9 dicas de como organizar mudança para outro estado

Mudanças podem causar verdadeiros traumas em algumas pessoas e não é para menos! Mudar de endereço envolve momentos em que nossa paciência é colocada à prova, devido a quantidade de coisas a pensar, validar e garantir que sairão em perfeitas condições. Quando estamos falando em como organizar mudança para outro estado, isso ganha ainda mais força.
A boa notícia, no entanto, é que existe luz no fim do túnel e que, com algumas dicas certeiras, garantimos que existe sim maneira de passar por um processo de mudança de forma mais tranquila e organizada.
Então, tá esperando o quê? Se tem mudança à vista, fique conosco nessa leitura!
Conheça nossas dicas para organizar a mudança sem inconvenientes
1. Antes de tudo, faça uma planilha
Anote absolutamente tudo o que terá que fazer em uma planilha por ordem de prioridade e importância. Desta maneira, ficará mais fácil não esquecer nenhuma das tarefas que terá pela frente.
Além disso, é normal surgirem novas coisas a serem feitas e esse controle te ajudará com isso. Separar a planilha por: coisas a fazer, em andamento e concluídas vai ser um grande apoio.
2. Desapegue do que puder
Não existe melhor momento para desapegar do que o de quando vamos nos mudar – seja para outro imóvel, cidade ou estado.
Aproveite a ocasião para revisar tudo o que tem nos armários e doar o que não usa/serve mais. Além de doar, você também pode aproveitar a oportunidade para vender o que não estiver usando mais.
Plataformas como a OLX, por exemplo, são ótimas para praticar o desapego. Além de evitar levar coisas desnecessárias para seu novo endereço, ainda pode ganhar uma renda extra para ajudar nos gastos com a mudança.
Aproveite também para revisar a data de validade de remédios, cosméticos e alimentos não perecíveis e descarte o que estiver fora do prazo.
3. Comunique a mudança para o proprietário
Atente-se ao prazo previsto no contrato de locação e avise ao proprietário e/ou imobiliária o quanto antes.
Caso não haja nenhum prazo especificado, recomenda-se avisar ao proprietário sobre a sua saída por escrito e com, no mínimo, 30 dias de antecedência.
4. Atenção para as embalagens
Você irá precisar, principalmente, de caixas de papelão, sacolas plásticas, plástico bolha, jornal e fitas. Etiquetas adesivas também podem ajudar nesse processo.
Crie categorias para o que for embalado para que seja mais fácil identificar depois o que há em cada uma delas. Como, por exemplo, a caixa onde vão todos os sapatos ou os objetos do quarto do casal.
Lembre-se que os itens mais frágeis devem ser envolvidos em plástico bolha ou jornal, para evitar que sejam danificados no transporte da mudança. E as caixas com os itens frágeis também devem ser identificadas com certo destaque.
5. Tenha seu kit de sobrevivência
Até a casa/apartamento ficar 100% pronto para morar, leva um tempo. Por isso, nossa dica aqui é montar um “kit sobrevivência” com tudo o que você possa precisar nos primeiros dias após a mudança.
Para ter de fácil alcance, no kit separe:
- roupas;
- itens de higiene pessoal;
- alguns remédios que você pode precisar;
- documentos pessoais.
6. Solicite desligamentos e cancelamentos necessários
Não esqueça de pedir transferência/desligamento de serviços de água, internet, telefone e gás para o novo imóvel. Será muito mais conveniente chegar no novo lar com esses itens já em funcionamento.
E, como você estará se mudando para um novo estado, vale a pena buscar informações previamente sobre como é o funcionamento desses serviços no endereço novo.
7. Contrate uma empresa de mudanças
Se for possível, contrate uma empresa especializada em mudanças. Por serem especialistas, eles irão ajudar com todos os detalhes participando das etapas, desde o planejamento de prazos e datas até a finalização, quando os móveis e itens transportados serão guardados no novo imóvel.
Ainda mais por estarmos falando de uma mudança para outro estado.
8. Confira as regras de mudança
Se for se mudar para um apartamento, principalmente, não esqueça de validar os dias e horários permitidos para mudanças no condomínio.
Muitos deles limitam os horários e, em alguns casos, é preciso agendar para que o elevador de serviço esteja disponível.
Além disso, se você tem pets, é fundamental – antes de se mudar – saber se o contrato de locação permite a moradia de animais de estimação.
9. Realize os reparos necessários: se possível
Faça uma visita prévia à mudança e cheque toda a infraestrutura da sua futura moradia. Desta maneira, será possível fazer qualquer manutenção necessária antes da mudança.
Não esqueça de verificar se descargas, chuveiros e ralos estão com o funcionamento correto e se tem alguma parede estufada ou com infiltração. Para essa etapa, a vistoria do imóvel – junto a um profissional especializado – é bem importante.
Festival da Mudança? No ZAP tem
Quem vai se mudar para outro estado, além de ter muita organização, precisa de uma plataforma que facilite a busca por imóveis que caibam no bolso, não é verdade?
No ZAP, está rolando o Festival da Mudança com uma seleção exclusiva de imóveis e vários cupons de lojas como Magazine Luiza, Ponto Frio, Camicado, Tok Stok, que vão te ajudar a redecorar seu novo lar. Aproveite agora!