Zap Móveis

Conheça quais são as melhores faculdades em Campinas

faculdades em campinas
Spread the love

Na hora de começar a caminhada profissional, com o apoio de uma boa instituição de ensino superior, fica tudo mais fácil. Com a carreira decidida, basta escolher onde acontecerá a formação. Para isso, o ZAP Imóveis ajuda com a lista das melhores faculdades em Campinas!

O ranking destas instituições de ensino se baseia nas notas do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que avalia o desempenho delas, assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz com as escolas. Confira!

Começando a vida de universitário

imagem de estudantes em sala de aula de faculdades em campinas

Na universidade, tudo é diferente: a rotina, as aulas, os assuntos tratados em sala, o posicionamento dos professores, por exemplo. O período nela é o momento de adquirir novos conhecimentos e, em boa parte das vezes, morar sozinho.

Ficar longe da família e dos amigos é um dos desafios mais intensos pelos quais os universitários passam, mas é uma experiência inesquecível. Há a possibilidade de alugar um imóvel ou se mudar para uma república, que tem um custo mais acessível e está pronta para receber novos universitários.

Antes de começar a estudar, vale verificar se há repúblicas estudantis próximas da faculdade, antes mesmo de se matricular. A procura é grande no começo do ano, então se antecipar pode garantir uma vaga em alguma delas. A seguir, veja algumas das faculdades em Campinas mais bem avaliadas.

Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é pública e uma das referências em ensino superior do Brasil. O campus principal fica no bairro Barão Geraldo, e há outros campi espalhados em outras cidades do estado de São Paulo, como Limeira, Piracicaba e Paulínia.

Para ingressar em uma das dezenas de cursos de graduação, há o vestibular tradicional e o resultado da prova do Enem. A Unicamp também se dedica à pesquisa acadêmica, que é uma forma de o aluno colocar em prática os ensinamentos em sala de aula e contribuir para descobertas científicas.

Faculdade São Leopoldo Mandic

A Faculdade São Leopoldo Mandic pertence à rede privada de ensino, é especializada na área da saúde e oferece cursos de Medicina e Odontologia. Já na área de pós-graduação, ela tem cursos lato sensu (as especializações) e stricto sensu (os mestrados e doutorados).

Embora o campus principal fique em Campinas, a São Leopoldo Mandic tem uma unidades em Araras e outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vila Velha, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba. As formas de admissão são o vestibular e a transferência entre instituições.

PUC-Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas é uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil. A rede de PUCs engloba as unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A PUC-Camp tem cursos de graduação e pós-graduação.

Uma das melhores faculdades em Campinas, a PUC entrou, em 2022, na lista do QS World University Ranking, que elenca as melhores instituições mundiais. A unidade de Campinas admite novos alunos para cursos de graduação somente via vestibular.

Centro Educacional Anhanguera

O Centro Educacional Anhanguera é uma das maiores instituições de ensino superior brasileiro e está presente em centenas de cidades no Brasil. Em Campinas, há três unidades de ensino presencial, híbrido e à distância (EaD), além de mais nove polos avançados de apoio aos alunos do EaD.

Essa instituição é uma das faculdades de Campinas com o maior número de cursos de graduação, nos níveis de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Ela também tem cursos de pós-graduação e MBA, voltados para executivos em nível de direção e gerência.

ESAMC

A Faculdade ESAMC Campinas é voltada para a formação nas áreas de Administração, Engenharia, Comunicação e Direito. Ela também oferece pós-graduação em nível de especialização MBA, com formação executiva profissional e atualizada.

A ESAMC não tem somente faculdades em Campinas, mas possui unidades em Franca, Jundiaí, Uberlândia, São Paulo e Goiânia. As formas de ingresso nos cursos de graduação são via vestibular, nota no Enem, transferência de outras instituições e segunda graduação.

Cuidado com as finanças

Outro detalhe importante é sempre estar de olho no seu orçamento. Se você não precisa mudar de cidade para estudar, verifique se os valores da mensalidade e os demais custos, como transporte, materiais didáticos e alimentação, estão em dia, para evitar dívidas futuras.

Para quem mora em uma república, há o gasto adicional da moradia. Caso as contas estejam apertadas, veja se há outro lugar com valores mais acessíveis ou, se houver possibilidade, um trabalho em meio período para ajudar nas despesas – desde que não atrapalhe o andamento dos estudos.

Vai estudar em Campinas? Encontre um imóvel para morar com o ZAP Imóveis!

Estudar em uma das melhores faculdades em Campinas é o primeiro passo para o início da vida acadêmica. A caminhada continua com a procura por um imóvel para alugar ou uma república. Então, verifique o que você precisa em termos de móveis e roupas, e leve apenas o necessário nesse começo de vida acadêmica.

Com o tempo, se preferir alugar um imóvel, conte com os filtros de busca do ZAP Imóveis para encontrar o mais próximo da instituição de ensino, em um condomínio, com garagem, mobília, academia, entre outras facilidades. Acesse e confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas