Zap Móveis

Ciclovia São Paulo: veja como usar e quais cuidados tomar para andar de bicicleta

imagem da ciclovia em são paulo
Spread the love

Pedalar faz bem para o corpo, o trânsito e o meio ambiente. É um exercício completo, que ajuda a retirar veículos de circulação, facilita o transporte e não é poluente. Por isso, para ter mais segurança na prática da pedalada, use as dezenas de quilômetros de ciclovia São Paulo a seu favor!

As ciclovias estão previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que proíbe, no artigo 193, que carros trafeguem pelas ciclovias. Isso é considerado uma infração gravíssima, que acrescenta sete pontos ao prontuário do condutor. Pensando nisso, quais são os tipos de ciclovia? Venha saber mais!

Qual a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota?

ciclovia em são paulo

Há três tipos de vias específicas para as bikes: ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota. A ciclovia é uma faixa exclusiva para as bicicletas, segregada das vias de tráfego e, geralmente, localizada em grandes avenidas e locais de maior fluxo de veículos.

Já a ciclofaixa é uma das faixas de rolagem de ruas e avenidas. Ela é delimitada com uma camada de tinta vermelha e separada da via com a colocação de “olhos de gato”, uma espécie de tachão com uma faixa refletora de luz que sinaliza a área exclusiva das bikes.

A ciclorrota também é uma faixa destinada às bicicletas que recebe uma sinalização específica. Porém, diferentemente da ciclofaixa, ela é compartilhada com os demais veículos. Ela é instalada em bairros com pouco trânsito, cujas vias têm velocidade máxima permitida de 40 km/h.

Ciclofaixa de lazer

As ciclofaixas de lazer são temporárias: elas são montadas somente aos domingos e em feriados nacionais, das 7h às 16h. São Paulo tem algumas, como nas Avenidas Juscelino Kubitschek, República do Líbano, Lineu de Paula Machado, Jornalista Roberto Marinho e Engenheiro Luís Carlos Berrini.

A ideia da implantação da ciclofaixa São Paulo no domingo é estimular o uso da bicicleta. O resultado é que mais pessoas passam a adotar a bike como meio de transporte nestas regiões. A Avenida Paulista, que hoje tem uma ciclovia muito movimentada, começou esse processo com a ciclofaixa de lazer.

Bicicletários, paraciclos e aluguel de bicicletas

Quem quer andar de bicicleta também precisa saber a diferença entre bicicletários, paraciclos e aluguel de bicicletas. O paraciclo é o suporte onde se estaciona uma bike, que geralmente tem formato de U invertido. Um conjunto de paraciclos em um local é chamado de bicicletário.

Para guardar sua bicicleta em São Paulo em lugares públicos, uma boa opção são os bicicletários das estações de metrô. Eles ajudam muito quem precisa se deslocar por longas distâncias: parte do trajeto que seria feito de carro ou ônibus passa a ser realizado com as bikes.

Já o aluguel de bicicletas é feito por empresas privadas que disponibilizam estações próprias. As bikes são liberadas por meio de um aplicativo de celular. A vantagem é que você pode devolvê-las em qualquer estação de aluguel de bikes da empresa – e dá para sair por aí pela ciclovia em São Paulo!

Mapa das ciclovias em São Paulo

O mapa das ciclovias em São Paulo está disponível no site da CET paulistana, que traz todas as vias voltadas para as bikes. Há quase 700 km, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Também é possível verificar onde ficam os paraciclos e bicicletários integrados ao sistema de transporte da capital paulista.

Para quem procura uma ciclovia São Paulo, é sempre bom checar este mapa antes de sair para pedalar. Assim, você pode planejar seu trajeto e se atualizar sobre novos pontos de tráfego ou alguma suspensão no funcionamento em alguns trechos.

Andar de bicicleta em ônibus e metrô

A bike pode viajar no metrô somente entre 10h e 16h, e depois das 21h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, ela é permitida durante o dia todo. Podem circular apenas quatro bikes por trem, sempre no último vagão, com uma sinalização específica que mostra onde elas podem ser colocadas.

Já nos ônibus, elas podem entrar somente nos articulados (“sanfonados”): entre 10h e 16h ou 19h às 6h, de segunda a sexta-feira; aos sábados, a partir das 14h; e aos domingos e feriados, durante o dia todo. Também há locais específicos onde elas devem ser estacionadas. 

Cuidados para andar de bicicleta

Para aproveitar a ciclovia São Paulo, é importante tomar certos cuidados. Um deles é sempre verificar o estado da bike: pneus calibrados, freios funcionando, luzes de sinalização em dia e o estado dos espelhos retrovisores e da campainha.

O capacete não deve ser esquecido, pois protege a cabeça de colisões mais fortes. Também use luvas para proteger as mãos e sempre leve uma garrafa de água, para não deixar a hidratação de lado. Vestir roupas refletivas à noite para aumentar a visibilidade entre os motoristas é interessante.

Já na ciclovia em São Paulo, respeitar as leis de trânsito é fundamental. Nunca ande na contramão – o risco de acidentes mais graves é bem maior –, tome cuidado com as portas dos veículos, siga a sinalização específica de bicicletas e respeite o semáforo.

Quer instalar bicicletário no condomínio? O ZAP Imóveis ajuda!

Quer andar pela ciclovia São Paulo, mas não tem como guardar a bicicleta em casa? Se seu condomínio não possui bicicletário, uma boa ideia é sugerir ao síndico a instalação desta estrutura para facilitar a vida de quem tem uma bike.

O Blog do ZAP traz informações sobre como construir um bicicletário, como escolher o local mais adequado e qual tipo de estrutura funciona melhor. O site também traz mais dicas sobre a vida na cidade e os locais interessantes para visitar. Acesse e confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas