circuito interno de TV, entre outros detalhes.

Faça um tour virtual no ZAP Imóveis!

Agora que você sabe o que é tour virtual, que tal fazer um naqueles que mais chamaram sua atenção? No ZAP Imóveis, há um filtro específico que seleciona as casas e os apartamentos com esse recurso. Assim, você pode conhecer mais sobre seu futuro lar e decidir melhor. Acesse e confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas